Trio de bruschettas

sexta-feira, 02 de março de 2012

Aí está um lanchinho perfeito para as noites de sexta-feira, quando não queremos ter trabalho na cozinha depois de uma longa semana. As bruschettas são figurinhas fáceis aqui em casa, principalmente porque além de serem bem rápidas e fáceis de preparar são deliciosas e permitem diversas combinações. Desta vez eu fiz um trio de bruschettas, duas delas usando aquela deliciosa marinada como base e a outra mais adocicada, com brie, mel e nozes – combinação perfeita por sinal! Como eu já disse aqui outras vezes a base principal da bruschetta pra mim é a marinada de tomates, que é bem rápida mas faz toda a diferença no resultado. Outra preferência minha é pelo pão ciabatta, que por ser mais macio que o pão italiano fica muito mais molhadinho e saboroso na hora de comer. O pão italiano na bruschetta fica muito crocante, endurecido e às vezes até machuca a boca, mas você pode usar o pão que preferir, até o pão francês de padaria fica bom. Para complementar use o que tiver na geladeira, e se quiser fazer como as minhas basta ter um pedaço pequeno de queijo brie, um punhado de nozes, um pouco de pimenta biquinho e mel, porque tomate e queijo parmesão todo mundo tem. Eu dei uma incrementada com alho negro fatiado – sou apaixonada por este ingrediente – mas que pode ser substituído por azeitonas picadas, ou simplesmente ser omitido da receita. Então aqui estão as minhas 3 sugestões para um lanchinho delicioso numa sexta-feira à noite:

Bruschetta de tomates com alho negro

Ingredientes:

1 pão ciabatta 
4 colheres de sopa da marinada de tomates (receita AQUI)
1 dente de alho levemente esmagado
1 dente de alho negro fatiado
lascas de queijo parmesão
folhas de manjericão fresco a gosto
azeite a gosto

Modo de Preparo: Corte o pão ciabatta ao meio, no sentido horizontal, depois divida cada parte em 2. Regue cada pedaço de pão com azeite, esfregue o alho cru nos pedaços de pão, cubra cada pedaço de pão com uma porção de tomates marinados e leve ao forno pré-aquecido em 200º por apenas 5 minutos – apenas para destacar melhor o sabor e aquecer o pão. Retire do forno, distribua as fatias de alho negro e cubra com lascas de parmesão e folhas de manjericão. Regue tudo com um fiozinho de azeite e sirva.

Bruschetta de queijo brie e pimenta biquinho

Ingredientes:

1 pão ciabatta
4 colheres de sopa de tomates marinados
4 fatias de queijo brie
12 pimentas biquinho
azeite a gosto
manjericão fresco a gosto

Modo de Preparo: Corte o pão ciabatta da mesma forma que indicado na receita acima. Regue com azeite, esfregue o alho cru, distribua porções de tomate marinado e leve ao forno por 5 minutos. Retire do forno, cubra com o queijo brie e depois com as pimentas biquinho. Distribua folhas de manjericão, regue com azeite e sirva.

Bruschetta de queijo brie, mel e nozes

Ingredientes:

1 pão ciabatta
4 fatias de queijo brie
1 punhado de nozes picadas
mel a gosto
azeite a gosto
ramos de tomilho para enfeitar

Modo de Preparo: Corte o pão ciabatta conforme indicado na receita acima. Regue com azeite e NÃO esfregue o alho nesta bruschetta. Leve ao forno por 3 minutos apenas para aquecer o pão. Retire o pão do forno, cubra cada pedaço com uma fatia de queijo brie e depois coloque as nozes e regue com mel. Por fim regue tudo com um fiozinho de azeite e decore com ramos de tomilho.

Bom Apetite!

 

15 Comentários para “Trio de bruschettas

  1. Ai, ai, ai, q delícia!!!
    Aqui em casa somos loucos por bruschettas, por isso, vira e mexe, tento inventar novas formas de preparo!
    Não vejo a hora de experimentar essas!!!
    Dias desses fiz de cogumelos grelhados com cream cheese e abobrinha grelhada com hortelã… fez sucesso!rs…
    Se quiser espiar, tá aqui: http://agoraquesoudonadecasa.blogspot.com/2012/02/festival-de-bruschettas-bruschetta-de.html
    Parabéns pelas ideias ótimas!!!
    bjos!!!

    • Oi Grace, bruschettas são sempre uma ótima opção né?! Esses sabores que você mencionou devem ter ficado deliciosos! Obrigada! Beijos!

  2. Esse trio de bruschettas ficou sensacional! Merece ir para meu caderno de receitas junto com várias outras que vc postou e eu já testei! Obrigada pela dica, janayna

  3. Eu também sou fã de bruschettas, troco facinho qualquer prato por uma porção delas…com um bom vinho, é claro! Com certeza nesse feriado vai rolar…nunca faço meus tomates desse jeito, deve ficar bem mais saboroso após marinar! Vou fazer assim…Obrigada por compartilhar suas delícias.
    Bom feriado!
    Bjão.

    • Que bom que gostou da sugestão dos tomates marinados Caê. Pra mim eles são imbatíveis, deixam qualquer bruschetta muito mais saborosa.
      Beijos

  4. Fabi,sempre entro no seu blog e faço muitas receitas suas…hoje fiz duas receitas e pra variar… Vc arrasa !!!! Meu marido amou a bruscheta com queijo brie e pimenta biquinho….combinação perfeita… A textura do queijo com o sabor da pimenta e da marinada, simplesmente perfeito!!!

    • Oi Carol, que bom querida! Fiquei muito feliz de saber que você está curtindo as receitas daqui e o melhor, que elas estão fazendo sucesso com o maridão :)
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *