Sobremesa cremosa de morango e chocolate

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Esta sobremesa linda e tentadora é super fácil de fazer e é muito saborosa, aliás eu diria irresistível! Minha mãe preparou esta delícia para o almoço de família do feriado de Páscoa e fez o maior sucesso, não houve quem não quisesse repetir. Mas também, uma sobremesa preparada com chocolates e morangos agrada a gregos e troianos, não é verdade? Como esta sobremesa foi preparada para mais de 10 pessoas ela foi servida numa travessa grande, mas eu acho que fica muito mais linda se for montada em taças individuais, e como ela é arrumada em camadas fica puro charme. Fica linda mesmo, é aquele tipo de sobremesa que dá vontade de comer com os olhos! Vou passar a receita pra vocês, e espero que esta delícia faça tanto sucesso na sua casa quanto faz na minha!

Sobremesa cremosa de morango e chocolate

(para 10 pessoas)

Ingredientes:

  • Para o creme branco:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 latas de leite (use a lata de leite condensado como medida)
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1/2 xícara (chá) de creme branco de avelãs industrializado (se não encontrar use a mesma medida de chocolate branco picado)
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 20 unidades de morangos inteiros lavados e secos

Para a ganache:

  • 400g de chocolate ao leite picado
  • 1 lata de creme de leite
  • 12 unidades de morango para enfeitar

Modo de Preparo: Comece pelo creme branco. Misture todos os ingredientes numa panela – menos os morangos inteiros e o creme de leite que entra no final – e leve ao fogo até levantar fervura. Quando levantar fervura abaixe o fogo e continue mexendo até engrossar (ponto de mingau). Acrescente o creme de leite e mexa. Distribua o creme branco em taças individuais ou em uma única travessa e deixe esfriar. Cubra o creme branco com os morangos inteiros lavados e enxutos. Derreta o chocolate ao leite no microondas de 20 em 20 segundos, retirando nos intervalos para mexer, ou então derreta em banho maria. Quando o chocolate estiver derretido junte o creme de leite e misture bem para formar a ganache. Cubra o creme branco e os morangos com a ganache e enfeite com os morangos restantes (que podem ser inteiros ou cortados ao meio, como você preferir). Leve para a geladeira até o momento de servir.

Bom Apetite!

19 Comentários para “Sobremesa cremosa de morango e chocolate

  1. Nossa…que maravilha!
    Esta eu vou deixar para o meu dia livre na dieta…
    com certeza vai valer a pena!
    Este creme branco de avelãs eu nunca ouvi falar…vou procurar
    no supermercado!Qualquer coisa substituo pelo chocolate branco como vc sugeriu!
    beijos e parabéns

  2. Fabi (olha eu me sentindo SUPER íntima), eu olho teu blog todos os dias, às vezes até mais de uma vez!!!! Adooooro tuas receitas e testei uma com massa à bolognesa!!! Aprendi de vez a cozinhar carne moída!!! Eu gosto bastante de cozinhar, mas só pra mim não me animava muito… agora vou consultar e pôr mais vezes em prática!!!! Fiz essa sobremesa pro meu namo, espero que tenha ficado boa, pois bonita ela está. Aliás, modéstia à parte, ficou liiiiiiiiiiiiiiiiinda!!!!!! Fiquei um pouco com medo porque não conseguia chegar no ponto de mingau, mas aí coloquei mais um pouco de amido de milho e acho que está tudo ok!!! Obrigada por facilitar a vida das que não são tão expert assim na cozinha hehehehhee

    • Oi Larissa! Pode (e deve) me chamar de Fabi sim.
      Menina, eu fico tão feliz com esse tipo de mensagem como a sua de quem está começando a cozinhar e usa o blog como fonte de inspiração! Obrigada por vir até aqui me contar! Tenho certeza que sua sobremesa ficou linda porque certamente você usou o principal ingrediente nela: amor <3 !!!
      Beijos!

  3. Adorei a receita. Prática, rápida e gostosa!
    Fiz com morangos e ficou deliciosa. Quero saber se posso fazer com outras frutas. Porque o morango não encontramos o ano inteiro.
    bjs.

  4. Já fiz de uva (aquela sem caroço é perfeita) e é a minha preferida! De abacaxi é boa, mas verte um pouco de agua, deve ser consumida no dia e “enxugar” o abacaxi em um pano de prato limpo (claro!) independente se for de lata ou não! De damasco é maravilhosa.. (eles denvem ser hidratados primeiro)!

    • Silvana, dá pra fazer com a fruta que você quiser, mas a minha dica é: se for usar pêssegos em calda lave-os em água corrente antes de usar, para retirar o excesso de açúcar. Este doce também fica delicioso com uvas sem sementes no lugar dos morangos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *