Cranberry

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cranberry é uma frutinha típica dos Estados Unidos que é vermelhinha, suculenta quase como a cereja fresca e um pouco azedinha também. No Brasil sua tradução é oxicoco, mas mesmo assim ainda não é tão popular por aqui. A frutinha ainda é mais conhecida na versão desidratada, e então bem semelhantes com uvas passas, com a vantagem de ser menos doce e enjoativa. Esta delícia só faz bem à saúde, por ser rica em antioxidantes e propriedades capazes de combater problemas urinários. Outro produto com cranberry que já é bastante conhecido no Brasil é o suco, que pode ser facilmente encontrado em grandes supermercados. Eu gosto tanto de cranberry que costumo dar de presente a alguns amigos, elas ficam tão lindas embaladinhas, tão cor de rosa, não resisto! Além disso a vantagem de presentear alguém com cranberries é que pode se fazer infinitas coisas com elas, desde cookies até molhos encorpados, farofas (faço uma que é divina, prometo colocar a receita em breve) e saladas. Uma das minhas formas preferidas de comer cranberries é fazendo um mix com castanhas e nozes torradas e salgadas, minha mãe faz este petisco desde que eu era criança, e portanto, pra mim é algo afetivo e inesquecível. O gostoso da vida está nas coisas mais simples :)

Elas não são mesmo muito sedutoras?

Mix de Cranberry com Castanha de Cajú

Ingredientes:

200 gramas de castanha de cajú torrada e salgada

100 gramas de cranberries desidratadas (se não tiver fica  bom com uvas passas também)

Modo de Preparo: Misture as castanhas com as cranberries e sirva com bebidinhas deliciosas e boa companhia :)

 

Fabi

8 Comentários para “Cranberry

  1. Oi, Fabi :}

    Sempre leio o F&F, mas acho que nunca comentei – sei lá, acho difícil comentar receitas sem ser algo pontual, do tipo “parece delicioso, farei quando der”. rs

    Enfim.

    Já provei o suco de caixinha de cranberry, mas nunca a frutinha seca… A despeito de ser ótima como você falou, é muito difícil encontrar – ainda mais aqui no interiooor – além do preço né. Ah! Em algumas pesquisas, vi que muita gente compra capsulas, normalmente importada dos EUA, para ajudar em problemas recorrentes de infecção urinária e pelo poder antioxidante também.

    Bjs

  2. Vocês também podem comprar a cranberry desidratda online nos sites ekosul.net.br e nutsonline.com.br. Muitos varejistas do Mercado da Cantareiea em São Paulo vendem a cranberry desidratada também. Nas principais capitais brasileiras, nos mercados centrais, também se acha a frutinha ! para quem quiser mais detalhes basta me escrever. http://www.novainglaterra.com

    • Não existe uma quantidade máxima ideal de cranberry desidratada que uma pessoa pode comer por dia a não ser que ela seja diabética pois todas as cranberries desidratadas são adoçadas (ou com açúcar ou com suco de abacaxi ou maçã ou com polióis). O que existe é uma recomendação de consumo indicado para a prevenção de infecções urinárias => 40 gramas por dia. Recomendo que toda e qualquer dieta seja baseada em uma opinião profissional de um médico ou nutricionsta, principalmente para diabéticos.

  3. gostaria de saber se posso usar o cranberry seco no preparo para doce ex: com creme belga e também quero saber se posso usar a geleia do mesmo também no creme para doce.

    • Darlene, pode sim usar cranberry em diversos tipos de preparo, lembre-se que em tudo o que vai passar a cranberry pode substituí-la, dando um toque adocicado mas azedinho ao mesmo tempo. Eu amo, faço sobremesas, granola e até saladas usando cranberry.
      Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *