Risotto integral com funghi, abóbora e cebola roxa

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Depois que eu descobri a delícia deste risotto light fiquei com ele na cabeça e o considero um dos meus coringas na cozinha, simplesmente amei e agora testei outra combinação, mas também incluindo o funghi porque ele confere mesmo um sabor muito especial ao arroz. Usei novamente o arroz 7 grãos integrais, mas já fiz apenas com arroz integral também e o resultado foi ótimo, o segredo é cozinhá-lo lentamente, como um risotto mesmo, e em bastante caldo. Capriche no caldo! Juntei este arrozinho bom, funghi, abóbora japonesa e cebola roxa caramelizada. Este risotto pode perfeitamente ser o prato principal de um jantar vegetariano, impossível não ser aprovado! Vou dizer que ficou lindo! Depois de tudo isso eu duvido que você vai continuar torcendo o nariz para o arroz integral :)

Risotto Integral com funghi, abóbora e cebola roxa caramelizada

Ingredientes:

1 xícara de arroz 7 grãos 
3 xícaras de chá de caldo de legumes
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
1 cebola pequena picada
1 cebola roxa grande fatiada
1 xícara de chá de abóbora japonesa picada
1 xícara de chá de funghi seco hidratado
1 xícara de chá de água quente
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
pimenta moída a gosto
sal a gosto
azeite o quanto baste
1 colher de chá de açúcar mascavo

Modo de Preparo: Hidrate o funghi na água quente até amolecer e pique-o em pedaços menores. Coe o caldo e reserve. Numa panela derreta 1 colher de manteiga junto com o azeite e refogue a cebola picada até ficar transparente. Junte o arroz e frite bem. Regue com o vinho branco e espere o álcool evaporar, aí acrescente a abóbora picada, o caldo de legumes que deve estar bem aquecido e mexa. Continue acrescentando o caldo aos poucos e mexendo.  Junte o caldo de funghi reservado e o funghi. Continue acrescentando o caldo e mexa até que o arroz esteja cozido em ponto al dente. Quando o arroz estiver quase no ponto derreta a outra metade da manteiga numa frigideira com 1 fio de azeite e dissolva o açúcar mascavo. Quando estiver quase uma calda junte a cebola roxa fatiada e frite em fogo médio até caramelizar, mas sem deixar desmanchar. Finalize o risotto com azeite e ervas frescas e sirva com a cebola roxa caramelizada por cima.

Bom Apetite!

E FELIZ ANIVERSÁRIO PRA MINHA CIDADE, SÃO PAULO!

6 Comentários para “Risotto integral com funghi, abóbora e cebola roxa

  1. Olá, Fabiana. Também sou uma cozinheira amadora “profissional” e adoro o blog. Quero te dar uma dica: O arroz tipo “cateto” também é integral e sua textura é naturalmente a de um risoto cremoso. Faço sempre em casa quando estou com desejo de risoto, mas não posso exagerar na massa. Tem muita fibra e é mais saudável. Espero que goste da dica.
    Beijos,
    Bárbara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *