Bolinhos de lentilha

terça-feira, 07 de fevereiro de 2012

Eu sou perdidamente apaixonada por um “bolinho”, de verdade! Seja de arroz, seja de legumes, seja de grãos, amo todos eles, principalmente porque bolinho pode ser comido na mão e sem nenhuma frescura. Pode acompanhar uma cerveja muito gelada, um bom papo com os amigos ou o seu programa preferido na tv. Agora, se o tal bolinho for acompanhado de um molho especial aí eu digo que é simplesmente irresistível. Isso, irresistível é a palavra mais adequada para descrever este bolinho de lentilha que eu fiz ontem no jantar, ficou tão maravilhoso que eu passei a receita na frente de outros posts pra poder dividir com vocês logo. Tinha feito lentilha para uma salada e sobrou além do planejado, e aí eu já tinha vontade de tentar uma receita de bolinhos de lentilha porque imaginava que poderia ficar bom. Uma vez há muitos anos atrás folheando um livro de receitas indianas em uma loja eu me deparei com bolinhos de lentilha, mas não me lembro como era a receita, mas fiquei com vontade de provar um dia. Misturei os ingredientes que achava que combinariam com a lentilha e deu certo. Para acompanhar fiz um molho de iogurte bem consistente que ficou parecendo coalhada seca, perfeito! Receita daquelas que a gente aqui mais gosta: fácil, rápida e deliciosa!

BOLINHOS DE LENTILHA – rende 20 unidades

Ingredientes:

2 xícaras de chá de lentilhas cozidas e escorridas
1/2 cebola bem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
1 batata grande cozida
4 colheres de sopa de farinha de mandioca (pode substituir por farinha de rosca)
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de pimenta síria (se não tiver use pimenta preta moída, canela em pó, cravo em pó e páprica na mesma proporção)
sal a gosto

Modo de Preparo: Numa tigela disponha a batata cozida e amasse bem como se fosse fazer um purê. Junte a lentilha cozida, todos os temperos, a farinha e amasse bem até formar uma massa consistente. Unte uma assadeira com 1 fiozinho de azeite e pré-aqueça o forno por 10 minutos em 200º. Molde os bolinhos de lentilha na mão ou com 2 colheres como se fosse fazer bolinhos de bacalhau. Disponha os bolinhos na assadeira e leve ao forno por 20 minutos, ou até dourarem. Sirva com o molho de iogurte.

Molho de iogurte:

Misture 1 copo de iogurte natural integral – para acertar na consistência deve ser integral – 2 colheres de azeite extra virgem e sal a gosto. Com um garfo ou fouet bata bem o molho para ficar encorpado. Sirva com os bolinhos. Este molho também fica espetacular com kibe, esfiha ou salada.

Bom Apetite!

 

3 Comentários para “Bolinhos de lentilha

  1. Confesso que ao ler seu post de hoje desconfiei da minha capacidade de fazer tais bolinhos, já que o passado – no quesito bolinhos – me condena; mas a receita é maraaavilhossa e super simples e pra melhorar, é assada. Tinha feito uma sopa de lentilha e não sabia o que fazer com o que sobrou dela até que li seu blog. Parabéns pelas receitas e pelo blog… Os bolinhos são deliciosos.

    • Oi Dani, que bom que você aprovou a receita dos bolinhos! Eles são tão fáceis e gostosos que tiram qualquer trauma :) hahahha. Certeza que você vai conseguir! Beijos!

  2. Me deu uma super vontade de fazer esses bolinhos, vou tenar arriscar afinal se forem tão fáceis de preparar como os bolinhos de arroz que peguei aqui do Figos, com certeza vou ficar super fãn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *