Palitos de Pesto

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estava fazendo uma sopa dia desses e me deu vontade de acompanhar com croutons, mas aí quando fui fazer croutons marido resolveu fazer molho pesto para aproveitar a “colheita” de manjericão da nossa horta – que ele cuida com muito amor, diga-se. Com o cansaço que eu estava achei ótimo quando ele resolveu fazer o pesto e tive vontade de fazer estes palitos de pesto. Algo me dizia que ficaria perfeito fazer palitos com pão de forma integral e regar com o pesto fresquinho, acabado de fazer! Usei o pão de forma do supermercado mesmo, sem frescura, cortei em tiras com a casca porque eu gosto do aspecto rústico da casca do pão, reguei com o molho pesto e depois levei ao forno pré-aquecido por 10 minutos a 200º. O resultado? DIVINO! Incrível, super aromático, crocante e saboroso exatamente como eu queria para acompanhar uma sopa. Aliás, fica tão saboroso que nem parece que foi feito com pão pronto!

E tenho certeza que estes palitos também ficariam deliciosos se servidos com um dip de iogurte, ou sozinhos mesmo, para acompanhar uma cervejinha bem gelada, ou com salada, enfim, receitinha coringa pronta muito rápido!

Palitos de Pesto (rende 25 palitos)

Ingredientes:

  • 4 pães de forma (usei integral)
  • 1 xícara (chá) bem cheia de folhas de manjericão fresco
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite extra virgem
  • 1 dente de alho
  • 1 pitada de sal
Modo de Preparo: Coloque no liquifificador ou processador todos os ingredientes do pesto e triture, tomando o cuidado para deixar alguns pedacinhos, para garantir o aspecto rústico ao pesto. Empilhe as fatias de pão de forma e corte palitos de aproximadamente 2 centímetros de largura. Pré-aqueça o forno em 200º, distribua as tiras de pão de forma na assadeira e regue com o molho pesto. Misture delicadamente com as mãos mesmo e certifique-se de que todas as tiras estão com uma porção do molho. Leve para assar por 10 minutos. 
Bom Apetite!

21 Comentários para “Palitos de Pesto

    • Caê, acredita que você foi uma das pessoas que eu pensei quando estava escrevendo este post? Sei que você adora essas receitinhas vapt vupt ;)
      Beijos!

  1. Fabi, teu pesto não leva noz???? Eu vou fazer a receita hoje!! Fiquei com uma vontade… sou louca por pesto hehehehe tu sabe me dizer se rola de deixar o molho na geladeira? e qto tempo duram estes palitinhos? ou é algo pra comer na hora mesmo? Bjssss

    • Oi Larissa, desculpa demorar para responder, fiquei “off” total no final de semana…
      Mas vamos lá, eu sempre uso noz no meu molho pesto sim, geralmente opto pela pecã, mas dessa vez eu não coloquei porque não tinha :( .Em outras receitas do blog você encontra a noz, mas basicamente é só acrescentar à toda mistura que vai para o processador ou liquidificador 2 colheres de sopa de nozes picadas levemente tostadas na frigideira sem nada, apenas elas mesmo.
      Beijos

  2. Hahahaha! Aqui em casa é a mesma coisa! Ele cuida da horta com muito empenho e volta e meia me aparece com uma MOITA de manjericão, pois precisava desbastar um pouco o canteiro, rsrs. Haja pesto!

    • É isso aí Clarissa, e o engraçado é que quando eu peço uma erva que não esteja muito desenvolvida ele me vem com 2 ou 3 galinhos, que não dá pra nada…hahahah. Isso é dó que ele tem de gastar as ervinhas da horta! Pode?!
      Beijos

    • Fica sim Lara. Eu amo tanto molho pesto que já fiz até com amendoim (sem pele) se você quer saber, mas o meu preferido são amêndoas tostadas, acho perfeito! Bjos

  3. Olá Fabiana,
    Tenho 2 pés de manjericão que estavam transbordando de tão grande em minha horta, lembrei de ter visto uma receita com pesto em seu blog e resolvi procurar, quando encontrei os palitos não pensei 2 vezes em fazer…o resultado? uma das receitas mais saborasa que fiz nos últimos tempos!!! Usei pão integral congelado que sempre tenho no freezer e ficou SENSACIONAL!!! Parabéns e obrigada, seu blog é inspirador!!
    abraços
    Katia

    • Ô Katia, que coisa linda! Seu comentário é do tipo que dá alegria de viver, manja? :)
      Muito obrigada pelas palavras, eu fico muito feliz em saber que seus pés de manjericão tiveram um destino digno e que o blog é inspirador pra você. Na verdade é só o que eu quero: disseminar o amor pela cozinha por onde o blog passar ;)
      Beijão!

  4. Pingback: Palitos de Pesto | Fit & Recipes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *