Fajitas de carne ou wraps mexicano

terça-feira, 17 de abril de 2012

Comida mexicana é uma delícia, e o prazer desta comida pra mim começa desde o momento do preparo. Pelo menos aqui em casa eu costumo fazer comida mexicana quando tenho companhia na cozinha, e dá pra chamar uma boa equipe para ajudar a picar, cortar, amassar, mexer, misturar. É sempre uma diversão! As fajitas (pronuncia-se “farritas”) mexicanas são uma espécie de wrap, um lanchinho enrolado recheado de delícias. Dessa vez eu fiz com recheio de carne, que depois foi montado com guacamole, queijo ralado, sour cream e alface. É bem fácil de fazer e é uma ótima alternativa para receber os amigos em casa, é uma refeição bem informal onde cada pessoa monta seu próprio wrap. Vou passar abaixo a receita do recheio de carne, e depois os links para as receitas de guacamole e sour cream que já apareceram algumas vezes por aqui. 

Recheio para Fajitas de Carne 

(rende 12 fajitas)

Ingredientes:

  • 1kg de filé mignon cortado em cubos
  • 1 lata de tomates pelados
  • 1 pimentão vermelho lavado, sem sementes e picado
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher (chá) de chilli em pó (na falta use pimenta com cominho)
  • 1 colher (sopa) de óleo 
  • sal a gosto
  • 12 unidades de “Rap 10”

Modo de Preparo: Escolha uma panela que possa ir ao forno (se não tiver transfira a carne com o molho da panela para um refratário no momento de levar ao forno). Refogue a cebola no óleo até ficar macia e junte o alho. Em seguida com a panela bem quente adicione a carne picada, o sal e o chilli em pó. Refogue a carne por 3 minutos e acrescente o tomate pelado com o suco, o pimentão vermelho picado e mexa. Desligue o fogo e leve a panela com a tampa (ou um refratário coberto com papel alumínio) ao forno pré-aquecido em 200º por 30 minutos. Retire do forno e sirva bem quente com as tortillas (rap 10), queijo amarelo ralado grosso, alface picadinha e os acompanhamentos abaixo.

Acompanhamentos:

Guacamole>>>>>> AQUI

Sour Cream>>>>>>AQUI

Se você quiser me assistir preparando comida mexicana assista a este vídeo >>>>>>> AQUI!

Na hora de montar as fajitas concentre o recheio no centro, deixando 2 dedos na base. Dobre a base sobre o recheio e em seguida enrole as laterais, formando um wrap. Come-se com as mãos.

Bom Apetite!

Você também poderá gostar de:

Jantar mexicano bem informal

17 Comentários para “Fajitas de carne ou wraps mexicano

  1. Delícia de receita pra fazer com os amigos, Fabi!
    Mas me diga uma coisa, vc dourou os Wraps antes de enrolar, ou fez com ele molinho, mesmo, saído do saquinho?
    Beijão!

    • Oi Ana Claudia. Eu não dourei os wraps não, usei naturais mesmo, mas dá para aquecer antes de montar as fajitas, fica a gosto do freguês :)
      Beijos

    • Ana, vamos começar do começo:
      Tortillas: é o nome que se dá à massa de trigo que é usada na montagem tanto de burritos quanto de fajitas, o nosso produto nacional equivalente é o famoso “Rap 10”.
      Burritos: é também um tipo de wrap feito com a tortilla de trigo, mas o burrito é feito com o chilli de carne moída e feijão, ou muitas vezes apenas com a pasta de feijão (que os americanos chamam de refried beans), além dos outros componentes ao seu gosto, como guacamole, sour cream, queijo, etc…
      Fajitas: são wraps como os burritos, mas a principal diferença é que o recheio é mais elaborado, feito com carne em pedaços, bem temperada e depois apurada com o molho em longos cozimentos ou assim assada como nesta minha receita.
      Na verdade burritos e fajitas são quase a mesma coisa, o que os diferencia mesmo é o preparo da carne com molho que vai no recheio das fajitas.

      Espero que eu tenha sanado suas dúvidas :)
      Beijos!

  2. Sou muito fã de comida mexicana e adoro quando elas aparecem por aqui! Suas fotos ficam tão lindas que parece que o prato está realmente na nossa frente! bjs

  3. Oiii…adoro comidas mexicanas!E tb adoro sou blog!!Seempre passo aqui para dar uma olhada nas novas receitinhas…e já fiz várias delas!!
    Bjão

  4. Acabei de conhecer seu site e ADOREI! Estava procurando umas receitas mexicanas! Achei várias e as que eu mais gostei são do seu site!
    Parabéns! As fotos são ótimas, e as receitas nem se fala… Inspirações pra mim que comecei há pouco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *