Bolo de doce de leite com maracujá

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sim, podem me punir por publicar um bolo tão criminoso quanto este! Podem sim, eu mereço! Vocês sabem o quanto eu resisto em fazer um doce porque sei que o “rei das formigas” que eu tenho em casa não deixa sobrar nem migalha, e eu apesar de não gostar tanto de doces sempre acabo provando, claro. Gente, vocês não tem ideia do que é este bolo, o doce de leite vai direto na massa, e outro pouco dele vai na superfície do bolo – verdadeira perdição! O maracujá por ser azedinho equilibra o bolo sem deixar que fique enjoativo por conta do doce de leite, e o aroma que sai de dentro do forno enquanto o bolo está assando é de fazer tortura. Mas então vamos logo com esta receita que é moleza de fazer, bem do jeito que eu gosto. Suja uma tigela só pra preparar, dispensa a batedeira e é muito fácil.

BOLO DE DOCE DE LEITE COM MARACUJÁ 

(rende um bolo pequeno, com 9 pedaços)

Ingredientes:

1 xícara (de chá) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (de chá) de doce de leite cremoso
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 ovo levemente batido
polpa de 1 maracujá azedo
1/2 colher (de chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
3 colheres (de sopa) de manteiga sem sal 
1 pitada de sal
 

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. Num bowl de vidro grande coloque a manteiga e leve ao microondas por 15 segundos. Retire e mexa com vigor para desmanchar de forma homogênea. Misture o açúcar mascavo neste mesmo bowl, e em seguida o ovo levemente batido. Adicione metade da polpa de maracujá e metade do doce de leite. Misture rapidamente. Comece a acrescentar aos poucos todos os ingredientes secos peneirados juntos. Misture até formar uma massa homogênea e transfira para uma assadeira pequena forrada com papel manteiga já untado com óleo vegetal ou manteiga sem sal. Distribua o restante do doce de leite sobre todo o bolo, em pequenos montinhos. Depois distribua o restante da polpa de maracujá sobre cada porção de doce de leite.

Leve ao forno por 30 minutos, ou até passar no teste do palito.

Bom Apetite!

 

17 Comentários para “Bolo de doce de leite com maracujá

    • Dá sim Mayara, eu gosto de usar o mascavo porque deixa a massa mais escurinha e é mais saudável que o açúcar comum, mas você pode usá-lo sim, com certeza.
      :)

  1. Adorei esse site!! Fiz essa receita hoje com as minhas amigas, ficou uma delicia! O cheiro do doce de leite com maracujá se espalhou pela casa. Perfeito!

  2. Sou louca por blogs de culinária, mas só descobri o seu há pouco tempo, que dó! Rs
    Amo fazer (e comer) bolo, então essa foi a receitinha q me chamou logo atenção. Que delícia!!! Ameeeei! Ficou divino! Mudei algumas coisas no modus operandi, tipo bater claras em neve, bater manteiga com a manteiga e os ovos. Vou repetir a dose certamente!

    Bjos!

  3. Oi Fabi, Moro nos Estados Unidos e aqui Nao tem maracuja, so em garrafinha (alguns sucos concentrados) posso substituir a polpa por Esses sucos? E quantidade seria a mesma. Gosto muito de Suas receitas mas muitas coisas aqui Nao tem. Por exemplo para usar a castanha do para nos Bolos ou tortas, eu poderia substituir por outras nuts? E a quantidades, mudaria tambem Ja que a espessura e/ou o tamanho Sao diferentes? Nao sou muito boa de cozinhar, mas adoro fazer Bolos simples e diferentes, dai as minhas duvidas. Serei muito grata se me ajudar.

    • Oi querida, pode substituir a polpa do maracujá por suco de garrafinha sim, e nas mesmas quantidades. Quanto à castanha do Pará você pode substituir por castanha de cajú ou até mesmo por amêndoas. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *