Verdura assada com ovos

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Você tem um pé de alguma verdura na geladeira e não quer fazer o mesmo refogado de sempre. Não que um refogadinho não seja bom demais – eu adoro – mas variar a comida do dia a dia de vez em quando também é bom, fala a verdade! Eu até consigo me sentir um pouco poderosa quando consigo fazer algo diferente com uma comida comum, aliás, eu acredito mesmo que as pessoas que sabem cozinhar possuem um poder especial, são um pouco feiticeiras, afinal de contas é a dose certa de cada ingrediente que define o sucesso de uma receita, como uma poção mágica :)

Bom, esta receitinha serve para você adaptar também, usando aquele repolho, aquela couve, aquele espinafre, ou qualquer outra verdura que esteja abandonada na sua geladeira. Eu usei escarola e incrementei com um pouco de cogumelo shiitake que tinha em casa, mas a verdade é que pra ficar bom este prato basta a verdura e os ovinhos espalhados por cima. Nem preciso dizer que além de deliciosa esta receita é light, né?!

Verdura assada com ovos – para 2 pessoas

Ingredientes:

1 pé de escarola (ou outra verdura de sua preferência) com as folhas separadas e bem lavadas
1 alho poró fatiado
2 ovos grandes
2 cogumelos shiitake fatiados (opcional)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho shoyu
pimenta moída a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo: Corte as folhas de escarola em tirinhas e num bowl misture com os cogumelos (se estiver usando), o azeite, a pimenta, o shoyu, o sal e o alho poró. Pré-aqueça o forno em 180º. Disponha a mistura de escarola em um refratário e abra dois buracos no centro. Quebre um ovo dentro de cada buraco e depois tempere com pimenta e sal. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Retire e sirva bem quentinho.

Dica: Se você quiser deixar a apresentação deste prato mais fofa, basta fazer porções individuais usando mini refratários ou ramequins para porções únicas.

Bom Apetite!

8 Comentários para “Verdura assada com ovos

  1. Oi Fabi! Então , essas suas receitas sempre me dão ideias incríveis…me inspiro nelas e vou recriando. O maridão ama cuscuz marroquino, aquela sua receitinha rápida rendeu inúmeras invençóes. Esses bolinhos no forno que vc faz…adoramos e não engordamos!!! Tem tanta coisa que faço a partir daqui…rsrrsr.
    Bjo e obrigada.

    • Oi Caê! Fico super feliz em saber que você aproveita muito as receitas do blog! É tão gostoso saber que a mesma comida que nos faz feliz também pode fazer outras pessoas felizes :) E sim, aqui o forno está sempre ligado para os “bolinhos” porque fritura não está com nada né?!
      Beijos!

  2. Fabi, ontem fiz essa receita, mas utilizando folhas de brócolis, cogumelos paris e fatias nem fininhas de cebola e numa cocote. Ficou uma delícia. Aprovado! ;)

  3. OLA FABIANA!
    PARABENS PELO BLOG, EU ADOREI!!! ESTAVA PROCURANDO UMA RECEITINHA LIGHT COM ESPINAFRE NA INTERNET E DE REPENTE CAI NO SEU BLOG. EACHEI ESSA ! EU UTILIZEI FOLHAS DE ESPINAFRE, RECEITA MUITO PRATICA E GOSTOSA!
    EU AMO COZINHAR E MORO SOZINHA NOS ESTADOS UNIDOS. ME IDENTIQUEI COM SEU BLOG (VOCE) POIS, MESMO TRABALHANDO O DIA TODO EU AMO CHEGAR EM CASA E COZINHAR MESMO QUE SEJA SO PARA MIM (AINDA MAIS AQUI QUE AS COMIDAS SAO SEMPRE GORDAS)! OBRIGADA POR PARTILHAR ESSAS RECEITAS PRATICAS E DELICIOSAS! PARABENS MAIS UMA VEZ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *