Bolinhos assados de arroz com brócolis

quinta-feira, 29 de março de 2012

Sobrou um pouco de arroz pronto e você logo pensa em fazer bolinhos de arroz, certo? Mas aí você pensa naquela fritura, no cheio pela casa, na gordura em excesso e acaba desistindo dos bolinhos. A solução pra não ficar sem os amados bolinhos sem ingerir um batalhão de óleo é fazê-los assados. É claro que a textura é sim diferente, afinal de contas é a fritura que deixa os bolinhos tradicionais “crocantésimos”, mas estes assados também ficam com uma casquinha crocante por conta do queijo parmesão que vai na receita. 

Eu já fiz bolinhos de arroz assados outras vezes, já fiz grelhados também, e das duas formas eu gosto bastante do resultado. Desta vez eu tinha um pouco de brócolis também refogadinho ao alho e óleo na geladeira, que era pouco para duas pessoas mas que daria um belo recheio em alguma receita, então surgiu a ideia de fazer os bolinhos de arroz com brócolis. Um pouco de queijo branco picadinho e outras “cositas” mais e os bolinhos arrasaram no sabor! Para facilitar a vida eu assei os bolinhos – que tem a massa crua meio molenga – em forma de muffins, então também não seria errado chamá-los de muffins de arroz com brócolis, não acham?! Olha só que fácil que é:

Bolinhos Assados de Arroz com Brócolis

(rende 6 unidades grandes / ou 12 un. pequenas)

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz branco cozido
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado
  • 3 ovos rapidamente batidos
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de brócolis já cozido e picado
  • 4 colheres (sopa) de queijo branco bem picadinho (opcional)
  • salsa fresca picada a gosto
  • pimenta a gosto
  • sal a gosto
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno a 180º. Numa tigela misture todos os ingredientes e mexa bastante com uma colher até formar uma massa com liga. Transfira as porções de massa para uma forma de muffins ou use forminhas de papel, ou asse em forma retangular e depois corte em quadradinhos para servir. Asse os bolinhos por 20 minutos e sirva bem quentinhos com molho de pimenta da sua preferência.

Reaproveitamento é tudo nessa vida :) E eu ainda não consigo entender pessoas que desperdiçam comida…

Como você reaproveita o seu arroz pronto além de fazer bolinhos? 

Eu também AMO fazer este prato aqui ó: Arroz da Salvação

Bom Apetite!

 

28 Comentários para “Bolinhos assados de arroz com brócolis

    • Obrigada Lilian! Em casa tudo o que eu posso trocar de fritura por assado eu troco. Pensar na saúde – e não apenas na dieta – é importante né?! Beijos!

  1. Fabi, eu realmente não gosto de frituras, na rua eu até como de vez em quando, mas se eu tiver de fritar, desisto na hora! E la´em casa, nem eu nem marido gostamos de arroz velho, sempre invento uma coisa para reaproveitar e essa receita sua veio no momento certo! Adorei e vou copiar! Bjos

  2. Fabiano, a sua receita é muito boa, já preparei os bolinhos várias vezes e inclusive publiquei em meu blog, fazendo menção ao seu (é claro). Gostaria que desse uma passada por lá pra ver como ficou. Abraços
    Fabiano Dalla Bona – Rio de Janeiro

  3. Oi Fabi! Como sou descendente de japoneses, meu arroz é o gohan, sem tempero! Adoro fazer arroz doce com as sobras, fica uma textura delícia! bjos

    • Dá sim Anita, aliás dá para usar qualquer outro tipo de queijo, mas para ficar melhor rale ou pique antes de juntar ao restante da massa.
      ;)

  4. Olha aí menina moça, uma forma muuuuuuito agradável de consumir verdura escura para prevenir a ósteoporose e de quebra proteína animal! Amei!

  5. Olha aí menina moça,KKKKK uma forma muuuuuuito agradável de consumir verdura escura para prevenir a osteoporose e de quebra proteína animal! Amei!

    • É sim Grazielly, com certeza! A propósito, você já conferiu a receita de Bolinho de Arroz sem Glúten que tem aqui no blog? Acho que vc vai curtir ;)
      Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *