Patê de atum

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Depois de curtir o feriado do lado do meu amor e das minhas gatinhas fofuchas – porque renovar as energias é sempre bom! – aqui estou eu de volta com muitas receitinhas gostosas pra vocês, afinal de contas a minha cozinha não parou de funcionar, aproveitei pra fazer algumas receitas novas que estava com vontade de testar. Mas hoje vou começar por este patê de atum, que não é receita nova pra ninguém, todo mundo já conhece, mas por ser muito simples e permitir diversas combinações é um antepasto ao qual a grande maioria das pessoas recorre quando chega uma visita de surpresa ou quando o almoço do final de semana vai demorar a ficar pronto. Além disso eu sei que tem muitos cozinheiros iniciantes passando por aqui e que ficam bem felizes quando pinta uma receitinha moleza, por isso vou dar algumas dicas sobre o preparo desta comidinha fácil:

Patê de atum – receita básica

Ingredientes:

1 lata de atum em conserva (já escorrida)
2 colheres de sopa bem cheias de maionese light
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de suco de limão
sal a gosto
pimenta a gosto
salsa fresca picadinha

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes – menos a salsa – delicadamente e acerte o sal e a pimenta. Quando estiver pronto salpique a salsa fresca picada e sirva com torradinhas.

Dicas:

Neste patê de atum eu substituí 1 colher de azeite pela mesma medida de azeite trufado, e ao final eu acrescentei chilli em pó e pimenta calabresa desidratada para dar uma apimentada no patê. Se você tiver um azeite aromatizado em casa vale a pena usá-lo nesta receita e dar o seu toque especial.

O patê de atum combina também com cebola picadinha bem miúda, azeitonas verdes sem caroço picadas, sementes de gergelim branco ou preto, dependendo do seu gosto, e sempre com moderação para não ofuscar o sabor do atum.

Se você puder preparar o patê de atum com alguma antecedência para servir geladinho fica melhor ainda!

Bom Apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *