Salada de arroz selvagem à moda marroquina

quarta-feira, 08 de fevereiro de 2012

Acho que a esta altura vocês já perceberam que eu ando numa fase “pimenta síria” né? E a culpa é toda da pimenta síria que eu comprei há pouco tempo atrás e fiquei viciada! Sabe quando a comida fica com um sabor de especiaria bem equilibrado, nada enjoativo mas ao mesmo tempo muito perfumado? Então gente, a pimenta síria de boa qualidade é assim, vale a pena investir no vidro do produto, você vai ver o “up” nas suas receitas e ela dura muito tempo. 

Agora, falando da salada, eu provei uma receita parecida com esta em um restaurante e adaptei para os ingredientes que tinha em casa quando a vontade da saladinha bateu. Optei por fazer a salada fria mesmo, mas com um refogado de cebola e alho poró como base. Para complementar amêndoas doces tostadas, lentilhas, abobrinha, damasco e cebola frita. Vou dizer que fica espetacular, muito saborosa mesmo! Ai ai, uma verdadeira perdição, além de ficar com cara de prato chic não acham?

Esta salada é feita com arroz selvagem, que é uma espécie de arroz negro. Como o grão é integral é mais demorado para cozinhar, mas o truque é colocar na panela de pressão por 20 minutos e depois usar na receita. O arroz selvagem é facilmente encontrado em grandes supermercados ou em lojas de produtos naturais.

SALADA DE ARROZ SELVAGEM À MODA MARROQUINA – para 4 pessoas

Ingredientes:

1 xícara de arroz selvagem cozido
1 xícara de lentilha cozida al dente em caldo de legumes
1 cebola grande fatiada
2 talos de alho poró fatiados
1 abobrinha pequena picada em cubos minúsculos
3 colheres de sopa de amêndoas doces sem casca
5 damascos picados
1 colher de café de pimenta síria
3 colheres de sopa de azeite
suco de 1 limão tahiti
sal a gosto
salsa fresca picadinha

Modo de Preparo: Numa frigideira refogue metade da cebola e o alho poró no azeite até amolecer. Junte as amêndoas e deixe tostar. Depois acrescente a abobrinha picada e refogue em fogo baixo por 10 minutos. Tempere com a pimenta síria e sal. Desligue e deixe esfriar. Num bowl misture o arroz selvagem cozido com a lentilha já cozida e junte o refogado de cebola, alho poró e abobrinha. Regue com o suco de limão e ajuste o sal se precisar. Misture tudo delicadamente e reserve. Frite em 1 fio de azeite o restante da cebola até dourar e ficar crocante, depois seque com papel absorvente e sirva sobre a salada de arroz selvagem. 

Dica: Esta salada pode ser servida como finger food, em copinhos de vidro com colherzinha ou garfinho, como na foto acima.

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Salada de arroz selvagem à moda marroquina

  1. Olá Fabiana!

    Excelente receita, parabéns!
    E o aroma que fica pela casa quando estamos tostando as amêndoas junto com a cebola e o alho-poró? Uma delícia! :-d
    Sempre dou uma espiadinha aqui no seu blog, é muito bom! Sou vegana e até mesmo as receitas que não são vegetarianas me dão ótimas ideias!

    Um abraço,
    Cinthia

    • Cinthia, eu confesso que também AMO esta salada! Ela perfuma tudo mesmo, dá um aroma de comida árabe na casa (que eu amo, por sinal).
      Fico feliz que mesmo sendo vegana você se encontre por aqui, eu adoro as receitas vegetarianas e veganas, por isso elas sempre estão no blog!
      Beijos e obrigada por comentar :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *