Brandade de bacalhau

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como em casa nós gostamos muito de bacalhau eu aproveitei os dias seguintes à Páscoa para comprar mais bacalhau e congelar, já que depois da Páscoa os preços deste peixe diminuem. E tinha um pacote de bacalhau já dessalgado e em lascas, então resolvi fazer uma das minhas receitas preferidas com bacalhau, a conhecida Brandade de Bacalhau. A brandade é uma receita típica francesa, e hoje há infinitas variações e adaptações para ela. Eu procurei seguir a receita tradicional, mas dei um jeito de simplificá-la, já que quanto mais fácil, rápida e prática for a receita, melhor! E vou dizer que o resultado é um delicioso creminho fumegante de batata e bacalhau, tão delicioso que fica difícil comer pouco! Esta receita fica perfeita para ser servida em mini panelinhas ou ramequins individuais como entrada de um jantar ou em um coquetel. É puro glamour! 

Brandade de Bacalhau (para 8 pessoas/ ou 12 mini porções)

Ingredientes:

  • 500g de bacalhau em lascas, já dessalgado
  • 3 batatas grandes sem a casca
  • 1 xícara (de chá) de leite
  • 1 xícara (de chá) de creme de leite fresco
  • 2 folhas de louro
  • 1 cebola picadinha
  • 1 colher (de sopa) de manteiga
  • 1 pitada de noz moscada
  • azeite o quanto baste
  • queijo parmesão ralado o quanto baste
  • sal a gosto
Modo de Preparo: Coloque as batatas para cozinhar até que estejam macias. Enquanto isso refogue a cebola na manteiga com um fio de azeite e em seguida acrescente o bacalhau em lascas já dessalgado. Regue com o leite, junte as folhas de louro, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos. Retorne para as batatas. Escorra e amasse para fazer um purê. Ao final do cozimento do bacalhau retire as folhas de louro e amasse grosseiramente o bacalhau que está na panela, para que se desfie. Junte as batatas amassadas, a noz moscada, o creme de leite fresco e com o fogo ainda aceso vá mexendo tudo. Se quiser que a brandade fique mais cremosa basta acrescentar mais leite, aos poucos. Ajuste o sal e transfira a brandade para ramequins individuais ou para um único refratário. Cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por 20 minutos. Sirva bem quente acompanhado de torradas, pão italiano ou com arroz.

Confira DICAS para dessalgar o bacalhau neste post >>>>> AQUI

Bom Apetite!

 

12 Comentários para “Brandade de bacalhau

  1. Fabiana, adoro seu site!!!!!!!! Uso MUITO suas receitas no meu dia-a-dia…..mas tenho uma dúvida, aproveitando esse post…rsrs…..sempre q vejo receitas com bacalhau desfiado fico pensando se não é preciso cozinhá-lo antes de usar……sem esse cozimento prévio ele não fica duro?! P ex., nas receitas do bacalhau “nunca-chega” nunca achei uma resposta a respeito da necessidade de cozinhá-lo previamente ou não e, se sim, por quanto tempo…… vc pode ajudar?! rsrs….desde já obrigada !! Bjs

    • Oi Juliana, este bacalhau em lascas da receita da Brandade foi sim cozido no leite antes de ser “amassado” para ficar desfiado, olha só: “refogue a cebola na manteiga com um fio de azeite e em seguida acrescente o bacalhau em lascas já dessalgado. Regue com o leite, junte as folhas de louro, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos.”
      Na minha opinião precisa sim cozinhar o bacalhau alguns minutos no leite quando se pretende desfiá-lo, depois de cozido o peixe desfia mais fácil, além de ficar mais macio e saboroso!
      Beijos e boa sorte!

  2. Oi, Fabi, adorei a receita! Só uma dúvida: no caso da falta do creme de leite fresco, tem alguma substituição que você indique? Aguardo sua resposta para tentar preparar esta delícia aí das fotos! Obrigada, beijos!

    • Mari, você pode substituir por requeijão light de copo ou creme de ricota + leite, na proporção de 2 colheres de creme de ricota para 1 xícara de leite. O requeijão pode colocar direto mesmo, e se achar muito firme o creme adicione leite à gosto.
      Olha, esta receita é uma das melhores que eu já preparei com bacalhau, você vai amar!
      Beijos

    • Ana Claudia, agora você me pegou menina! Eu não sei como se pronuncia em francês, mas eu sempre falo brandade mesmo, como se escreve. Em casa todos amam este prato.
      Beijos

  3. Olá Fabiana,
    Estou querendo preparar a receita para servir em ramequins (comemoração de aniversário).
    Gostaria da sua opinião se posso preparar a brandade no dia anterior e levá-la ao forno no dia.
    Desde já agradeço a atenção.
    Silvana.

    • Oi Silvana, pode preparar no dia anterior sim, mas tome o cuidado de cobrir bem quando for levar à geladeira. Aí momentos antes de servir você passa para os ramequins, polvilha queijo e leve pro forno. Esta receita é deliciosa e bem fácil, você vai adorar ;)
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *