Enroladinho de salsicha

quinta-feira, 08 de março de 2012

Comidinha de criança é sempre bom, fala a verdade, você também não resiste quando vê um enroladinho de salsicha fofinho, quentinho e bem recheado. Eu ainda não tenho filhos, mas adoro uma festinha infantil porque além de ser sempre muito animada tem umas comidinhas deliciosas! Então esses dias me bateu uma vontade irresistível de comer enroladinho de salsicha e eu tive que ir pra cozinha preparar, porque modéstia à parte eu prefiro os meus do que aqueles que se encontra por aí. Já falei aqui que eu detesto comprar um salgado na rua e ter aquela surpresa desagradável de morder uma massa seca e sem sabor, então mesmo sabendo que vou ter mais trabalho prefiro fazer eu mesma. A massa que eu usei foi aquela minha massa preferida para salgados assados, com a qual eu faço este rocambole AQUI que faz o maior sucesso com os leitores, e também na família toda e é uma receita da minha mãe! Ah, e pra quem não sabe esta receita de massa ficou famosa depois que eu fui apresentá-la no programa TV Culinária, da Tv Gazeta. Vocês sabem que eu não gosto de preparar aquelas massas trabalhosas que demoram a crescer, tem várias etapas e etc., então uso sempre esta mesma massa porque não tem erro, cresce rápido, é fácil, não suja muita coisa na cozinha e é gostosa de trabalhar por ser bem maleável. Então chega de papo e corre pra cozinha preparar o lanche de hoje, tenho certeza que a sua família vai amar!

ENROLADINHO DE SALSICHA

(rende 20 unidades pequenas)

Ingredientes para a massa:

1/3 de xícara (de chá) de óleo vegetal
1/2 copo (de 250ml) de leite morno
2 copos (de 250ml) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de margarina light
1 ovo inteiro
1 envelope (10g) de fermento biológico seco instantâneo
1/2 colher (de café) de sal
1/2 colher (de café) de açúcar
1 gema para pincelar (opcional)
 
Ingredientes para o recheio:
10 salsichas para hot dog (comum, de peru ou de frango)

 

Modo de Preparo: Numa tigela coloque o fermento e regue com o leite morno. Mexa rapidamente com um garfo. Acrescente o óleo, o ovo inteiro e a margarina. Bata com um garfo ou batedor de arame e reserve. Enquanto isso coloque a farinha de trigo em outro recipiente com o açúcar e o sal, misture. Faça um buraco no centro e despeje ali a mistura líquida. Mexa bem com um garfo até começar a tomar consistência de massa. Nesse momento passe a massa para uma tábua enfarinhada ou bancada (o que preferir) e trabalhe a massa por alguns minutos, apenas até que ela esteja lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa, retorne ao recipiente, polvilhe farinha por cima, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso corte todas as salsichas ao meio. Depois que a massa estiver crescida, abra com um rolo de macarrão até ficar fina, recorte 20 tiras de aproximadamente 4 dedos de largura e enrole cada salsicha em torno de uma tira de massa. Depois de prontos os enrolados se quiser pincale uma gema batida na superfície para ajudar a dourarem. Pré-aqueça o forno em 200º e leve para assar em assadeira untada e enfarinhada por 20 a 30 minutos, ou quando perceber que está levemente dourado. Sirva em seguida com molhos de sua preferência.
Bom Apetite!

17 Comentários para “Enroladinho de salsicha

  1. Oi! Já fiz várias coisinhas gostosas daqui, mas essa de hoje foi a pedido dos meus filhos que adoram enroladinhos com salsicha…acabei de tirar do forno e já será o lanche da escola hj à tarde…bjs e obrigada por compartilhar. Sucesso!

    • Olha só Carine, você bateu todos os recordes de reprodução das receitinhas do Figos & Funghis, é a prova de que os enroladinhos são fáceis e rápidos de preparar. Obrigada por vir aqui nos contar! Espero que seus filhos tenham um lanchinho delicioso :)
      Beijos!

    • Oi Janaína, que bom que vocês gostaram! Com esta mesma massa você pode fazer rocamboles recheados, esfihas e outros salgados assados que desejar, é bem prática.
      Beijos

  2. Nossa que massa boa, fiquei muito feliz com o resultado, nunca consegui fazer massa de salgado boa e essa fez muito sucesso.
    Fiz uma vez do livro da Nigella e ficou horrível.
    Esta vai para os favoritos, obrigada!

  3. Que delícia essa receita! Geralmente procuro fazer comidinhas mais saudáveis, mas não resisto a salsicha, mesmo sabendo do seu potencial engordativo, não vivo sem ela!
    Também gostei muito da massa, que parece ser bem versátil. Vou anotar essa receita e tentar fazer uns pastéis no forno.

  4. Fabiana, acabei de postar no meu facebook o resultado da receita… os enroladinhos ficaram lindos e deliciosos (a foto nem tanto) obrigada por compartilhar tantas receitas boas, sucesso

    • Oi Elyane, eu também amo os enroladinhos de salsicha, e o melhor é que você sempre pode usar a mesma massa e variar o recheio :)
      Quando quiser mostrar no Face as receitinhas do Figos & Funghis que você fizer, basta mencionar a fã page no seu post, exemplo: “Figos & Funghis”. Assim eu vejo quem me mencionou.
      Beijo grande!
      Fabi

  5. Nossa Fabi!

    Você adivinhou minha gula,ops…vontade,hehehe.
    Eu adoro enroladinho de salsicha e esta receita está bem prática. Pretendo fazer no final de semana.

    Bjao e obrigada por suas receitas!

    • Pois é Claudia, muita gente me faz esta pergunta e eu respondo o seguinte: a receita é da minha mãe, e ela sempre fez com margarina porque diz que este é o segredo para a consistência da massa, então eu nunca tentei substituir por nada. E para falar bem a verdade na minha geladeira eu tenho um pote pequeno de margarina light apenas para usar nesta receita, e para mais nada. Eu sei que margarina não é lá muito saudável e nem é saborosa, mas como se trata de massa eu prefiro seguir a receita original da minha mãe. Se eu fosse substituir tentaria a manteiga em temperatura ambiente (ponto de pomada). Se você testar faz um favor pra gente? Vem aqui e conta o resultado?
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *