Sopa de Ervilha e Funghi

sábado, 31 de março de 2012

Bom, parece que aqui em casa está definitivamente aberta a temporada de sopas :) com estas noites mais frias, o clima fica ideal para elas. Esta aqui é aquela tradicional receita da sopa de ervilhas que já postei algumas vezes no blog, mas que dessa vez eu acrescentei funghi no final para dar um sabor mais marcante e fazer o teste da combinação desses dois ingredientes. A sopa fica muito saborosa, e a combinação ervilha + funghi tem tudo pra fazer bastante sucesso! No lugar do funghi também poderia ser cubinhos de bacon bem sequinhos ou uma porção de queijo gorgonzola esfarelado. 

Agora, quer uma dica pra fazer aquela sopa incrível, super saborosa e com uma cor linda? Para quase todas as sopas que você for fazer comece pelo refogadinho de cebola e alho no azeite, é impressionante a diferença que esta simples etapa faz no resultado final da receita. Outra dica importante é procurar usar sempre os ingredientes mais frescos possíveis. E não deixe de fazer o principal: aproveite o momento delicioso para apreciar a sopa borbulhando no fogão e enchendo a casa de calor…

Sopa de Ervilha seca com funghi

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) bem cheia de ervilha seca
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1 dente de alho fatiado
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1,5 litro de água quente
  • 1 cubo de caldo de legumes
  •  pimenta a gosto
  • sal a gosto
  • 4 colheres de sopa de funghi seco hidratado em água quente

Modo de Preparo: Refogue a cebola picada e o alho no azeite até que fiquem macios e comecem a dourar. Junte a ervilha seca lavada e escorrida e mexa por 2 minutos. Cubra com a água quente e cozinhe em fogo alto até ferver. Depois de fervido junte o caldo de legumes e dissolva na água, reduza a chama para o fogo baixo e cozinhe em panela tampada por 40 minutos, verificando de vez em quando e mexendo para não deixar grudar no fundo da panela. Se achar que precisa de mais água acrescente. Ao final do cozimento, quando as ervilhas estiverem cozidas e macias desligue o fogo, ajuste a pimenta e o sal se necessário e bata tudo com um mixer ou no liquidificador. Enquanto isso pique o funghi já hidratado em água quente em pedaços bem pequenos e ao servir a sopa coloque uma porção de funghi sobre cada prato, regando com um fiozinho de azeite. Sirva com baquetes quentinhas e manteiga.

Bom Apetite!

10 Comentários para “Sopa de Ervilha e Funghi

  1. Adoro seu site, tenho testado suas receitas, vou postar no meu blog, claro dizendo a origem.
    As vezes faço umas alterações, continue assim adoro tudo que você posta.
    Beijos

  2. Nós aqui em casa já iniciamos o “sopa no jantar!”…eu amo sopa. Essa deve ficar uma delicia. Farei hoje à noite.
    Ah, adorei a louça onde está a sopa…
    bjkas

    • Oi Sonia, depois me conta o que você achou!
      As louças são da coleção petites casseroles da Caras. São fofas né?!
      Beijos!

  3. Um sopa de ervilha faz um sucesso aqui em casa…. Eu sempre deixo a ervilha de molho de um dia para outro, dessa forma ela fica mais macia e mais cremoso o caldo…

    • Carol, dá pra deixar de molho mesmo, ajuda a cozinhar a ervilha mais rápido depois. Mas como eu sempre estou com pressa durante a semana acabo cozinhando sem deixar de molho mesmo.
      Beijos!

  4. Delícia Amiga!
    Adorei a receita. Aqui também foi aberta a temporada, fiz um creme de mandioca que vou colocar no blog essa semana. Até citei você por causa do estragão… lembra?!
    Beijos =)

    • Dani, creme de mandioca também é tudo de bom! Esta daqui fica diferente por causa do funghi, que combina muito com a ervilha.
      Claro que me lembro do estragão! Você gostou mesmo dele né?!
      Beijokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *