Fettuccine com mexilhões

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Que eu sou doida por massa não é nenhuma novidade, que frutos do mar e peixes tem tudo a ver com o verão também não é novidade, mas esta minha receita é sim novidade por aqui! É a minha forma preferida de fazer massa com frutos do mar, aprendi com a minha avó e desde então fui aperfeiçoando. Esses dias fui procurar a receita aqui no blog para enviar para uma amiga que pediu e descobri que nunca postei – será por ciúmes? hahahah. Olha, quem nunca preparou frutos do mar, ou neste caso específico mexilhões, pode até pensar que é difícil, trabalhoso, etc, mas eu garanto que não é. A principal preocupação ao comprar frutos do mar é certificar-se de que estão muito frescos e são de boa procedência, além disso ao chegar em casa lave-os muito bem em água corrente e limpe. Para fazer esta massa você precisa saber que o segredo está no refogado, como sempre! Ah, o que um belo refogado feito no capricho não pode fazer de bom na nossa vida?!!! – suspiros – o meu refogado para fazer massa com frutos do mar é quase sempre o mesmo, aí na hora de acrescentar os “bichinhos” é que eu vario, pode ser camarão, lula, vôngole, mexilhões, ou uma combinação de todos eles. Além de ser uma receita fácil é rápida de preparar dá um toque de glamour – que a gente adora! – em qualquer refeição ;)

Fettuccine com Mexilhões – para 2 pessoas

Ingredientes:

250 gramas de fettuccine
12 mexilhões na casca, bem lavados (se não encontrar frescos use aquela versão já cozida e congelada)
1 tomate grande lavado e picado
1 cebola roxa bem picada
2 dentes de alho bem picadinhos
1 xícara de chá de suco de tomate
1/2 xícara de chá  de vinho branco seco
1 pitada de lemon pepper
azeite extra virgem 
sal a gosto
folhas de manjericão fresco e salsa fresca a gosto

Modo de Preparo: Coloque a água da massa para ferver. Enquanto isso coloque um pouco de azeite em uma panela e refogue a cebola roxa. Quando a cebola estiver murcha junte o alho e refogue por 2 minutos. Junte o tomate picado e o suco de tomate. Deixe ferver e reduza o fogo para o mínimo, deixando o molho refogar e reduzir por 15 minutos. Depois deste tempo acrescente o vinho branco. Assim que o álcool evaporar coloque os mexilhões sobre o refogado e tampe a panela.

Cozinhe por mais 8 minutos enquanto coloca a massa para cozinhar. Tempere com o lemon pepper e ajuste o sal se necessário. Escorra a massa e passe-a para a panela do refogado. Tampe a panela e sacuda bem, segurando a tampa para não fazer sujeira. Transfira a massa para a travessa de servir, e distribua folhas de manjericão fresco e salsa fresca picada por cima. Sirva em seguida. Sucesso total!

 

 

Memória Afetiva: Repararam na travessinha azul bebê das fotos? Ela foi da minha bisavó Helena, é uma louça inglesa linda e muito delicada, já com todas as suas marcas de uso. Minha avó me deu junto com outras 2 peças que foram da mãe dela logo que soube que eu ia me casar, eu adoro uma louça antiga e quando cozinho com elas sinto uma nostalgia deliciosa, é tão gostoso saber que a mesma travessa já serviu tantas vezes a mesa da minha bisavó…

Bom Apetite!

:)

 

9 Comentários para “Fettuccine com mexilhões

    • Oi Fernanda, pode fazer sim exatamente a mesma receita substituindo os mexilhões por camarões, também fica uma delícia! Se você quiser também pode fazer uma massa com frutos do mar diversos e usar a mesma receita do refogado de tomate. É dos deuses!!!
      Beijos!

  1. Oi Fabi, adoro seu site, já fizemos várias receitinhas, sempre fazem muito sucesso. Gostaria de uma dica, não tenho encontrado mexilhões com casca, você conhece algum lugar onde possa encontra-los? Tenho achado no máximo aqueles de meia casca, mas não é a mesma coisa. Bjo e obrigada! Paty.

    • Oi Paty, aqui em SP também só se encontra mexilhões com casca no mercado municipal até onde eu sei. Quando eu quero eu compro na praia, trago pra casa e congelo, mas por aqui tenho encontrado com facilidade em diversos supermercados este com meia casca que você mencionou. Acho muito bons também.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *