Berinjela parmegiana prática

segunda-feira, 07 de maio de 2012

Esta é uma receita tradicional italiana, que eu AMO MUITO, e segue o mesmo princípio do preparo do filé a parmegiana. Quando eu era criança minha mãe preparava muito esta receita pra nós, que ela montava numa travessa grande. A berinjela parmegiana é um verdadeiro clássico, mas como todo clássico já ganhou muitas versões, métodos de preparo e forma de apresentação. Esta minha receita eu chamo de prática porque usa tomates pelados em lata para o molho e as fatias de berinjela são grelhadas todas juntas ao invés de serem fritas uma a uma, o que também reduz e muito as calorias da receita e não deixa nada a desejar quanto ao sabor, é assim que minha mãe faz e é assim que eu gosto de fazer. Esses dias marido estava folheando uma revista e viu a foto de uma berinjela parmegiana, na hora ele morreu de lombrigas e me pediu pra fazer, eu como sou uma boa esposa (e estava de ótimo humor) fui lá preparar. Para a montagem eu escolhi fazer porções individuais, o que também dá uma boa ideia de servir como entrada ou finger food. Olha só como é boa demais gente:

Berinjela a Parmegiana (rende 4 unidades)

Ingredientes:

  • 2 berinjelas médias bem lavadas
  • 1 lata de tomates pelados
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 3 bolas de mozarela de búfala fatiadas (se não tiver use mussarela comum ou queijo branco fresco para uma versão mais light)
  • 1 ovo inteiro batido com o garfo
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca 
  • azeite, sal e pimenta a gosto
  • folhas de manjericão fresco
Modo de Preparo: Coloque todo o conteúdo da lata de tomates numa panela pequena, acrescente folhas de manjericão, açúcar, pimenta e sal a gosto e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo baixo por 20/30 minutos. Enquanto isso prepare as berinjelas. Corte em fatias grossas, de forma que você obtenha no mínimo 12 fatias. Coloque o ovo batido em um prato, a farinha de trigo em outro e a farinha de rosca em outro. Primeiro passe cada fatia de berinjela pela farinha de trigo, depois pelo ovo e por fim pela farinha de rosca.
Leve todas as fatias de uma só vez para o “grill” e doure dos dois lados. Depois basta montar as porções começando com uma fatia de berinjela na base, molho, uma fatia de queijo, outra de berinjela, queijo, molho e finalize com um pedaço de queijo e uma folha de manjericão. Ajeite todas as porções em uma assadeira ou refratário e leve ao forno pré-aquecido em 200º por apenas 5 minutos, para o queijo derreter. Retire do forno, regue as porções com o molho restante e sirva. Queijo parmesão ralado para servir é uma boa opção.

Bom Apetite!

 

21 Comentários para “Berinjela parmegiana prática

  1. Estou comendo com os olhos agora….rsrrsrs….mas com certeza vou fazer essa semana….obrigada pela dica, sou super fã de berinjela. Bjs

  2. Olá Fabi!! Gostaria de saber como você faz para tirar o amargor da beringela. Deixa um pouco de molho ou tem outro segredinho?

  3. Pingback: berinjela ao forno | COMIDA EMOCIONAL

  4. BI, A RECEITA É PRÁTICA MESMO! ESPANTA A PREGUICINHA DE FAZER
    JÁ QUE É SÓ PRA MIM. A DICA DO GRILL FOI MUITO BOA. MUITO OBRIGADO MENINA E SEJA BEM FELIZ VIU?

  5. Eu tiraria o amargor antes , para ressaltar o sabor dos outros ingredientes, búfala colocaria entre as fatias de berinjela ou ( mussarela ” mais saborosa ” ) e salpicaria um parmesão por cima com as folhas de manjericão para finalizar.

    • Boas dicas Glauber, mas o bacana da cozinha é isso, cada um colocar o seu estilo na receita e prepará-la da forma que mais gosta. Eu costumo tirar o amargor da berinjela para receitas de conserva, ou confit, mas eu adoro o amarguinho dela em outras, como a parmegiana e o babaganoush, aquela tradicional pastinha árabe para comer com pão. De qualquer forma quando for reproduzir a receita isso fica por sua conta ;)
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *