Salmão gratinado com batata e alecrim

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Em casa sempre rola um peixinho, grelhado na churrasqueira, na frigideira, acompanhado de um molhinho bem bom ou assado. Outro dia fiz salmão assado e sobrou um pedaço de lombo que era pouco para duas pessoas, então como eu detesto desperdício e obviamente não sou doida de desprezar salmão, resolvi fazer esta receita que serve muito bem duas pessoas e fica muito, muito maravilhosa! Pensa numa batatinha bem boa forrando a travessa, depois vem uma camada de azeite e iscas de salmão que foram salteadas bem rapidinho só pra perderem o aspecto cru, e por fim folhinhas de alecrim e um delicioso molhinho branco light! Depois é só cobrir com queijo ralado e mandar para o forno. Fácil, rápido e simples assim :)

SALMÃO GRATINADO COM BATATA E ALECRIM

Ingredientes:

300 g de salmão fresco cortado em cubos
1 batata grande descascada e cortada em cubos
4 colheres (de sopa) de creme de ricota (ou requeijão light)
1/2 xícara (de chá) de leite desnatado
50 g de queijo parmesão ralado
folhas de alecrim fresco
azeite o quanto baste
pimenta moída a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo: Aqueça azeite em uma panela pequena. Tempere os cubos de batata com pimenta e sal. Coloque as batatas para cozinhar lentamente, em fogo baixo, mexendo sempre até que estejam macias e douradas. Quando as batatas estiverem macias forre o fundo de um refratário com elas e reserve. Na mesma panela que foram feitas as batatas coloque 1 fio de azeite e salteie rapidamente o salmão temperado com sal e pimenta, 3 minutos são suficientes, apenas para perder o aspecto de cru. Cubra as batatas do refratário com os cubos de salmão e salpique folhas de alecrim. Misture o creme de ricota com o leite desnatado até formar um creme liso. Regue o salmão com este creme e depois cubra com o queijo ralado. Leve ao forno em 180º por 20 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e levemente dourado.

Bom Apetite!

9 Comentários para “Salmão gratinado com batata e alecrim

    • Oi Cláudia! Eu sei que com bacalhau fica maravilhoso! Nunca testei, mas imagino que com badejo ou outro peixe branco bem carnudinho fique bom também.

  1. Fabi!
    Adorei e vou tentar fazer, mesmo com a minha inexperiência na cozinha…
    Uma dúvida: cozinha as batatas no azeite? Ou entendi errado?
    hehehe
    beijos

  2. Olá.
    Sempre sigo suas receitas e adoro..
    Dúvida: como faço o salmão ? Corto em pedacinhos e cozinho primeiro ? Ele não desmancha ?

    Obg desde já .
    Beijão.

    • Oi Regina, o salmão deve ser salteado rapidamente em frigideira quente com um pouquinho de azeite ou óleo vegetal apenas para selar a carne antes de ir ao forno, por ser um processo muito rápido ele continua bem firme pois por dentro ainda estará cru.
      Beijo

  3. Gente, essa receita é simplesmente sensacional! Já fiz diversas vezes! Esses dias, troquei as batatas por brócolis e couve-flor. E não é que deu jogo!!! Ficou simplesmente divino! Obrigada por este blog. Estou tentando cozinhar todos os dias, e você tem sido uma grande inspiração! Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *