Salada de bacalhau com grão-de-bico

domingo, 15 de janeiro de 2012

Bacalhau é um peixe bem democrático, fica bem em pratos quentes, em saladas, em massas, em gratinados, enfim, eu gosto de preparar o bacalhau de diversas formas diferentes, e o bom é que quanto mais se prepara bacalhau em casa mais se aprende sobre os seus “truques”. Para o jantar de reveillon eu preparei um bacalhau bem gostoso, e com as sobras eu fiz esta salada deliciosa com grão-de-bico, azeitonas pretas, cebola e brócolis cozido. Deixando a modéstia de lado, a salada feita com as sobras de bacalhau ficou divina, surpreendeu realmente. Para acompanhá-la, como era um almoço a beira da piscina, servi torradas caseiras feitas com pão ciabatta. E precisa mais?

Salada de Bacalhau com grão-de-bico  

Ingredientes:

1 xícara de chá de bacalhau em lascas pequenas
1 xícara de chá de grão-de-bico cozido al dente
1/2 xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço picadas
1 cebola média em fatias bem finas (em meia lua)
1 xícara de chá de flores de brócolis cozidas al dente
suco de 1/2 limão
azeite a gosto
pimenta moída e sal a gosto
salsa fresca picada para finalizar

Modo de Preparo: Num bowl grande misture a cebola, a azeitona e o grão-de-bico. Tempere com sal, pimenta, azeite, suco de limão e misture delicadamente. Por fim junte as lascas de bacalhau e o brócolis cozido. Mexa novamente com delicadeza. Regue com azeite, polvilhe salsa fresca picada e sirva com torradas. O ideal é servir esta salada geladinha.

Bom Apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>