Crumble de Frutas Vermelhas

quarta-feira, 04 de abril de 2012

Esses dias assistindo a um programa da Nigella a vi preparando um crumble de frutas vermelhas irresistível – para quem não conhece é uma sobremesa quente, composta de frutas na base e coberta por uma farofinha deliciosa que fica crocante quando levada ao forno. A receita dela é tão simples e tão fácil que ficou impossível não fazer! Adorei o fato da sobremesa ser preparada com frutas congeladas – e onde está a vergonha nisso? – já que pessoas como nós, pobres mortais que trabalham, cuidam de casa, marido, gatos, etc., não temos tempo sobrando durante a semana para lavar frutinha por frutinha. As congeladas já vem lavadas e prontas para serem usadas, uma maravilha da vida moderna! E a melhor parte desta receita é que a farofinha que vai por cima das frutas pode ser feita em maior quantidade e congelada por até 3 meses, ou seja, quando der vontade basta colocar as frutas no pote, “temperar” com o que mais gostar e cobrir com a farofinha pronta congelada. Não é perfeito? Eu super aprovei, no inverno não precisa de nenhum acompanhamento, no verão fica perfeita com uma bola de sorvete :)

Crumble de Frutas Vermelhas (receita de Nigella Lawson)

Para 4 pessoas

Ingredientes:

  • 400g de frutas vermelhas congeladas (amora, framboesa, morango, blueberry, o que preferir)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar 
  • 1 colher (sobremesa) de amido de milho (maizena)
  • raspas da casca de 1/2 limão
  • gotas de essência de baunilha (ou raspas de fava)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100g de manteiga sem sal gelada e picada
  • 1 colher (sobremesa) de fermento
  • 3 colheres (sopa) de açúcar cristal (ou demerara)

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 200º. Escolha um pote de cerâmica ou vidro médio que possa ir ao forno (refratário). Unte a parte interna do pote com manteiga sem sal. Tempere as frutas com o açúcar, as raspas de limão, a essência de baunilha e misture bem. Acrescente o amido de milho e misture novamente. Transfira as frutas para o pote untado com manteiga. Reserve. Prepare a cobertura misturando a farinha, a manteiga gelada picada, o açúcar e o fermento. Com as pontas dos dedos vá esfarelando a mistura até ficar com aspecto de “areia grossa”. Para conseguir isto a manteiga TEM que estar gelada, e margarina NÃO tem o mesmo efeito. Cubra as frutas do pote com esta farofinha, deixando um pequeno espaço nas bordas para que as frutas subam um pouco à superfície ao borbulharem dentro do forno. Leve ao forno por 20 minutos, ou até que a cobertura esteja dourada.

Bom Apetite!

 

9 Comentários para “Crumble de Frutas Vermelhas

    • Crumble é tudo de bom né Lú? Sempre faço de maçã com canela também e adoro! Sim, meu marido é como você, nunca dispensa o sorvete! hahahha
      Beijos

    • Julia, faz sim porque é mesmo uma delícia! Meu marido só come crumble com sorvete de creme, sempre, e fica muito gostoso mesmo. Já eu algumas vezes dispenso o sorvete, sabe que não sou tão amante assim dos sorvetes?
      Beijos!

  1. Eu vi essa receita no programa da Nigella e eu fiquei com algua na boca, agora que eu achei a receita vou fazer, depois volto pra falar do resultado…bju!!!

  2. Uaaaauuu!! Amo frutas vermelhas. Fiquei com água na boca. Gostaria de sua ajuda. Não tenho comido glúten (sou novata nisso), assim, com qual outra farinha posso substituir a de trigo? Farinha de arroz, por exemplo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *