Fettuccine Alfredo

sexta-feira, 30 de março de 2012

Esta massa é uma das mais tradicionais e famosas da culinária italiana, e é uma das minhas preferidas também! Seduzida pelo frio – delicioso! – que chegou a São Paulo nos últimos dias, e totalmente influenciada por um pacote de massa fresca caseira que eu tinha na geladeira resolvi fazer no jantar um Fettuccine Alfredo, que tem tudo a ver com o frio na minha opinião. Na verdade eu acho que só de lembrar do prato delicioso que esta massa é eu já tenho impulso de fazer a maquineta de macarrão funcionar e vou pra cozinha fazer massa caseira. E olha, não é nada difícil não fazer macarrão em casa, aliás é bem fácil (prometo desde já um post especial sobre massa caseira). Mas não posso mentir, se você não tiver o cilindro para passar a massa fica praticamente impossível de fazer porque a massa é bem dura para ser alisada no rolo de macarrão manual, levaria horas e você ficaria exausta.

Agora, se você quer comprar massa pronta – e é isso que eu mesma faço na grande maioria das vezes – capricha na marca porque quanto melhor a qualidade da sua massa melhor será o resultado da sua receita. E este molho Alfredo é TUDO de bom, e eu gosto da receita original, que usa apenas 4 ingredientes: creme de leite fresco, manteiga, parmesão ralado e sal. Mas é claro que eu gosto de dar aquele toque especial que todo cozinheiro não dispensa, e no caso deste molho é a noz moscada, combina demais! Além de ser muito fácil e usar poucos ingredientes esta receita fica pronta em menos de 15 minutos, de verdade! Faz e depois me diz se não é “dos deuses”!

Fettuccine Alfredo

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 300 gramas de massa tipo fettuccine (fresca ou grano duro)
  • 1 xícara (chá) bem cheia de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (prefira ralado na hora)
  • 1 pitada de noz moscada ralada
  • sal a gosto

Modo de Preparo: Coloque água para ferver, numa quantidade suficiente para cozinhar a massa. Enquanto isso em outra panela coloque o creme de leite fresco e a manteiga. Deixe ferver e reduza o fogo para o mínimo, mexendo por 2 minutos até engrossar um pouco. Desligue o molho e cozinhe a massa. Quando a massa estiver perto do ponto desejado ligue o molho novamente, adicione ao molho o queijo parmesão ralado, a noz moscada e ajuste o sal. Mexa e transfira a massa cozida para dentro da panela do molho. Com o fogo ligado na chama mínima mexa delicadamente a massa por 1 minuto, apenas para aderir ao molho. Sirva em seguida. Deixe mais queijo parmesão na mesa.

Eu tenho certeza que quem ainda não conhece este molho vai se apaixonar por ele :)

Curiosidade: O nome da receita se deve ao fato de ter sido elaborada pela primeira vez na Itália, em 1.914 pelo cozinheiro Alfredo di Lelio, que tinha um restaurante de nome Alfredo, em Via della Scrofa, em Roma. (Fonte: wikipedia)

Bom Apetite!

8 Comentários para “Fettuccine Alfredo

    • É isso mesmo Lívia! O único ingrediente que não temos sempre na geladeira é o creme de leite fresco, mas aí é só programar e comprar com antecedência pra fazer a receita. O resto todo mundo tem em casa. Bjos!

    • Stéfanie, você pode substituir por creme culinário, ou até mesmo por creme de leite comum, mas use o light que é mais suave. Mistura com uns pinguinhos de leite e vai dando o ponto, é moleza moleza.
      Beijos

  1. HISTORY OF ALFREDO DI LELIO CREATOR OF “FETTUCCINE ALL’ALFREDO”
    We have the pleasure to tell you the history of our grandfather Alfredo Di Lelio, creator of this recipe in the world known.
    Alfredo di Lelio opened the restaurant “Alfredo” in Rome nel 1914, after leaving his first restaurant run by his mother Angelina Rose Square (Piazza disappeared in 1910 following the construction of the Galleria Colonna / Sordi). In this local spread the fame, first to Rome and then in the world, of “fettuccine all’Alfredo”. In 1943, during the war, Di Lelio gave the local to his collaborators.
    In 1950 Alfredo Di Lelio decided to reopen with his son Armando (Alfredo II) his restaurant in Piazza Augusto Imperatore n.30 “Il Vero Alfredo”, which is now managed by his nephews Alfredo (same name of grandfather) and Ines (the same name of his grandmother, wife of Alfredo Di Lelio, who were dedicated to the noodles).
    In conclusion, the restaurant of Piazza Augusto Imperatore is following the family tradition of Alfredo Di Lelio and of his notes noodles (see also the site of “Il Vero Alfredo” http://www.alfredo-roma.it/)
    We must clarify that other restaurants “Alfredo” in Rome and in Italy do not belong to the family tradition of “Il Vero Alfredo” of Piazza Augusto Imperatore in Rome.
    The exclusive restaurant “Alfredo” in Brazil in the tradition of “Il Vero Alfredo” is present in Salvador de Bahia.

    Best regards Alfredo e Ines Di Lelio

    • Juliana, o melhor macarrão fresco é aquele feito em casa, sem dúvida alguma né?! Mas se for para comprar eu gosto da “Massa Lev”, o segredo é cozinhar o mínimo possível, se não ele vira um grude.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *