Picadinho

quarta-feira, 21 de março de 2012

Picadinho é uma delícia! Além de ser muito simples e fácil de preparar é uma receita para todos os dias, para aquele almoço de dia de semana quando se tem pressa de preparar a refeição para retornar logo ao trabalho, ou para o almoço do final de semana preguiçoso. A verdade é que todos amam um bom picadinho, e pra mim picadinho bom é aquele que embora seja simples tenha um tempero caprichado, porque comida de todo dia também precisa ser gostosa e dar prazer, certo? O picadinho pode ser feito com diversos cortes de carne, mas eu gosto de usar o coxão mole ou a alcatra para fazer o meu, também adoro colocar um pouco de cerveja no molho para depois cozinhá-lo na panela de pressão. Um picadinho feito com amor, com um arroz branquinho e um punhado de farinha de mandioca é o paraíso! Mas o que eu gosto mesmo nesta receita é que apesar de ficar pronta muito rápido e quase sem dar trabalho o resultado é uma carninha deliciosa, macia e suculenta, daquelas pra regar o arroz com o caldinho (hummm) e se esbaldar. Depois de aprender a receita básica você pode variar quando tiver vontade e incrementar com o que quiser: batatas, cenouras, vagens…

PICADINHO (receita básica para 2 pessoas)

Ingredientes: 

  • 400g de carne bovina picada (usei coxão mole)
  • 300 ml de cerveja clara da sua preferência
  • 2 cebolas grandes fatiadas
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 potinho ou cubo de caldo de carne (usei aquele que se parece com gelatina)
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • salsa fresca picada para finalizar

Modo de Preparo: Na panela de pressão aqueça o óleo e refogue rapidamente a cebola fatiada e o alho picado. Deixe a panela bem quente e então frite a carne picada até selar e mudar de cor. Regue a carne com a cerveja. Junte a água e o caldo de carne. Mexa tudo, tampe a panela e cozinhe a carne na pressão por 30 minutos depois que perceber que a panela começou a “chiar”. Ao final do cozimento desligue o fogo, espere a pressão se dissipar e transfira a carne para o recipiente de servir. A cebola derrete por completo e fica parecendo uma geleia. Finalize com salsa fresca picadinha e sirva em seguida.

Bom Apetite!

6 Comentários para “Picadinho

  1. Acabei de conhecer seu blog e estou adorando! Já sou viciada em blogs de culinária há um bom tempo, mas só comecei a conhecer os brasucas, quando criei o meu há pouco tempo atrás! O seu foi um dos meus favoritos! Receitas de bom gosto, fotos ótimas e organização! Virei fã!

    Se quiser conhecer o meu (ainda é bebê) adoraria sua visita! http://www.cravoepanela.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *