Arroz primavera

segunda-feira, 05 de março de 2012

Eu adoro este nome: primavera! Tudo o que leva este nome me soa leve, colorido, romântico e por que não bonito? Este arroz é aquele arroz perfeito para acompanhar um churrasco de final de semana, ou uma carne assada no forno mesmo, ou um franguinho grelhado a até mesmo um peixe. É aquele arroz que você “enfeita” com os legumes que tiver na geladeira, aproveita aquele vidro de palmito aberto que está no fim, aquela caixa de tomatinhos que está acabando, e o que mais tiver vontade. Neste aqui eu usei couve cortada em tirinhas, palmito, milho verde, tomatinho e é claro, um belo refogado de cebola (muita), alho poró (muito) e alho para dar aquela primeira fritada no arroz cru. Simplesmente divino, delicioso e muito prático.

ARROZ PRIMAVERA

(para 4 pessoas)

Ingredientes: 

1 e 1/2 xícara (chá) de arroz branco cru
3 xícaras (chá) de água quente
1 cebola grande descascada e fatiada
3 talos de alho poró fatiados
1 dente de alho bem picadinho
1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tirinhas finas
1 lata de milho verde já escorrido
10 tomates uva (pode ser cereja ou italiano picado)
2 unidades de palmito em conserva fatiados
1 colher (chá) de açafrão em pó (cúrcuma)
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta moída a gosto

Modo de Preparo: Deixe a panela bem quente e derreta a manteiga junto com o azeite. Acrescente a cebola e o alho poró e refogue até murchar e começar a dourar. Junte o alho picadinho. Tempere com pimenta e sal a gosto. Com a panela ainda bem quente junte o arroz e frite por 2 minutos, sem parar de mexer para não grudar. Polvilhe o açafrão em pó e cubra com a água quente. Aguarde a água começar a ferver e abaixe o fogo para médio baixo, com a panela semi tampada. Depois de 10 minutos junte o palmito, a couve, o milho e os tomatinhos cortados ao meio. Mexa delicadamente, reduza o fogo para o mínimo e deixe o arroz terminar de cozinhar com a panela tampada, acompanhando de vez em quando. Quando a água do arroz secar desligue o fogo e deixe o arroz descansar por 5 minutos com a panela tampada. Sirva em seguida.

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Arroz primavera

  1. Olá,
    Achei bastante interessante o seu blog!

    Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação: http://www.seloreserva.com.br/

    Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social – facebook.com/seloreserva

    Vamos manter contatos,
    Att.
    Alexandre Sobral R. Horta
    alexandre.horta@seloreserva.com.br

  2. Fabiana,

    Eu adoro seu blog e suas receitas sao incriveis!!!!Eu passei a gostar de cozinhar atraves do seu blog.
    Continue assim….

    Beijos

    Renata Bernardo

    • Renata, que delícia ler isso aqui! O meu maior presente em ter um blog é poder ajudar as pessoas que querem melhorar a qualidade de vida e começar a cozinhar sua própria comida e de sua família! Obrigada pela mensagem :) Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *