Risoto de Pinhão

quinta-feira, 05 de abril de 2012

Ontem eu recebi um kit muito fofo do SENAC, que veio numa caixa roxa – a cor do F&F – super bonita e dentro era mais linda ainda: ingredientes da melhor qualidade e uma mini cocotte Le Creuset para o preparo de um delicioso risoto de pinhão! Eu amo pinhão, e pra mim tem tudo a ver com esta época do ano, pois ao menos aqui em SP é quando o tempo esfria que encontra-se pinhões em abundância para comprar. O mais engraçado é que ontem era um daqueles dias em que a falta de criatividade bateu na hora de decidir o que fazer para o jantar, e enquanto conversava sobre isso com o marido o interfone tocou…quando vieram entregar e abrimos a caixa começamos a rir e falamos: pronto, agora já sabemos qual será o nosso jantar! hahahaha. Imagina né? Eu doida por risoto do jeito que sou e recebo um kit desses com uma conserva incrível de pinhões, não tinha como não fazer na hora! 

Mas então, o risoto de pinhão fica delicioso, suave, com sabor delicado e muito agradável. O kit veio acompanhado da receita, que eu segui fielmente (só reduzi um pouco a manteiga para deixar o risoto mais magrinho e adaptei as quantidades para 2 pessoas):

Risoto de Pinhão (receita do chef Rodrigo Mezadri, do Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac)

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) bem cheia de arroz arbóreo
  • 1 litro de caldo de legumes, fervendo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 cebola pequena picada
  • 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara (chá) de pinhões em conserva picados (se não encontrar use pinhões cozidos)
  • sal a gosto

Modo de Preparo: Em uma caçarola grande derreta metade da manteiga e junte a cebola (gosto de colocar um fiozinho de azeite para a manteiga não queimar), deixando suar por 2 minutos. Acrescente o arroz e misture rapidamente. Regue com o vinho e deixe evaporar. Em fogo alto, vá adicionando o caldo fervendo e mexendo continuamente. Adicione o caldo até que o arroz esteja 50% cozido. Continue mexendo e adicionando mais caldo sempre que necessário. Adicione o pinhão picado e continue mexendo e acrescentando caldo. Quando o arroz estiver cozido, al dente, retire do fogo. Adicione o restante da manteiga gelada, o queijo parmesão e sal a gosto. Mexa vigorosamente e deixe descansar com a panela tampada por pelo menos 3 minutos antes de servir. 

Obrigada pelo kit SENAC! O meu jantar foi super especial :)

Bom Apetite!

13 Comentários para “Risoto de Pinhão

  1. Ainnn, vou ter que achar pinhão para comprar!! rsrsrs
    Nunca fiz risoto assim (de verdade…rs), preciso iniciar, quem sabe com essa receita? No máximo fiz um arroz de forno!

    Bjs!!

    • Patrícia, então você PRECISA mesmo iniciar suas aventuras no delicioso mundo dos risotos, é super tranquilo de fazer, basta seguir as dicas de preparo e sucesso total!
      Beijos

    • Oi Caê, muito obrigada querida, pra você e toda sua família também!!!
      Ah, que bom que você aprovou a sopinha, aqui em casa somos fãs dela <3
      Beijos!

    • Oi Andrea, uma pena que os pinhões durem tão pouco tempo né?! Por isso eu amei a conserva de pinhões, é uma forma de tê-los por mais tempo!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *