Medalhão de mignon com molho cremoso de cogumelos

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Gente, esta receita é tudo de bom! Aliás, acho que não há prato ruim com filé mignon. Ontem eu queria fazer um jantarzinho especial para o marido, então comprei uma peça inteira de filé mignon e eu mesma cortei os medalhões. Para quem não sabe o medalhão de filé deve ser alto (aproximadamente 3 dedos de altura) e arredondado, retirado da ponta mais homogênea da peça. Tudo pronto para começar a preparar a receita, que em 30 minutos estava pronta. Tudo caminhava para o sucesso total, arrumei a mesa, montei os pratos bem lindos para servir, marido serviu cerveja estupidamente gelada, e quando me lembrei de tirar a foto pra vocês – porque não dividir uma receita incrível como esta com vocês seria puro egoísmo meu – no momento de disparar a câmera eis que…meu cartão de memória travou, bloqueou, fez greve, enfim, me deixou na mão, e só me restava o meu bonitinho celular para salvar a foto. No fim das contas as fotos foram feitas com ele mesmo, e o mais importante eu acho que consegui: mostrar o resultado do prato pra vocês! Depois marido conseguiu arrumar o cartão, mas aí o jantar já tinha acabado…hahahaha. Parece sacanagem! 

Mas olha só que receita delícia e super fácil de preparar, além de ficar linda no prato e causar uma ótima impressão:

Medalhões de Filé Mignon com Molho Cremoso de Cogumelos

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 4 medalhões de filé mignon de tamanho médio temperados com azeite, pimenta e sal 
  • 1 xícara (chá) de cogumelos picados (usei shiitake fresco e funghi seco hidratado em água bem quente)
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara (chá) de caldo de carne bem quente
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de conhaque ou whisky 
  • 2 colheres (sopa) de cream cheese (ou creme de ricota)
  • pimenta moída e sal a gosto

Modo de Preparo: Aqueça o azeite com a manteiga numa panela e refogue a cebola até amolecer. Junte os cogumelos picados e regue com o conhaque ou whisky. Deixe o álcool evaporar e acrescente o creme de leite fresco, o caldo de carne e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso grelhe os medalhões em frigideira ou grelha bem quente até ficarem no ponto desejado. Voltando ao molho, depois de deixar cozinhar por 15 minutos acrescente o cream cheese, ajuste o sal, a pimenta e mexa por mais 2 minutos. Sirva o molho sobre os medalhões acompanhado de arroz. 

Dica: Eu servi estes medalhões acompanhados de arroz de espinafre. Para isto basta fazer o seu arroz branco como de costume, mas no início, logo que você for fritar o arroz adicione 1 colher de sopa bem cheia de espinafre em pó. Seu arroz vai ficar verdinho e com um sabor bem especial. O pó de espinafre pode ser encontrado no Mercado Municipal em São Paulo ou em grandes supermercados e empórios gourmet. 

Bom Apetite!

11 Comentários para “Medalhão de mignon com molho cremoso de cogumelos

  1. Pode aproveitar para hidratar o funghi seco no caldo de carne quente, assim já passa o sabor de um para o outro, fica ótimo. Excelente receita, será nosso almoço de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *