Couscous de 5 minutos

quarta-feira, 04 de janeiro de 2012

Nesta época do ano muita gente ainda está de férias, ou simplesmente não quer perder muito tempo na cozinha para aproveitar mais o sol, o calor, a piscina ou a praia. Então, para estes dias nada melhor do que uma refeição express, bem rápida, mas ao mesmo tempo bem deliciosa, porque não é necessário rasgar um pacote de lámem sempre que se quer comida rápida, há comidinhas incríveis que podem ser preparadas em apenas 5 minutos, e este é o caso do couscous. Eu simplesmente amo couscous e na minha despensa não falta, acho perfeito para os momentos de falta de tempo na cozinha. Sempre faço variações com os ingredientes, para dar mais emoção, e geralmente uso o que tiver na geladeira e na despensa, então esta combinação é apenas uma sugestão, você pode usar os ingredientes que preferir. Agora vou contar um segredo pra vocês: muita gente prepara o couscous somente a frio, ou seja, misturando todos os ingredientes num bowl e pronto, mas eu gosto de preparar um belo refogado que serve de base para o tempero do couscous. Não é nada de mais, apenas cebola picadinha, alho de vez em quando, especiarias e quando uso amêndoas ou castanhas eu gosto de tostá-las brevemente antes de usar no prato porque quando são aquecidas desprendem um aroma e sabor incomparáveis! Então é isso, o meu segredinho para um belo couscous é fazer um refogado no capricho que não leva nem 3 minutos para fazer, na verdade é o tempo que você precisa deixar a sêmola do couscous descansando para dar aquela “estufadinha”. Olha só como é fácil e rápido de preparar:

Couscous de 5 minutos – para 2 pessoas

Ingredientes:

1 xícara de chá de couscous marroquino (sêmola) 
1 e 1/2 xícara de caldo de galinha ou legumes quente (pode usar o de cubo, saquinho ou potinho)
1/2 cebola bem picadinha
3 colheres de sopa cheias de amêndoas (use inteiras e picadas)
2 colheres de sopa de azeite
1 pitada de pimenta moída na hora
1 pitada de canela em pó
1 pitada de curry
suco de 1/2 limão
5 damascos secos picadinhos
folhas de hortelã lavadas e bem rasgadinhas
sal a gosto
 

Modo de Preparo: Num bowl disponha a sêmola do couscous ainda seca e cubra com o caldo quente de galinha. Tampe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso coloque o azeite numa frigideira e refogue a cebola até murchar um pouquinho. Junte as amêndoas, o curry, a canela e a pimenta moída na hora. Mexa bem para misturar e desligue. Depois do tempo de descanso solte os grãos de sêmola com um garfo, delicadamente. Misture o refogado ao couscous e o damasco picado. Regue tudo com o suco de limão e misture. Ajuste o sal a gosto e por fim as folhas de hortelã. Regue com mais azeite se desejar. Sirva frio.

Bom Apetite!

5 Comentários para “Couscous de 5 minutos

  1. Tenho visto várias opções para preparar esse couscous, mas ainda não tive oportunidade de fazê-lo…a sua receita me parece muito saborosa, será minha próxima aquisição no mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *