Pão de Batata muito fácil

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Esta receita é uma das minhas queridinhas! Eu simplesmente amo pão de batata, muito mais do que pão de queijo, e sou exigente com a aparência e sabor do pãozinho, que tem que ser macio, fofinho, douradinho e muito saboroso! Ah, e tem sensação pior do que comprar um pão de batata, dar uma mordida e ver que é seco e sem sabor? Pra mim é uma decepção quando vou esperando comer uma coisa deliciosa e ao provar percebo que não era nada daquilo, mas em matéria de pão de batata eu já fiquei esperta, hoje só de olhar pra um eu sei se ele vai estar gostoso ou não.

Os meus preferidos são aqueles mais murchinhos, que não crescem como uma broa, são mais amanteigados, mais salgadinhos, e se tiver recheio de queijo cremoso uau, melhor ainda! Mas ser exigente é uma coisa, saber fazer a acertar é outra bem diferente, e é por isso que eu estava apreensiva em fazer esta receita retirada do livro de receitas mui antigo da “vóvis”.

Só que por outro lado eu já aprendi que receita de vó é receita que não falha, e por isso eu acabei acertando o pão de batata, fiquei muito feliz em saber que agora posso produzir meus próprios pãezinhos de batata em casa sem ter aquela sensação decepcionante que comentei. Gente, eu não sou nem de longe especialista em pães, mas vou dizer que ficou uma delícia e o melhor de tudo é que não dá preguiça de fazer porque é mesmo a receita de pão de batata mais fácil do mundo! hahaha

PÃO DE BATATA FÁCIL – rende 20 unidades

Ingredientes:

2 batatas grandes cozidas e amassadas
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo (use xícara medidora e aperte bem a farinha dentro dela)
1 xícara (de chá) de leite morno
1 pacotinho de 10 gramas de fermento seco instantâneo (para pão)
1 colher (de sopa) de manteiga sem sal amolecida em temperatura ambiente
2 ovos inteiros
1 colher rasa (de sopa) de sal
2 colheres rasas (de sopa) de açúcar
1 gema batida para pincelar (opcional)

Modo de Preparo: Cozinhe bem as batatas até ficarem bastante macias. Escorra bem para retirar toda a água, descasque, amasse e deixe esfriar. Coloque a farinha em uma tigela grande e misture o açúcar e o sal. Junte as batatas amassadas e a manteiga e com as mãos vá amassando e misturando. Junte o fermento, o leite morno e os ovos e continue amassando e misturando com as mãos. Nesta etapa a massa vai estar bem mole e grudenta. Deixe descansar por 1 hora coberta com um pano de prato. Depois do tempo de descanso divida a massa em 20 porções e acomode-as numa assadeira, deixando espaço de 2 centímetros entre um pão e outro. Se quiser pincele cada pãozinho com gema de ovo – eu particularmente prefiro sem. Pré-aqueça o forno em 180º e asse os pães por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam levemente dourados.

 

Dica: Como esta foi a primeira vez que eu fiz pães de batata eu não quis arriscar e rechear com queijo cremoso, mas se você quiser tentar fica muito bom! Basta usar um queijo de boa qualidade, que não fique muito líquido quando for levado ao forno.

Bom apetite!

43 Comentários para “Pão de Batata muito fácil

  1. Oi Fabi, amo pão de batata, vou fazer amanhã!
    tb não gosto de pincelar com gema de ovo, e outro dia vi um Chef na TV pincelando com azeite, vou tentar fazer assim para ver como fica.

    • Alessandra, eu acho que o sabor fica forte quando pincelamos com gema de ovo, mas quando é essencial na receita – como nas esfihas por exemplo – o que eu costumo fazer é misturar 1 colher de sopa de água na gema de ovo para ficar mais fina e suave. Também pincelo algumas receitas com azeite ou óleo vegetal e gosto do resultado. Beijo!

  2. Fabiana,
    amei, amei esta receita e vou testar esta semana!!!
    Já faz um tempinho que eu gostaria de fazer um pão de batata e não encontrava algo prático!
    Bjos e adoro o seu blog!!!
    Depois me visite no meu!!
    Bjoss

    • Lígia, esta massa é mais mole mesmo, mas você pode fazer algumas coisas para melhorá-la: Use uma farinha de trigo de boa qualidade – eu gosto da Renata. Cozinhe as batatas com a casca, e somente depois de mornas descasque e amasse. A batata também é importante, use uma batata que não seja muito aguada, a asterix é uma boa opção. Mas mesmo ficando mole a massa é deliciosa, da próxima vez tente colocá-la na assadeira às colheradas mesmo, e verá que na hora de assar a mágica acontece e o pão fica delicioso e firme. Não desanima, o importante é persistir, com a prática você acaba acertando :) Beijos

  3. Oi, Fabi! Acabo de fazer os pãezinhos e realmente são ótimos! Como uma amiga minha tentou e ficou mole (assim como a Lígia), além das suas dicas eu cozinhei as batatas no microondas e apertei BEM a farinha na xícara! Ficaram bons para enrolar, ainda que pegajosos, mas o necessário para ter a umidade que você disse. Aliás, eu estou grávida e a sua descrição da sensação de comer esse pãozinho me acompanhou por dias, rsrsrs! Enfim, acabo de comê-los quentinhos com manteiga. Grata por mais uma receita, adoooro receitas de família! Beijos!!

    • Oi Lú, fico muito feliz em saber que colaborei com a saciedade dos desejos culinários de uma grávida :) Que o seu baby venha com muuuita saúde! Beijos!

  4. Aii, fiz o pão e coloquei 1 xic de farinha de trigo integral, não deu certo, ficou com um gosto forttíssimo de fermento e parecido com cookies. Que pena, amo pão de batata!!

    • Oi Eloisa, eu nunca fiz com farinha de trigo integral, até por isso é que a receita é com farinha de trigo branca. Quando você quiser usar farinha integral no lugar da farinha branca vou te dar uma dica que costumo colocar aqui no blog: use metade da proporção de farinha integral e metade branca, relativamente ao que a receita pede. Realmente a farinha de trigo integral é bem mais forte e pesada, por este motivo é que o seu pão de batata acabou virando um “cookie”. A farinha de trigo integral na minha opinião fica melhor com pães rústicos, bem sovados e em alguns bolos.
      Tente novamente seguindo a receita e verá que dá super certo!

  5. Oi Fabiana, com esse frio pensei em fazer pães de batata no fds e já corri pro seu site, ameei a facilidade que essa receita parece ter, mas dúvidas surgiram, esse fermento é como o químico, só que próprio pra pão?
    E se a massa fica mole, como você sugere que eu a recheie com catupiry?

    Obrigada,

    Beijos!

    Ps. parabens pelo site.

    • Oi Pamela! Este fermento é o fermento biológico seco instantâneo…nossa, que nome comprido! hahaha. É aquele que vende em sachês individuais. Costumo comprar o da Fleishman.
      Este pão de batata não é mesmo para rechear com a massa crua porque a esta massa da receita fica bem molenga. Mas o que você pode fazer é pré-assar os pães de batata e antes que dourem você retira do forno, recheia com bico de confeitar (ou improvisa um colocando o catupiry dentro de um saquinho plástico e fazendo um furinho na ponta, manja?) e depois volta os pães de batata pro forno até que fiquem douradinhos. Acho que assim vai funcionar!
      Se fizer o teste volta aqui pra contar, promete?!
      Beijos e obrigada :)

  6. Oii, eu volto pra contar sim!
    Foi difícil achar esse fermento por aqui, achei ontem e já comprei uns 6 rsrs vou tentar fazer fds e segunda pra passo aqui pra te contar o resultado!

    Obrigada e Beijos!

  7. Vou tenta fazer hoje… depois eu conto como ficou!!! mas eu gostaria de uma receita de pão de batata pra fazer na forma, mas com a massa mole!!! Beijos…

    • Uau Fabi! Você é exigente menina! hahahha
      Vou procurar uma outra opção de receita para postar aqui pra vocês, prometo! Aí você faz as duas e vê qual gosta mais, combinado?
      Beijos!

    • Oi Fernanda, eles ficam sim porque a massa fica mole mas não tão mole daquelas que escorrem pela assadeira, sabe? É uma massa mole que não fica firme, mas também não escorre. Basta colocar a massa às colheradas para formar os “montinhos” de massa e assar com uma distância de 3 dedos entre um pão e outro. Pode fazer que dá certo. Se você ficar insegura é só colocar mais farinha para deixar a massa mais firme.
      Beijo

  8. Oi Fabiana!

    Creio de o seu pão de batata é igual ao da Baked Potato
    e que eu procuro há muito tempo a receita! Vou fazer e depois eu te falo!
    Abraços

    • Será que é parecida Celia? Se for só preciso te alertar para recheá-lo depois de pré-assado porque a massa desta receita é mais molenga mesmo, não dá para modelar muito.
      Beijos

  9. Olá Fabi, descobri o seu site através desta receita e amei..na verdade utilizei o inhame no lugar das batatas, e o resultadi ficou divino. Acrescentei frutas cristalizadas também, agora voltarei com mais calma aqui no seu cantinho!!Obrigada por compartilhar tantas delícias!!Super bjs

  10. Olá! Acabei de fazer o pãozinho… Achei a massa meio, muito..sr mole
    mas vou seguir sua dica , deixar descansar uma hora e colocar na forma as colheradas… Depois te conto como foi! bjs!

    • Priscila, deixar descansar ajuda muito sim! Embora esta massa seja mole o resultado final é um pão de batata muito macio e fofinho, eu amo esta receita!
      Beijos!

  11. Testei a receita – e o pão ficou excelente, mas talvez eu tenha colocado muita batata e precisei de mais farinha, e por isso rendeu bastante! Vou tentar de novo com menos batata. O ideal seria se voce desse uma idéia aproximada do peso da batata porque só pelo tamanho fica difícil. Parabéns e obrigado pelas dicas e pela receita. Vou repetir até acertar…

    • Renaldi, confesso que eu nunca pesei as batatas para fazer esta receita porque sempre faço a olho mesmo, mas da próxima vez que eu fizer vou pesar as batatas e colocar a dica aqui :)

    • Emiliana, não dá certo mesmo porque como precisa dissolver no leite a massa vai ficar totalmente líquida. Esta massa já é mais molenga que as outras, então por isso que o fermento adequado pra ela é o instantâneo. Não desista porque fica delicioso!
      Beijos

  12. Fiz esta receita e ficou uma grande porcaria. Ate colocar o leite a massa estava boa. Depois dele ficou mole demais, quase liquida, ate tentei colocar mais farinha mas como voce dizia que era assim mesmo, fui em frente. É tao mole que é impossível rechear ou modelar. As bolinhas foram escorrendo e juntando umas nas outras e no final viraram tipo uma massa de pizza grossa. Vou tentar fazer sem o leite.

    • Vivian, realmente não sei o que pode ter acontecido. Talvez você tenha usado uma quantidade menor de batata ou de farinha (a farinha tem que ser apertada na xícara), ou uma maior quantidade de leite. Eu sempre faço esta receita e dá super certo, como eu disse, fica molenga, mas não líquida como a sua. E como eu já falei no post e nos comentários, para rechear primeiro tem que pré-assar os pães de batata e depois usar um bico de confeiteiro para colocar o recheio dentro da massa pré-assada. Pelos comentários você pode perceber que outros leitores também já fizeram e aprovaram, então como eu disse, não sei o que houve :( uma pena.
      Bjs

  13. Acabei de tirar do forno, o sabor é bom, mas, coloquei com colher, mesmo assim, ficou fino,ñ parece pão de batata.
    Que pena!.
    Fiquei frustrada, pois, gosto muito de pão de batata.

    • Maria de Lourdes, da próxima vez tente fazer em forminhas de empada ou de cupcake, isso pode ajudar a ficarem mais gordinhos. Eu gosto muito desta receita porque os pãezinhos ficam muito macios e eu prefiro assim do que aqueles muito massudos e gordos de padaria que só tem massa e ficam secos, mas gosto é gosto né?
      :)

    • Telma, vários leitores preferiram usar forminhas, de empada ou de muffins, mas eu faço direto na assadeira. Uso uma assadeira grande e coloco pequenas porções, separadas uns 2 dedos de distância umas das outras pq a massa dá uma espalhada mesmo e cresce. Se achar mais fácil use forminhas.

  14. Olá! Há mto tempo buscava uma receita de pão de batata, e quase sem querer achei a sua. Resolvi fazer na hora (agora!) e confesso que quando vi a consistencia da massa, depois da uma hora descansando, quis te matar! Hahahaha! Ficou mole, grudenta, impossivel de modelar. Mas, resolvi untar formas de empada e colocar a massa ali pra ver no que ia dar… Ficou no forno alto cerca de 30 minutos, e alem de lindos ficaram deliciosos! Bem fofinhos, umidos, derretem na boca! Valeu muito, recomendo a receita. Bjs e obrigada! :)

    • Hahahaha ufa, ainda bem que escapei hein Shirlene…
      Esta massa é bem delicada mesmo, mas usar as forminhas é uma ótima alternativa (apesar de eu insistir em fazer os meus sem forma, e eles formam belos disquinhos na assadeira). Pra mim a textura macia e fofinha desta massa é incomparável.
      Beijos!

  15. Oi! Fiz essa receita pois estava procurando um pão de batata parecido com o da Baked Potato. Como moro fora do Brasil, estava querendo matar saudades… Esse pão ficou realmente muito parecido!! Como aqui não temos catupiry eu coloquei de recheio cream cheese e ficou ótimo! Como a massa realmente fica mole sem condições nenhuma de modelar nas maos, ao invés de usar colher eu usei aquele negocio de fazer bolas de sorvete (desculpa não sei o nome dele em português) e coloquei um pedaço de cream cheese e coloquei na forma e deu super certo!! Alem de ficar todos de um tamanho uniforme eu consegui rechear antes de ir para o forno! hmmmm… delicia! obrigada pela receita!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>