Brownie com avelãs

quinta-feira, 01 de março de 2012

Quem gosta deste bolinho baixo, à base de chocolate, cremoso no meio e com casquinha crocante por fora – mais conhecido como BROWNIE – levanta a mão! Em casa os brownies fazem o maior sucesso, e ainda bem que são pequenos porque se não o prejuízo seria grande. Por ser uma sobremesa bem simples de fazer e que suja pouca louça o brownie tem sido a minha escolha na maioria das vezes em que recebo visitas em casa. Oferecer brownie para alguém não tem erro, ainda mais se for bem feito e assado no ponto certo. Uma boa receita de brownie deve ser guardada em lugar especial porque com a mesma receita básica você pode fazer diversas combinações. Eu mesma já fiz com chocolate picado, com geleia, com pasta de amendoim, com castanhas, com nozes, e até com frutas secas. Dessa vez eu fiz com avelãs, e ficaram bem deliciosos. Quanto ao chocolate é bom que ele seja sempre amargo ou meio amargo para o brownie não ficar muito doce, e o melhor é evitar o cacau em pó e usar uma boa barra de chocolate, quanto mais gostoso for o chocolate melhor será o resultado. Tendo estas regrinhas em mente, até eu que não sou especialista em sobremesas consigo fazer um brownie incrível! Testa e depois me conta, combinado?

BROWNIE DE CHOCOLATE COM AVELÃS

(rende 9 quadrados de brownie)

Ingredientes:

100g de manteiga sem sal
200g de chocolate meio amargo picado
1 xícara (chá) de açúcar 
1 pitada de sal
3 ovos inteiros 
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo 
1 colher de chá de essência de baunilha (se usar açúcar baunilhado não use a essência)
1/2 xícara de chá de avelãs picadas

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. Apoie um bowl de vidro de tamanho médio sobre uma panela com água bem quente e derreta o chocolate em banho maria com a manteiga. Assim que derreter retire do calor e incorpore o açúcar e o sal, peneirados juntos. Depois junte os ovos, um a um, mexendo com bastante vigor a massa para evitar que os ovos cozinhem já que o chocolate ainda estará quente. Se for usar essência coloque-a neste momento. Por fim, adicione a farinha de trigo peneirada e as avelãs picadas. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma retangular ou quadrada de tamanho pequeno e despeje nela a massa do brownie. Em seguida leve para assar por 30º em 180º, ou até perceber que a superfície está crocante. Se gostar sirva ainda quente com uma bola de sorvete da sua preferência.

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Brownie com avelãs

  1. Uma coisa sempre me intriga: varias receitas pedem para peneirar algum ingrediente, mas pra mim parece que só da mais trabalho. Qual a importância da penetração para a receita? O bronze ficaria muito diferente se a farinha não fosse peneirada? Obrigada! :*

    • Oi Daniele, a diferença é que a farinha fica mais leve, assim como o açúcar, o sal e o fermento. As eventuais impurezas ficam na peneira, bem como os grãos aglomerados. O resultado é uma receita mais leve com massa mais aerada. Para facilitar você pode comprar uma peneira grande e encaixá-la na boca da tigela do preparo, assim fica rápido e fácil. Beijo!

  2. Pingback: Brownie de presente |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *