Burger Light e abóbora rústica

sábado, 21 de janeiro de 2012

Uma das comidinhas mais deliciosas e amadas é o hambúrguer, pelo menos pra mim, aliás, para nós aqui em casa. Eu só uso hambúrguer caseiro para os meus sanduíches, nem me lembro mais há quantos anos eu não compro uma caixinha de hambúrguer industrializado, e pra falar a verdade não dá nem pra imaginar trazer uma dessas aqui pra casa sabendo que fazer hambúrguer em casa é tão simples, tão rápido e tão mais saboroso! Além disso você sabe o que foi colocado na carne do seu hambúrguer, e melhor, é você quem escolhe o que quer colocar nele. Falando nisso o meu hambúrguer preferido leva apenas carne, sal, pimenta, manteiga gelada picadinha e de vez em quando um pouco de cebola picada bem minúscula. Nada de colocar pó para preparo de sopa de cebola, pão amanhecido, temperos mil, bacon, calabresa, e por aí vai. Eu gosto mesmo é de sentir o sabor da carne, e não de 500 temperos diferentes, mas como eu disse antes, hambúrguer é assunto pessoal, cada um tem o seu jeito de fazer e o seu jeito preferido de degustar, é igual a feijão! Mas o hambúrguer tem um ponto negativo que incomoda principalmente as meninas: as calorias. Nem tanto pelo hambúrguer em si, mas pelos seus acompanhamentos plus size. Pois é meus caros, é o preço que se paga por comer tudo o que se quer, mas para tentar dar uma amenizada na balança eu fiz uma espécie de sanduíche light. Comecei escolhendo uma carne magra para o hambúrguer, depois comprei pão de hambúrguer integral, aí substituí o queijo amarelo por queijo branco magro, e por fim como acompanhamento, em vez de batata frita fiz abóbora japonesa cortada em palitos e assada. Fala se eu não fiz direitinho a lição de casa? hahahaha. Mas brincadeiras a parte, o que eu posso te garantir é: o sanduíche fica sensacional assim na versão mais magrinha, fica igualmente saboroso e suculento, agora devo confessar que batata frita pra mim só em raras ocasiões e fora de casa – não curto fazer fritura em casa – porque a abóbora japonesa assada ficou simplesmente espetacular. Só mesmo testando pra conferir gente!

Burger Light – rende 4 hambúrgueres

Ingredientes:

500g de carne bovina magra picadinha na faca ou comprada já moída (usei coxão mole)
1 colher de sopa de manteiga gelada picadinha
pimenta moída na hora
1 colher de café de sal

Modo de Preparo: Num bowl coloque a carne já bem picada ou moída e adicione a manteiga gelada picada, a pimenta e o sal. Misture bem com as mãos até formar uma massa de carne homogênea e com liga. Separe a carne em 4 bolotas grandes e depois achate-as, deixando o hambúrguer alto. Coloque numa travessa, cubra com filme plástico e leve ao congelador por 30 minutos. Aqueça a grelha até ficar bem quente e grelhe os hambúrgueres. 

Montagem: Abra 4 pães de hambúrguer (usei integral) e aqueça no forno por 5 minutos. Coloque 1 hambúrguer em cada pão e cubra cada um deles 2 fatias generosas de queijo branco grelhados rapidamente no grill. Sobre a fatia de queijo salpique um pouco de cebola crua bem picadinha, uma fatia de tomate e uma porção de picles de pepino. Se quiser faça um molho a parte para acompanhar com catchup, molho de soja e molho de pimenta e mexa até ficar bem homogêneo. Sirva com abóbora japonesa em palitos assada.

Abóbora rústica – para 4 pessoas

Ingredientes:

1/2 abóbora japonesa com a casca
azeite quanto baste
sal a gosto
pimenta moída a gosto
dentes de alho a gosto
ramos de alecrim

Modo de Preparo: Retire as sementes da abóbora e ainda com a casca coloque em uma assadeira com a casca para baixo. Regue com azeite, polvilhe sal. Umedeça um pedaço de papel manteiga e cubra a abóbora. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por 1 hora. Se estiver macia retire do forno, deixe esfriar e descasque. Depois de descascar corte a abóbora em fatias largas e depois em palitos, imitando o formado da batata frita. Retorne os palitos de abóbora para a assadeira e regue novamente com azeite e tempere com sal, pimenta, dentes de alho com a casca e ramos de alecrim. Leve ao forno pré-aquecido a 200º por 40 a 50 minutos, ou até perceber que a abóbora está dourada por fora e com uma casquinha mais crocante. 

** acima a imagem da abóbora cortada em palitos antes de retornar ao forno.

Bom Apetite!

13 Comentários para “Burger Light e abóbora rústica

  1. Oie!! Acompanho seu blog e amooo suas idéias!! Só uma questÃo..onde vc achou pão de hamburger integral?? Sempre que quero um burger mais light tenho que usar pao de forma integral pq nunca acho um de hmaburger!!!

    Bjos e parabens pelo blog

    • Oi Luíza, aqui em São Paulo vende-se em algumas padarias, e eu costumo comprar. Desta vez comprei na padaria do Natural da Terra, hortifruti.
      Beijos e obrigada por acompanhar!

  2. Nossa, verdadeira delícia!!
    Mas, não me leve a mal, gostaria de deixar aqui uma sugestão: acredito que os seus textos ficariam mais agradáveis de se ler se não fossem escritos de uma “tacada só”.
    Ou seja, acho que ficaria menos cansativo de ler se vc dividisse-os em mais parágrafos.
    Mas isso é só a minha opinião.
    Bjoo

    • Oi Mônica. É claro que eu não levo a mal, sugestões são sempre bem vindas! As vezes eu tento fazer isso, mas nem sempre é possível.
      Beijos

  3. Oi, Fabi!

    Amei a sugestão! Aliás, amo tudo nesse blog que tem sido uma fonte interminável de inspirações lights!

    Só uma pergunta. A abóbora foi cortada na faca? Ou será que dá pra cortar/fatiar no processador?

    Beijinhos!

    • Oi Vivian, que bom que você curte as receitinhas light. Eu confesso que também adoro prepará-las :)
      Com relação a abóbora como ela já estava previamente assada antes de cortar eu achei melhor cortar na faca mesmo, fiquei com receito que ela se desmanchasse se fosse cortada no processador. Mas você também pode testar fazer com a abóbora crua, aí você corta no processador, mas na hora de assar deixe no forno em 180° por aproximadamente 1:10hs, assim ela cozinha por igual sem queimar. No final você pode aumentar a temperatura do forno pra dar aquela finalização crocante.
      Beijos

  4. Fabi, estou aqui para dar os parabens pelo site, conheci a pouco tempo, mas já testei várias das suas receitas. Hoje estou testando essa abóbora, quando ficar pronta te dou um feedback!!
    Adoro seu site, Parabens mesmo.
    Beijos
    Livia

    • Oi Livia, que bom que você já testou várias receitas do blog, adoro saber quando as pessoas fizeram, o que fizeram e se deu certo. Esta é a melhor parte pra mim em ter um blog, ajudar as pessoas a fazerem comida gostosa :) Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *