Risoto de queijo brie e pimenta biquinho

sábado, 10 de março de 2012

Risoto é um prato muito comfort food, e além de ser delicioso é fácil de preparar e  pode ser feito com os ingredientes que você quiser. Em casa nós somos apaixonados por risoto e sempre que bate aquela preguiça de escolher cardápio acabamos caindo no risoto. Além da facilidade e da praticidade o risoto pode ser servido como prato único e dependendo da ocasião dispensa acompanhamentos. Desta vez eu fiz com pimenta biquinho e queijo brie, uma combinação deliciosa, bem suave e muito saborosa. Uma receita perfeita para o final de semana! Vale a pena testar!

RISOTO DE QUEIJO BRIE E PIMENTA BIQUINHO

(para 4 pessoas)

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara (de chá) de arroz arbóreo
1 cebola pequena picadinha
1/2 xícara (de chá) de vinho branco seco
1 dente de alho picadinho
1 colher (de chá) de açafrão da terra em pó
80 gramas de queijo brie cortado em cubinhos
3 colheres (de sopa) de pimenta biquinho em conserva
1 colher (de sopa) de manteiga sem sal
pimenta moída a gosto
sal a gosto
queijo parmesão ralado para servir
folhas de manjericão fresco
1 e 1/2 litro de caldo de legumes bem quente
 

Modo de Preparo: Mantenha o caldo de legumes bem quente em uma panela separada. Aqueça o azeite numa panela e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o alho, o açafrão em pó e mexa bem. Ainda em fogo alto junte o arroz e frite rapidamente até ficar brilhante. Regue com o vinho branco e mexa por 2 minutos. Reduza o fogo para o médio . Comece a regar o arroz com o caldo de legumes, uma concha de cada vez, mexendo sempre sem deixar o caldo secar. Continue acrescentando o caldo devagar e mexendo, até que o arroz comece a amolecer. Neste ponto acrescente a pimenta biquinho, ajuste o sal e a pimenta. Quando o arroz já estiver quase no ponto correto – al dente – com o miolo do grão ainda resistente à mordida e sua parte externa já amolecida junte o queijo brie em cubos e mexa delicadamente – reserve alguns cubinhos para decorar os pratos. Por fim deixe o arroz bem úmido com mais uma concha de caldo, desligue a panela e junte a manteiga. Mexa novamente para misturar, desligue o fogo e tampe a panela por 3 minutos para deixar o risoto descansando. Depois deste tempo de descanso regue o risoto com um fio de azeite, distribua folhas de manjericão e sirva imediatamente, sem deixar esfriar. Sirva com queijo parmesão ralado.

Bom Apetite!

7 Comentários para “Risoto de queijo brie e pimenta biquinho

  1. Fiz esse risoto essa semana e adorei, aliás todos adoraram. Ficou ótima a combinação do Brie com a pimenta. Parabéns! Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *