Arroz com açafrão e ervilha

quinta-feira, 22 de março de 2012

Eu sei que para muitos leitores que passam por aqui e são cozinheiros costumeiros esta receita é apenas mais uma receita de arroz, mas sei também que muitos outros leitores que visitam o blog estão apenas iniciando suas aventuras culinárias, então esta é uma nova alternativa cheia de charme para aquele seu arroz de todos os dias. Eu simplesmente amo arroz, e de preferência o branquinho mesmo – cheio de amido – mas de vez em quando eu gosto de dar uma carinha mais charmosa pra ele e para isso eu acho o açafrão em pó (ou cúrcuma) um ingrediente perfeito! O açafrão deixa o arroz com uma cor amarelinha linda, além de deixar o arroz mais perfumado e saboroso. De vez em quando eu coloco milho verde, em outras eu coloco muita salsinha picada, e às vezes ervilha, como nesta receita facílima aqui. Mas o meu arroz com ervilhas tem um segredinho: eu não uso ervilhas enlatadas ou de caixinha, prefiro sempre as frescas ou congeladas porque são mais verdadeiras, mais saborosas, mais crocantes e mais coloridas. Outro segredinho que eu uso em todo santo arroz que sai da minha cozinha – TODO MESMO – é cozinhar o arroz com caldo de galinha (ou caseiro ou industrializado – o que tiver no dia), o arroz fica com um sabor sutil, mas muito melhor, e isso faz com que cada arroz seja super especial :) 

Arroz com ervilhas e açafrão

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz branco cru
  • 2 xícaras (chá) de água 
  • 1/2 xícara (chá) de ervilhas (frescas ou congeladas)
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 colher (chá) de açafrão em pó (cúrcuma)
  • 1 colher (sopa) de óleo de canola
  • 1 cubo ou 1 potinho de caldo de galinha se quiser usar caldo caseiro substitua a quantidade indicada de água pela mesma de caldo)

Modo de Preparo: Numa panela pequena aqueça o óleo de canola e refogue a cebola e o alho até que a cebola esteja transparente. Adicione o arroz e frite rapidamente no óleo com a cebola e o alho refogados, até que esteja brilhante. Adicione o açafrão em pó e em seguida a água e o caldo de galinha (ou somente o caldo de galinha se estiver usando um caldo caseiro). Quando a água ferver reduza o fogo para a chama média e cozinhe por 5 minutos. Aí então acrescenta as ervilhas congeladas, misture delicadamente, tampe a panela e reduza o fogo para o mínimo. Fique de olho no arroz e desligue quando estiver cozido no ponto desejado. Se precisar acrescente mais um pouquinho de água para finalizar o cozimento. Eu gosto do grão bem durinho e solto! 

Este arroz por ser bem simples pode ser acompanhamento para carnes, peixes ou frango.

E vocês, tem algum truque especial que faz todo mundo amar o seu arroz? Conta aqui pra nós, conta!

18 Comentários para “Arroz com açafrão e ervilha

  1. Bastante brasileiro o arroz !! rs
    Está com uma aparencia ótima!
    Não gosto de ervilha, mas com salsinha e cebolinha verde deve ficar muuito bom também!!!

  2. Fabi, descobri seu blog há +- uma semana e já estou acessando todo dia!!
    Adoro me aventurar na cozinha e já separei diversas das suas receitas para fazer em casa! adorei o blog :)
    uma dica legal pra mudar o sabor do arroz de todo dia é colocar um cálice de vinho branco no arroz básico, dá um up instantâneo, fica delicioso

  3. Pingback: Arroz com Ervilha e Açafrão

  4. estou tomando conhecimento hoje mais vou adianta vou estudar e pratica todas as receitas e ate invetar, beijos e muito bom dia a todos que ler este comentario

  5. Olha, a receita parece boa, como todas do site. Mas cozinhar arroz para duas pessoas com um cubo de caldo de galinha dá quase a quantidade de sódio do dia inteiro, não sei não, não é nada saudável. Dá quase 1,5x a quantidade de sódio para crianças maiores de 2 anos e idosos. Acho que pode ser prático, mas deves repensar o consumo de sódio.

    • Waleska, você tem razão, sódio em excesso de fato não faz bem a ninguém. Acontece que na minha casa eu só uso caldo caseiro mesmo, mas como sei que a grande maioria das pessoas usa os industrializados o que eu faço é sempre substituir na receita para não parecer uma chata que só quer ficar pregando o uso dos caldos caseiros, etc. De qualquer forma, no MEU caso, quando eu preciso recorrer aos caldos industrializados eu uso aqueles que são com sódio reduzido, light, etc. Mas via de regra eu faço bastante caldo caseiro e congelo em cubos de gelo para depois usar e duram meses.
      Faça isso também, o caldo caseiro é o melhor de todos! E sem nada de sódio!
      :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *