Quiche light de milho e alho poró

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quiches são tortinhas leves e que possibilitam infinitas combinações, por isso esta receita é uma das queridinhas lá em casa. Perfeita para os dias de geladeira quase vazia, quando os legumes e verduras da última feira já foram consumidos e o que resta é recorrer à despensa. Ah, a despensa, se não fosse ela o que seria de nós? E foi para a despensa que eu recorri para preparar esta quiche light – e é light porque é sem massa, como aquela outra que eu publiquei há um tempão AQUI. O sabor escolhido desta vez foi milho com alho poró, eu amo milho e ele nunca falta na minha despensa. Alho poró eu sempre compro em maior quantidade, lavo os talos, fatio e coloco em saquinhos do tipo zip para congelar. É claro que alho poró fresco, novinho, recém comprado é sempre muito melhor, mas para os momentos de escassez na geladeira o alho poró congelado cumpre bem o seu papel. Mas o importante é você saber que a quiche pode ser do sabor que você quiser, basta usar a mesma base e substituir o milho e o alho poró. Para deixar a massa mais consistente e saborosa eu acrescento além do creme de leite e dos ovos um pouco de ricota amassada ou ralada. Também coloco um pouco de creme de ricota – porque eu uso em quase tudo – mas é opcional e pode ser substituído. E como eu estou numa fase light servi a quiche com arroz cateto, uma delíciaOlha só que fácil de fazer, como se fosse uma omelete de forno:

QUICHE LIGHT SEM MASSA

Ingredientes:

3 ovos 
1 caixinha de creme de leite light
1 xícara (chá) de ricota amassada ou ralada
2 colheres (sopa) de creme de ricota (ou requeijão light, ou catupiry)
1/2 xícara (chá) de alho poró fatiado
1 caixinha de milho verde já escorrido
2 colheres (sopa) de azeite
salsa fresca picada a gosto
pimenta moída a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno a 190º. Num bowl ou tigela misture a ricota com o milho verde, o alho poró e o creme de ricota. Misture e tempere com azeite, pimenta, ervas e sal a gosto. Quebre os ovos um a um e incorpore ao preparo. Por fim junte o creme de leite light e misture delicadamente para incorporar. Unte com apenas 1 fiozinho de azeite um refratário de tamanho médio e transfira o creme da quiche para lá. Leve para assar no forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos, ou até perceber que a quiche está firme e levemente dourada na superfície. Sirva com salada ou arroz integral.

Bom Apetite!

22 Comentários para “Quiche light de milho e alho poró

  1. Oi, Fabiana

    Eu poderia substituir o alho poró por qual outro vegetal?
    Quero fazer essa quiche, mas nunca comprei alho poró e não faço ideia como limpar qual(ais) parte(s) utilizo…
    Seu blog me dá excelentes dicas de comidinhas aqui em casa!! ^^
    Um abraço,
    Adriana

    • Oi Adriana, tudo bom? O alho poró pode ser substituído por cebola, por exemplo. Mas para comprá-lo e limpá-lo não tem erro não, é fácil: basta descascar e retirar as 2 camadas externas e cortar fora as pontinhas (só uma fatia mesmo), aí vc joga fora as pontinhas e as camadas retiradas e depois fatia para usar.
      Beijo

  2. Oie,
    Casei há 4 meses e estou aprendendo a cozinhar, o seu site está me ajudando mtooooooo, tudo bem explicado p/ pessoas “leigas” como eu…hehehee….Só uma dúvida posso substituir o creme de ricota por cream-cheese light??? Mtooo Obrigada por explicar tudo tão detalhado e Parabéns por esse dom de cozinhar tão bem…cozinhar é uma arte!! ;)

    • Oi Tania, muito obrigada querida, fico feliz em saber que estou colaborando com o seu aprendizado na cozinha :)
      Quanto à sua dúvida pode sim substituir o creme de ricota por cream cheese light, pois ambos possuem uma consistência muito parecida.
      Beijos!

  3. acabei de fazer e ficou muuuito boa!! coloquei um pouco ( bem pouco) de creme de cebola para dar um toque especial e SUPER combinou!! e rende demais, né?! obrigada pelas receitas, Fabi!! p.s: qual outro recheio daria certo com essa mesma “massa”??? vc já testou outros??

  4. acabei de fazer e ficou muuuito boa!! coloquei um pouco de creme de cebola para dar um toque especial e SUPER combinou!! e rende demais, né?! obrigada pelas receitas, Fabi!! p.s: qual outro recheio daria certo com essa mesma “massa”??? vc já testou outros?? Bjos, Gabi

    • Oi Gabi, que bom que você gostou!
      Eu já fiz com abobrinha, cebola e tomilho, com cogumelos, com atum e cebola, com frango desfiado e ervilha, só de queijos. Vale usar a imaginação! É boa demais e é light!
      Beijos

  5. Oi Fabiana fiz hoje a receita aqui em casa, só que por falta da ricota usei queijo minas frescal. Ficou uma delícia, meus pais amaram, agora mais uma receita pra colocar no meu caderno.
    Obrigada por dividir suas receitas com todos nós. Já fiz muitas receitas daqui e ainda tem um alista esperando para serem feitas.
    Beijos

  6. Ola prentendo servir quiches como no jantar de aniversario uma reuniao simples pa poucas pessoas… o que vc me sujere de acompanhamento alem da salada.

    amooo quiches rsrs… bjs

    • Oi Paula, se você pretende servir apenas quiches com salada no jantar eu acho que pode caprichar nas entradinhas finger food e fazer uma mesa de queijos e pães diversos. Aqui no blog tem um post sobre como montar tábua de queijos que pode te ajudar ;)
      Outra alternativa é fazer um risoto como prato principal – já que serão poucas pessoas – e servi-lo como prato único após as quiches.
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *