Canapé de salmão defumado com brie e mel

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

É o que eu sempre digo: o que um rolo de massa folhada não pode fazer por nós?! E a resposta é: muitas coisas! Sem dúvida alguma a massa folhada comprada pronta – e que nos últimos anos tem melhorado no quesito qualidade – é um dos melhores atalhos na cozinha. Eu já dei várias dicas aqui para fazer com massa folhada, desde tortinhas doces e salgadas até cobertura de “pot pie” e canapé, e hoje a dica é mais uma receitinha de canapé. Quando vou receber amigos em casa não gosto de fazer nada complicado que me deixe enlouquecida na cozinha, opto por receitas simples de fazer e que não vão me dar muito trabalho e vou preparando tudo o que posso um dia antes, assim no dia da diversão acaba sobrando apenas a finalização e eu posso receber meus amigos sem estar com cara de cansada e curtir o papo em vez de ficar na cozinha enquanto todos se divertem. As palavras chave pra mim numa ocasião como esta são planejamento e organização, assim nada sai do controle. Geralmente eu faço canapé com massa folhada cortando-a em quadradinhos, mas desta vez eu quis fazer um charme e usei cortador de metal em formato de coração. Os canapezinhos ficaram muito fofos e com a combinação de queijo brie, salmão defumado, azeite de trufas e mel não tinha como não fazer sucesso, os convidados amaram! 

CANAPÉ DE SALMÃO DEFUMADO, QUEIJO BRIE E MEL

Ingredientes:

1 rolo de massa folhada comprada pronta
100g de salmão defumado cortado em quadradinhos
80g de queijo brie cortado em fatias pequenas
azeite extra quanto baste
azeite aromatizado com trufas a gosto
mel a gosto
sal

Modo de Preparo: Com um cortador de metal no formato que desejar ou apenas com uma faca recorte a massa folhada para a base dos canapés. Coloque 20 massinhas numa assadeira levemente untada com azeite e regue-as com azeite e polvilhe sal. Sobre cada massa coloque outra parte de massa recortada do mesmo tamanho. Leve ao forno pré-aquecido em 200º por apenas 15 minutos. Retire do forno, cubra com o queijo brie, depois com o salmão defumado e por cima regue cada canapé com gotinhas de azeite trufado. Por fim coloque uma porção de mel sobre cada canapé e deixe escorrer. Sirva em seguida.

Bom Apetite!

 

14 Comentários para “Canapé de salmão defumado com brie e mel

  1. Minha dúvida é sempre a mesma… A massa pronta (Arosa, p.e.) deve ser aberta com um rolo antes de ser usada? Ou devemos usar naquele tamanho “A4” mesmo?

    Eu comprei um pacotinho e não abri com o rolo. Rendeu 4 tortinhas retangulares, estilo pizza brotinho quadrada.rs. É isso mesmo?

    • Oi Vivian, eu também não abro a massa folhada com rolo não. Do jeito que ela vem eu uso e sempre deu certo assim. Acho até que se você quiser fazer a massa render mais você pode tentar abrir e fazer o teste. Beijos!

  2. Meninas, vi a dúvida da Vivian sobre a massa folhada. A Arosa tem vários tipos de massa folhada,e a laminada, que já é fininha não devemos passar o rolo pois ela pode até não folhar na hora de assar. Agora, tem uma outra que eles vendem, pra torta, e que tem uns 8mm de espessura, esta sim pode e deve ser aberta com rolo antes de usar.
    Adorei o formato de coraçãozinho, ficou lindo :)

  3. Fabi e Milla,

    Muitíssimo obrigada pela ajuda!
    Eu comprei essa pra torta mesmo, que é mais altinha. Vou procurar a laminada pra facilitar da próxima vez!

    Beijos, meninas!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *