Fricassê de frango simplificado

terça-feira, 24 de abril de 2012

O fricassê de frango é muito conhecido de todos, talvez com outro nome menos “metido”, mas o fato é que a receita é deliciosa! Um franguinho em cubos com molho cremoso saborosíssimo com milho verde, cobertura de requeijão e batata palha! A receita original do fricassê é cheia de etapas e nada rápida de preparar, então eu adotei como “minha” a receita de fricassê da D. Letícia (minha mãe), que como sempre faz, deu um jeito de simplificá-la e tornou este prato um clássico da minha infância! Na verdade não só da infância pois até hoje quando temos vontade pedimos o tal franguinho e ela faz. A receita feita desta forma fica bem mais prática e igualmente saborosa, e eu ainda arranjei um jeito de torná-la light, substituindo o requeijão calórico da caixinha por creme de ricota e reduzindo a quantidade de batata palha na cobertura, coloquei bem pouquinho só pra fazer “crock” nas garfadas :) Se você não encontrar o creme de ricota fácil na sua cidade basta substituí-lo por requeijão light (de copo), fica muito bom também! 

Olha gente, eu garanto e prometo pra vocês que esta receita é maravilhosa, infalível e muito fácil, eu adoro isso que a cozinha tem, de tornar receitas simples e fáceis de preparar em pratos maravilhosos, com carinha de jantar glamour! Sem contar que a combinação de franguinho, milho verde, requeijão e batata palha está entre as melhores ever…eu amo!

Fricassê de Frango Simplificado

(para 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 500g de peito de frango bem limpo cortado em cubos
  • 1 caixinha de milho verde 
  • 4 colheres (sopa) de creme de ricota (ou requeijão light)
  • 1 cebola fatiada
  • 2 colheres (sopa) de alho poró fatiado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 4 colheres (sopa) de batata palha
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de noz moscada
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Aqueça o azeite numa panela e refogue a cebola e o alho poró, até ficarem macios. Com a panela já bem quente afaste a cebola e o alho poró para as bordas e coloque os cubos de frango no centro, polvilhando sal logo em seguida. Dê uma bela “fritada” no frango até que mude de cor e esteja cozido por inteiro, mas não precisa deixar dourar. Pré-aqueça o forno em 200º. De volta à panela junte ao frango o milho verde escorrido e o creme de ricota (ou requeijão) e mexa para incorporar. Tempere com noz moscada, pimenta e ajuste o sal se necessário. Desligue o fogo, transfira o frango com o creme para um refratário, cubra com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Retire o frango do forno, cubra com a batata palha e retorne ao forno por mais 3 minutos, apenas para dourar levemente a batata. Sirva em seguida com arroz branquinho e salada de folhas.

Bom Apetite! 

18 Comentários para “Fricassê de frango simplificado

  1. O meu eh adaptaçao minha…
    Cozinho o peito de frango com temperos e molho de tomate, desfio batendo na batedeira, junto milho, azeitonas picadas, passas e cenoura ralada. Por cima coloco um copo de requeijao.. e por cima do requeijao ponho uma misturinha de farinha de rosca, queijo ralado e oregano… forno pra gratinar e prontinho.

    • Obrigada Drika, eu uso muito creme de ricota aqui em casa, acho maravilhoso porque ele tem ótimo sabor e a consistência que se encaixa bem em diversas receitas, é um verdadeiro coringa!
      Beijos

  2. Adoro o Figos!
    Hoje fiz o Fricassé Simplificado. Usei requeijão e gostaria de saber se o resultado é mais para o líquido e pouca quantidade de molho? Não ficou cremoso, ficou líquido mesmo. Obrigada se puder me orientar!

    • Oi Victoria, se você usar o “requeijão catupiry” ele fica cremoso sim, mas se você usar requeijão de copo vai ficar mais líquido mesmo, mas aí você pode engrossar acrescentando um tiquinho só de maizena (amido de milho).
      Beijos

      • Super obrigada pela ajuda! Imagine que eu tinha catupiry em casa!…
        Como só vou colocar no forno amanhã, vou acrescentar umas colheradas! De gosto está ótimo!
        Suas receitas são sempre maravilhosas! Parabéns!
        beijos também!

        • Olha aí, então é só acrescentar as colheradas que a consistência vai ficar perfeita!
          E muito obrigada pelos elogios, fiquei toda feliz :)
          Beijos

  3. Adoro suas receitas! Fáceis e deliciosas! Você explica direitinho, obrigada pela ajuda de sempre! Sou fã – e divulgadora – da torta caprese. Todo mundo que me pergunta, mando para o seu site! Beijo

  4. Fabiana,

    Hummm deve ficar delicioso não sei se ja fez assim como vi que gosta de milho e frango fica delicioso.

    Corte o peito de frango em cubinhos refogue com os temperos a gosto, bata no liquidificador 1 lata de milho e 1 lata de creme de leite, coloque um pouco de sal. Coloque no pirex o frango por cima esse molho e queijo ralado e coloque ao forno para gratinar!! Depois me conta.

  5. Muito bom… très ma dica: Quem tem receio de provar um queijo Gorgonzola pode maravilhar-se com essa mesma receita. Misture uma fatia go Gorgonzola ao requeijão e, não esqueça de um bom vinho tinto, pode ser Merlot, cabernet sauvignon, Tannat… etc.
    Délicieux France Bienvenue avec un beau plat français. Santé !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *