Cogumelos Caprese

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pelo nome do blog fica até redundante eu dizer que em casa todos amamos cogumelos né? Mas é a mais pura verdade, os cogumelos de todos os tipos, tamanhos e cores são muito bem vindos sempre, dando mais sabor aos pratos. Geralmente quando tenho vontade de fazer cogumelos recheados eu procuro pelos cogumelos do tipo Portobello, mas como desta vez eu não encontrei, acabei comprando cogumelos shiitake que estavam enormes e bastante firmes, ideais para rechear. Olha, esta receita é coisa muito simples, facílima de fazer e dá um toque de glamour em qualquer almoço ou jantar, pode apostar. Sem contar que é uma receita muito light e muito saborosa. O recheio pode ser variado, aquela velha estória de “vai com o que tiver na geladeira” também cabe nesta receita de cogumelos recheados. Hoje eu trago pra vocês a versão com mussarela fresca de búfala, tomatinhos cereja e manjericão, que batizei de “Cogumelos Caprese”.

COGUMELOS CAPRESE – rende 8 porções

Ingredientes:

8 cogumelos portobello ou shiitake grandes
3 bolas de mussarela fatiadas
2 xícaras de tomate cereja lavados e cortados ao meio (pode ser tomate uva)
folhas frescas de manjericão
azeite extra virgem o quanto baste
molho shoyu o quanto baste
pimenta moída na hora a gosto
sal a gosto 

Modo de Preparo: Limpe bem os cogumelos com uma escovinha, sem lavar, apenas retirando a terra e a poeira, delicadamente. Depois apare as hastes dos cogumelos (se quiser guarde-as para fazer caldo de legumes). Disponha os cogumelos em uma travessa com o a parte de cima virada para baixo. Regue a cavidade central do cogumelo com azeite e shoyu, depois cubra com fatias de mussarela, tomatinhos cereja e folhas de manjericão. Por fim polvilhe sal e pimenta moída na hora e regue com mais um pouquinho de azeite. Leve para assar em forno pré-aquecido em 180º por 20 minutos. Se preferir você pode grelhar os cogumelos em vez de assar. Na churrasqueira também ficam ótimos! Sirva em seguida.

Bom Apetite!

 

7 Comentários para “Cogumelos Caprese

    • Oi Jotta, muito obrigada! Mas se eu posso lhe dar um conselho: aventure-se mais, vocês vão adorar o “mundo dos cogumelos”!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *