Linguine com couve-flor ao alho e óleo

terça-feira, 03 de abril de 2012

Esta massa é simplesmente surpreendente! A couve-flor agrega um sabor muito especial ao macarrão, e somada com o tradicional alho e óleo é o casamento perfeito! Eu costumo fazer bastante couve-flor aqui em casa, mas assim com massa nunca havia feito e agora que fiz fiquei fã, sem dúvidas passou a ser uma das minhas massas prediletas. O segredinho é deixar a couve-flor dourar no próprio alho e óleo, ela chega a ficar douradinha mesmo, parecendo que vai caramelizar. É uma massa diferente, que sai do comum macarrão de sempre, tem uma graça a mais, tem cara de novidade, instiga as pessoas a provarem e ao mesmo tempo é fácil, é rápida e requer quase nada de trabalho para quem vai preparar. Você ainda tem alguma dúvida que isso aqui é tudo de bom?! Olha só que delícia:

Linguine com couve-flor ao alho e óleo

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 300g de linguine grano duro (ou outra massa longa de preferência)
  • 2 xícaras (chá) de couve-flor separada em pequenos buquês
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher (café) de alho triturado
  • 1/3 de xícara (chá) de azeite
  • pimenta a gosto
  • sal a gosto

Modo de Preparo: Coloque água abundante para cozinhar a massa. Aqueça o azeite e deixe o alho começar a dourar. Reduza o fogo para o médio, tempere com pimenta e sal. Acrescente a couve-flor, misture bem, tampe a panela e deixe a couve-flor dourar por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando. Cozinhe a massa e quando estiver al dente escorra e transfira para dentro da panela da couve-flor. Com o fogo baixo misture tudo delicadamente e tampe por 2 minutos. Sirva em seguida com salsa fresca picada e queijo parmesão ralado.

P.S. Eu que não sou boba aproveitei um restinho de alho negro que tinha na geladeira e juntei no alho e óleo. Bom demais!

Bom Apetite!

 

15 Comentários para “Linguine com couve-flor ao alho e óleo

  1. Aii que delícia!! Eu sempre faço aqui em casa… Quando tenho um pedacinho de bacon ou calabresa pico bem pequeno e coloco para fritar junto, fica MARAVILHOSO. E quando não tem couve-flor, uso brócolis. Fica ótimo também.

    Bjuss

  2. Mas como você faz pro alho não queimar? Alho e óleo pra mim é uma tarefa impossível! Me ensina, por favor!!! Obrigada, adoro seu blog!

    • Oi Camila!
      Para o alho não queimar: se você for fazer um alho e óleo básico, coloque o azeite junto com o alho para aquecer, e quando o alho começar a dourar desligue. Se você esperar o alho ficar dourado com o fogo ainda aceso certamente ele vai queimar e ficar super amargo, porque o azeite e a panela ainda ficam bem quentes depois de desligar o fogo, por isso basta o alho começar a dourar e desliga-se a panela. Se possível nem deixe o alho e óleo esfriar na panela, prepare-o quando a massa já estiver quase cozida e use-o imediatamente sobre ela. Não é impossível não, só precisa de atenção na cor do alho, o resto é só alegria!
      Beijos e boa sorte!

  3. Pingback: Receita de macarrão com couve-flor ao alho e óleo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *