Casseroles de abobrinha e ovos assados

sexta-feira, 23 de março de 2012

Ultimamente eu ando meio viciada em fazer comidinhas em tamanho mini, em porções individuais. Na verdade eu sempre gostei, mas é que agora eu descobri que em vez de comprar muitas unidades do mesmo ingrediente meu cardápio fica mais gostosinho e mais variado se eu comprar poucas unidades de cada ingrediente, até porque em casa somos só duas pessoas para as refeições. Assim, os jantares durante a semana tem sido mais light, até porque a Páscoa está chegando e eu – chocólatra assumida que sou – já comecei a devorar os meus chocolates…hahahahha. 

Desde criança uma das minhas combinações preferidas é abobrinha com ovo! Começando por aquela receita ultra básica de “Abobrinha com ovo mexido” até as  composições mais criativas. Como o outono finalmente chegou (e eu amo quando o tempo começa a esfriar) a ideia para o jantar é sempre aquela de comida quentinha e confortante, então pensei em fazer a versão abobrinha com ovo assada em panelinhas. Aproveitei para usar duas petites da minha coleção que ganhei da Caras. As porções servidas nas panelinhas ficaram lindas e deliciosas, e eu adorei o fato das panelinhas terem tampa, porque assim não precisei usar papel alumínio para cobrir a comida na etapa do forno. O mais bacana deste prato é que usa poucos ingredientes, aqueles que todo mundo costuma ter na geladeira. Para acompanhar apenas uma porção de couscous marroquino do mais básico – preparado em 5 minutos! só com caldo de galinha e mais nada, mas se você quiser pode substituir por torradas que também combina.

Casseroles de abobrinha e ovos assados

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas pequenas picadas em cubinhos
  • 2 ovos grandes 
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 colher de sopa de azeite 
  • 1 linguiça fininha tipo hot dog fatiada (ou 6 tomatinhos cereja para uma versão vegetariana)
  • 2 colheres de sopa de mussarela ralada (ou outro queijo disponível)
  • pimenta moída e sal a gosto
  • folhas de alecrim e tomilho para enfeitar

Modo de Preparo: Numa panela pequena aqueça o azeite e o alho até começar a fritar. Junte a abobrinha picada e reduza o fogo. Tempere a abobrinha com sal e pimenta e cozinhe por apenas 5 minutos. Desligue o fogo, divida a abobrinha em duas panelinhas ou refratários pequenos que possam ir ao forno e reserve. Enquanto isso pré-aqueça o forno em 180º e frite a linguiça fininha fatiada na mesma panela que refogou as abobrinhas. Deixe no fogo por apenas 3 minutos. Transfira as fatias de linguiça para as panelinhas (se quiser substitua a linguiça por tomatinhos cereja, para uma versão vegetariana como preferiu meu marido). Por fim, com as costas de uma colher faça um buraco no recheio em um dos lados da panelinha e quebre ali dentro um ovo inteiro. Polvilhe a mussarela ralada sobre toda a panelinha. Leve ao forno com as tampas – ou cubra com papel alumínio – por 20 minutos, ou até perceber que o ovo está assado. Retire do forno, regue com um fio de azeite, enfeite com as folhas de alecrim e tomilho e sirva em seguida.

Bom Apetite!

P.S. E por falar em Casseroles, hoje (23/03/2012) é o ÚLTIMO DIA para se inscrever na promoção e concorrer à coleção completa das petites casseroles da revista Caras! Não deixe de participar! Inscreva-se >>>>>>> AQUI!

9 Comentários para “Casseroles de abobrinha e ovos assados

  1. acabei de fazer para o meu almoço! adoreeeei!! super mega light! usei tomate normal beeem picadinho, que apesar de ter soltado um pouco de água, deu super conta do recado! =) queria saber se dá para usar algo que nao a linguiça…tipo frango, carne, etc! obrigada! bjos

  2. OLA FAÇO UMA PARECIDA COM ESSA SO QUE NA PANELA E COLOCO TOMATES PARA REFOGAR COM TEMPEROS A GOSTO, DEIXO MEIO MOLHADINHO E ASSIM QUE OS TOMATES MURCHAM QUEBRO OVOS E COLOCO UMA PITADA DE SAL POR CIMA, TAMPO A PANELA E DEIXO NO FOGO BAIXINHO, SO QUE TEM QUE ESTA UMIDO SENÃO GRUDA, PODE POR QUEIJO RALADO OU MUSSARELA TMB, É UM SUCESSO E RAPIDO E AS CRIANÇAS GRANDES E PEQUENAS ADORAM.

  3. Adorei demais a receita fiz para o meu almoço de hoje!!! ficou perfeito! Seu blog e suas receitas mudaram radicalmente meu paladar, onde simples comidinhas viram saborosos banquetes!!! Seu blog foi a melhor descoberta de 2012!!!!! e com certeza do século! hahah

  4. Pingback: Abobrinha na cumbuca! | receitaquedeucerto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *