Risoto de Camarão com Palmito

domingo, 18 de março de 2012

Este risoto de camarão com palmito eu fiz para a minha mãe na semana passada quando fui pra casa dela passar o final de semana. Minha mãe ama risotos, como todos na minha família, e sempre que vou visitá-la preciso fazer um risoto. Mas é claro que eu não fico no prejuízo, também aproveito e peço pra ela preparar as comidinhas de que mais gosto, e algumas delas inclusive já foram publicadas aqui no blog. O engraçado é que ela diz que os meus risotos são melhores que os dela, enquanto eu digo que os meus pratos preferidos que ela faz nunca ficam tão bons quando são preparados por mim…hahahhaa. Enfim, rola uma troca de comidinhas deliciosas. Mas voltando ao risoto, esta combinação de camarão e palmito fica simplesmente maravilhosa, o palmito não ofusca o sabor do camarão e também equilibra o prato, o toque final fica por conta daquele bom fio de azeite e muita salsa fresca picada por cima. E como sempre acontece nas minhas receitas com frutos do mar, a pimenta caiena não pode faltar. Realmente um risoto como este é sinônimo de carinho em qualquer ocasião! Vocês concordam?

RISOTO DE CAMARÃO COM PALMITO

(para 6 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 e 1/2 xícara (de chá) de arroz arbóreo
  • 500 gramas de camarão tamanho médio descascado e limpo
  • 1 xícara (de chá) de palmito cortado em pedaços
  • 1 xícara (de chá) de vinho branco seco
  • 2 tomates italianos sem pele picados com as sementes
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 pitada generosa de pimenta caiena
  • 1 colher (de sopa) de manteiga
  • 3 colheres (de sopa) de azeite
  • suco de 1/2 limão tahiti
  • sal a gosto
  • salsa fresca picada para finalizar
  • 2,5 litros de caldo de legumes para o preparo do risoto

Modo de Preparo: Mantenha à parte o caldo de legumes bem quente. Aqueça o azeite numa panela grande e refogue a cebola e o alho. Em seguida junte o arroz e frite rapidamente até ficar brilhante. Regue com o vinho branco seco e aguarde o álcool evaporar. Comece a regar o arroz com o caldo de legumes aos poucos, uma concha de cada vez. Depois de alguns minutos mexendo o risoto e regando com o caldo junte o tomate picado e o palmito. Enquanto isso disponha os camarões limpos em um prato fundo e regue com o suco de limão, um fio de azeite e polvilhe sal. Deixe por apenas 5 minutos, escorra o caldo e reserve. Continue mexendo o arroz e regando com o caldo de legumes, à medida em que o caldo seca vá acrescentando mais. Quando o arroz estiver quase no ponto al dente tempere com a pimenta caiena, ajuste o sal. Aqueça bastante uma frigideira e coloque um fio de azeite. Quando a frigideira estiver bem quente salteie os camarões por apenas 2 minutos e desligue. Assim que o ponto do arroz estiver bom, com o centro ainda durinho e as bordas do grão macias acrescente os camarões salteados ao arroz e misture delicadamente. Acrescente mais uma boa concha de caldo, a manteiga, misture delicadamente. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o risoto descansar por 3 minutos. Antes de servir regue com azeite e polvilhe a salsa fresca picada.

Bom Apetite!

9 Comentários para “Risoto de Camarão com Palmito

  1. Fiz meu primeiro risoto na vida (porque arroz de forno não conta)! rsrsrs
    Ia começar com o d epinhão mas para agradar lá em casa fiz de palmito. Só tirei o camarão porque sou chatinha e não gosto…rs

    Receita muito boa!

    Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *