Rocambole de Mussarela de Búfala

sexta-feira, 03 de fevereiro de 2012

Este rocambole é bem conhecido de muita gente, figura fácil em restaurantes e festinhas. Como sempre acontece com estas receitas “arroz de festa”, cada um gosta de um jeito, o mais tradicional é o recheio de rúcula com tomate seco, mas há variações com outros ingredientes. O bom desta receita é a facilidade do preparo, coisa simples e rápida mesmo, além de ser light, claro. A mussarela de búfala é usada na receita em forma de manta, que consiste numa espécie de “folha” de mussarela de búfala, encontrada em grandes supermercados.  No dia em que eu fiz este petisco encontrei a manta por um preço bem bom, apesar de haver a fama da mussarela de búfala ser cara, e algumas variedades de fato são. Mas vamos combinar de de vez em quando vale a pena gastar um pouco mais e fazer algo especial pra sair da rotina. Na minha versão preferida o rocambole tem o tradicional recheio de tomate seco, mas com manjericão além da rúcula, e eu gosto de envolver o rocambole todo depois de pronto com uma camada de cream cheese (ou creme de ricota) e depois passar por nozes trituradas, fica um charme além de muito saboroso! Olha só que delícia de receita:

ROCAMBOLE DE MUSSARELA DE BÚFALA

Ingredientes:

1 manta de mussarela de búfala
2 xícaras de chá de folhas de rúcula cortadas em tiras (sem os talos)
1 xícara de tomate seco picado 
4 colheres de sopa do azeite da conserva de tomate seco
folhas de manjericão a gosto
2 colheres de sopa de creme de ricota (ou cream cheese)
1/2 xícara de nozes picadas
pimenta a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo: Abra a manta de búfala sobre um pedaço de filme plástico. Comece espalhando o azeite sobre toda a superfície. Depois faça uma camada de rúcula, outra de tomate seco picado. Tempere com sal e pimenta moída a gosto. Depois com a ajuda do filme plástico enrole o rocambole, a partir de uma das extremidades, enrolando e apertando com as pontas dos dedos a cada volta para o recheio ficar firme dentro da mussarela. Depois de enrolar o rocambole envolva-o com o creme de ricota ou cream cheese e em seguida “empane” nas nozes picadas. Embrulhe o rocambole em filme plástico e dixe descansar em geladeira por 2 horas antes de servir para que o rocambole esteja firme a ponto de ser cortado sem desmanchar. Pode ser servido já fatiado, com torradas ou pão, ou ainda como acompanhamento de saladas e carnes grelhadas.

Bom Apetite!

9 Comentários para “Rocambole de Mussarela de Búfala

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>