Charutinho de repolho

terça-feira, 10 de abril de 2012

Charutinhos de repolho são delicados e deliciosos, e pra quem pensa que são difíceis de fazer eu digo que não. Dificuldade não há, mas é necessário um pouco de paciência e delicadeza para enrolar o recheio para que o charutinho não se abra ao cozinhar. Estes aqui foram feitos pela minha mãe, que manda muito bem no preparo de comidinhas árabes, afinal são anos e anos de experiência. Pena que a foto foi tirada à noite e como sabemos a qualidade da luz interfere muito na fotografia, mas isso não chega a ser um problema. Esta é a receita mais básica dos charutinhos, com recheio de arroz e carne moída temperada. Se você ainda não fez esta receita em casa tenta se arriscar um pouquinho porque vale mesmo o esforço!

Charutinhos de Repolho 

(rende 12 unidades)

Ingredientes:

  • 12 folhas grandes de repolho
  • 1 litro de água fervente
  • 1 xícara de chá de arroz branco cru
  • 300g de carne bovina moída
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 colher (café) de pimenta síria
  • azeite o quanto baste
  • 1 colher (café) de sal
  • 3 colheres (sopa) de salsa fresca picadinha
  • 3 xícaras (chá) de caldo de legumes (com pouco sal)

Modo de Preparo: Mergulhe as folhas de repolho uma a uma na água fervente até amolecer e reserve. Com a ponta de uma faca recorte o talo do centro das folhas e sobreponha uma parte da folha sobre a outra, juntando as partes e fechando o vão que ficou do talo que foi retirado. Em uma tigela misture o arroz cru, a carne moída, o alho, a pimenta síria, a salsa, o sal e regue com azeite para deixar a mistura úmida e com liga. Misture tudo muito bem e faça pequenos bolinhos com a mistura, em forma de croquete (cilíndrico e fino). Com as folhas de repolho já aferventadas e “emendadas” coloque um “bolinho de recheio” em uma das pontas de cada folha, dobre os dois lados da folha sobre o recheio e enrole até o final, formando o charutinho. O ideal é enrolar e apertar ao mesmo tempo, para que o recheio não fique “solto” dentro do charutinho. Depois de prontos os charutinhos coloque-os em círculo no fundo de uma panela e cubra com o caldo de legumes. Cozinhe em fogo alto até o caldo ferver, depois reduza o fogo para o médio e termine o cozimento com a panela semi tampada, até que o arroz esteja cozido. Caso sobre arroz do recheio coloque para cozinhar junto com os charutinhos no caldo de legumes e sirva junto.

Confira AQUI outra receita deliciosa de charutinho com repolho roxo e recheio de frango reaproveitado>>>>>>> http://figosefunghis.com.br/2011/09/charutinhos-de-repolho-roxo.html

Bom Apetite!

4 Comentários para “Charutinho de repolho

    • Oi Ciça, é super tranquilo de fazer, basta ter paciência na etapa de enrolar o charutinho, mas depois da primeira vez fica muito mais fácil, é só pegar o jeito mesmo. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *