Pão de alho fácil

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Final de semana chegando e muita gente curte fazer um churrasco. Na semana passada chegamos de viagem cheios de vontade de fazer um churrasco depois de tanto peixe que comemos nas férias, então fizemos um churrasco com direito a arroz, farofa, saladinha e pão de alho caseiro. Eu nunca tinha feito pão de alho em casa, mas depois de ver uma receita irresistível no livro “30 minutos” do Jamie Oliver, fiz uma pequena adaptação – a receita dele era para ser feita no forno – e em menos de 10 minutos os pãezinhos estavam prontos para irem para a grelha da churrasqueira. Olha só como é fácil de fazer:

Pão de Alho do Jamie Oliver – levemente adaptada do livro “Jamie Oliver’s 30 Minute Meals”

Ingredientes:

5 pães do tipo francês pequenos (ou do tipo ciabatta)
5 dentes de alho amassados
1/2 xícara de chá de salsa fresca picada
azeite o quanto baste
1 colher de sopa de manteiga (acrescentei por conta própria)
pimenta e sal o quanto baste

Modo de Preparo: Faça cortes nos pães de cima para baixo, sem ir até o final, ou seja, sem dividir as partes, apenas para abrir espaço para o tempero. Num bowl misture o alho amassado, a manteiga, o azeite, metade da salsa e tempere com pimenta e sal. Espalhe esta mistura por dentro dos cortes nos pães e depois regue-os com mais azeite e polvilhe salsa. Se for fazer os pães na churrasqueira apenas coloque-os sobre a grelha e espere dourar. Se for fazer os pães no forno embrulhe-os um a um em papel manteiga como se fosse fechar um “bombom” e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos.

Bom Apetite!

19 Comentários para “Pão de alho fácil

    • Oi Li, que bom te ver por aqui! Eu também sempre comprava pronto, mas é tão fácil de fazer em casa e fica muito bom que eu achei que vale a pena! Beijos!

  1. Pingback: Franguinho com mostarda, chilli e mel | Figos & Funghis

  2. Na minha receitinha delícia, acrescento ricota pra dar uma cremosidade e quebrar um pouco a acidez do alho. Fica igualmente delicioso, uma vez que a porção de ricota é só pra dar uma liga.

    Adorei seu blog, cheio de coisinhas criativas, práticas e saudáveis.
    Beijos. ;*

    • Du uso bastante o creme de ricota aqui em casa Marcella, gosto muito!
      Gostei da sua dica, da próxima vez que fizer vou testar. Beijos

      • Na verdade, Fabi, eu faço com a ricota mesmo, além dela quase não ter sal, no fim de mundo que eu moro nunca encontrei esse creme de ricota que, pelo que consta é divino. rsrsrs Nesse mesmo fim de mundo também não é possível encontrar limão siciliano que eu amo de paixão. Fazer o quê? haha

        Ah, você tem estado bastante lá em casa esses dias com receitinhas light’s, viu? Até o noivo come achando uma delícia.

        Beijos. ;*

        • Oi Marcella. Eu entendo como são essas coisas, já morei no interior numa cidade bem pequena e era difícil encontrar até coisas simples. Mas a ricota é mesmo uma opção muito saudável e saborosa. Agora, quanto ao limão siciliano você pode resolver o problema. Se tiver um pedacinho que seja de jardim pode tentar plantar seu próprio limoeiro, já pensou que delícia?! Já me disseram que limão se desenvolve bem rápido.

          Fico feliz em saber que as receitinhas light estão fazendo sucesso na sua casa :)
          Beijos

  3. Nossa que coincidência.
    domingo é aniversário de meu marido e vamos fazer um churrasco,estava louca por uma receita desse pãozinho, mas esqueci de procurar na internet.
    Chego em casa agora,abro o face e dou de cara com essa receitinha… acho que um sinal de que vai dar tudo cetro!!![

    adorei, beijos

  4. Aqui eu faço com maionese, verduras e alho… fica um creme de alho muito bom.. e as vezes acrescento creme de leite ou requeijão.

    • Karyne, com maionese eu também já fiz e fica uma delícia mesmo! Com creme de leite e requeijão nunca tentei, mas valeu pela dica :)
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *