Strogonoff no passo a passo

quarta-feira, 01 de fevereiro de 2012

Primeiro devo dizer que na minha opinião o strogonoff não é um prato brega, fora de moda, mas é um verdadeiro clássico da cozinha. Não entendo essa mania que as pessoas tem de colocar moda pra comida, apesar de saber que alguns pratos foram ícones de determinadas épocas, mas nem por isso podemos injustiçá-los e etiquetá-los como brega ou cafona. Dito isso preciso confessar que o strogonoff é de longe um dos meus pratos preferidos, desde criança. Já testei diversas receitas diferentes dele, já fui até pesquisar se existe uma receita original, legítima, mas não encontrei nada definitivo. O que se diz nos lugares que contam a história do prato é que o strogonoff consiste em carne cortada em cubos empanados em farinha de trigo e depois flambados com vodka ou conhaque, cozidos em molho de tomates e finalizados com creme de leite fresco ou creme azedo. Dizem também que o verdadeiro strogonoff é feito com páprica doce. E ponto. Ninguém sabe dizer com certeza como o prato surgiu, apenas afirma-se que é um prato de origem russa, isso é indiscutível. Então, se é assim, eu prefiro ficar com a minha versão, que é a mais gostosa na minha opinião – cada um tem um gosto então talvez não seja a melhor versão para muitos. O strogonoff é um prato perfeito pra quem está começando a cozinhar, e eu sei que os iniciantes tem muitas dúvidas sobre receitas básicas, então hoje o meu strogonoff vai ser com passo a passo e fotos pra quem quer fazer o strogonoff pela primeira vez :)

RECEITA DE STROGONOFF – para 2 pessoas

Ingredientes:

1 cebola grande picada
400g de filet mignon cortado em cubos médios
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de chá de páprica doce em pó
1 xícara de chá de caldo de carne ou legumes
1 xícara de chá de cogumelos paris fatiados
1/4 de xícara de chá de conhaque ou vodka
2 colheres de sopa bem cheias de creme de ricota (ou creme de leite)
2 colheres de sopa de farinha de trigo 
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo: Em fotos

Comece refogando a cebola picada em azeite e manteiga até a cebola começar a  ficar levemente dourada. Não sei pra vocês, mas pra mim esta imagem dá ideias insanas :), adoro o perfume da cebola refogando!

Empane os cubos de carne crua na farinha de trigo. Esta etapa é o pulo do gato, empanando os cubos de carne com a farinha fará com que a carne fique melhor selada quando for levada à panela, evitando que desprenda o suco, além disso a farinha de trigo ajuda a dar a consistência cremosa ao molho do strogonoff.

Frite a carne na cebola refogada e com a panela bem quente, mexendo para não deixar pegar no fundo da panela. Quando a carne passar da cor rosada para marrom claro adicione a páprica, o conhaque e deixe o álcool evaporar. Junte o extrato de tomate e mexa bem. Adicione o caldo, os cogumelos e reduza o fogo para cozinhar por 10 minutos.

Por fim, acrescente o creme de ricota ou o creme de leite e misture delicadamente para incorporar ao molho. Sirva bem quente acompanhado de arroz branco ou batatas assadas.

Bom Apetite!

 

15 Comentários para “Strogonoff no passo a passo

    • Vivian, eu não costumo lavar carne vermelha não, apenas peixe e frango. O ideal é você sempre comprar suas carnes em supermercados ou açougues de confiança, aí não tem erro. E prestar atenção na aparência da carne também é essencial. Beijos!

  1. Ah, legal! É que eu tenho lavado, mesmo sendo o açougue de confiança…rs. E percebi que a carne fica mais clara do que eu costumo ver nas receitas…hihihi.

    Agora já aprendi!

    Beijinhos!!!!

    Vivi.

  2. Testei a receita para o almoço. Foi aprovadíssima! Só tive que quadruplicar porque sobrou um montão de carne de um churrasco que a gente fez! rs …Parabéns e muito obrigada por esta receita maravilhosa! Bjus

  3. BOM DIA, adorei essa receita, estava procurando uma bem diferente do que meus amigos costumam fazer, e achei… vou fazer ali agora e ver como vai ficar…. só ficou um duvida um tanto quanto boba, mas… kkkkk Para empanar a carne você só passa ela na farinha ou usa alguma outra coisa? Tipo ovo.

  4. Eu faço meu strogonoff diferente, eu preparo todo o molho mas eu coloco o frango ( no meu caso) por último e depois de pronto eu acrescento o creme de leite. Fazendo do meu jeito existe diferença no sabor ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *