Risotto light

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Risotto magro? Mas isso existe? Sim queridos, existe sim, e você vai aprender agora como é que faz esta delícia pouco calórica e tão saborosa. Em casa nós somos viciadinhos em risotto, nunca deixo faltar o arroz arbóreo na despensa, mas se todas as vezes que eu tenho vontade de comer risotto eu fizesse aquele tradicional e cheio de amido eu estaria agora rolando de tão gorda. Por isso a minha solução foi fazer risotto light, mais especificamente utilizando um arroz 7 grãos, rico em fibras e mais pobre em calorias se comparado aos demais. Tem gente que não gosta de arroz integral e então não vai achar assim tão atraente a receita, mas para quem curte uma comidinha mais “natureba” e também os vegetarianos eu tenho certeza que vão amar esta receita. Basta clicar no botão “imprimir” e seja feliz :)

Risotto Light de Funghi – para 2 pessoas (famintas)

Ingredientes:

1 xícara e 1/3 de arroz 7 grãos
1 potinho de caldo de carne dissolvido em 1 litro de água bem quente
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média bem picada
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
2 colheres de sopa de queijo parmesão ou pecorino ralado
1 xícara de chá de funghi seco hidratado em água quente 
1 xícara de chá do caldo do funghi já peneirado
1 dente de alho amassado
1 colher de chá de ervas secas a sua escolha (usei ervas de provence)
pimenta do reino preta moída na hora
sal a gosto

Modo de Preparo: Numa panela aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione o alho e mexa. Em seguida junte o arroz e dê uma breve fritadinha nele. Regue com o vinho branco e mexa novamente até que o álcool evapore. Comece a regar o arroz com o caldo de carne, uma concha por vez, acrescentando mais sempre que o arroz estiver secando. Quando o arroz estiver quase al dente junte o funghi hidratado picado e o seu caldo peneirado. Tempere com as ervas secas a gosto e com a pimenta. Junte o queijo ralado. Misture tudo delicadamente e prove para ver se será necessário acrescentar mais sal. Se for necessário acrescente mais caldo de carne até o arroz atingir o ponto de cozimento desejado. Quando estiver pronto desligue a panela, tampe, deixe descansar por 3 minutos e sirva. 

Dica: Você pode fazer as ervas de provence em casa, basta misturar as seguintes ervas secas na mesma proporção: manjerona, tomilho, segurelha, manjericão, alecrim, sálvia, feno-grego. Depois de misturá-las guarde-as em pote de vidro com tampa.

Bom Apetite!

 

 

 

11 Comentários para “Risotto light

  1. Gostei desta receita de risotto light. Cá em casa comemos muito risotto mas do tradicional (e somos os dois bem magros!) mas é bom ter uma escolha mais saudável. E as cores ficaram lindas, dá mesmo vontade de tirar uma garfada :)

  2. Fabiana,

    Vou te dizer: essa sua foto ficou linda!(adorei a panela de cor azul bebê, uma graça!)

    E realmente fiquei com vontade de experimentar esse risoto! Só tem tudo o que eu gosto! Vou anotá-la para prepará-la agora para o fim de semana, depois volto para dá dizer o que achei!

    Beijos,
    Vânia.

  3. Pingback: Risotto integral com funghi, abóbora e cebola roxa | Figos & Funghis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *