Beirute de atum

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Eu não curto muito comida de praia, aquela que vendem na faixa de areia. Não acho muito confiável na verdade, e o motivo nem é por duvidar das condições do preparo – até é um pouco vai… – mas o principal motivo é que os queijos de coalho, os sanduíches naturais, os espetinhos de camarão e até mesmo a água de coco e o milho ficam horas expostos ao calor, embora protegidos dentro de caixas de isopor ou equivalente. Mas o fato é que eu não consigo imaginar como a comida pode continuar boa, saudável (principalmente no caso das frituras e dos alimentos que contém maionese no preparo), tendo ficado tanto tempo dentro de verdadeiras estufas. Na dúvida eu sempre acabo ficando com a água de coco geladinha, com a castanha de caju vendida a granel, com o açaí frozen e com o milho verde, porque bem ou mal ele é cozido em água fervente e dizem que a água fervente mata de um tudo nessa vida né? Bem que podia exterminar corruptos também…hahaha. Mas eu sempre – e SEMPRE mesmo – volto da praia com vontade de comer um verdadeiro, digno, confiável e delicioso sanduíche natural. O meu preferido é o de atum, claro! Então desde que voltei das férias já fiz sanduíche de atum umas 5 vezes aqui em casa, mas ontem para variar um pouco eu usei pão sírio e fiz beirutes de atum, que ficaram incrivelmente saudáveis e deliciosos. Aliás, eu descobri um atum sólido em óleo de sabor defumado, da Gomes da Costa que eu simplesmente amei, ainda não conhecia e achei o sabor muito bom mesmo, só é pena que seja em óleo porque eu prefiro comprar aquele que vem na água que é mais light. Quem sabe eles não fazem o mesmo atum sabor defumado em água, hein, hein? Olha só a delícia que é este beirute, que rapidinho você prepara e devora, aqui em casa fez sucesso, marido devorou 2 na sequência, e depois diz que “eu” não contribuo com a dieta. Mas adianta fazer algo light e a pessoa comer 2, 3?

Beirute de Atum – para 2 beirutes 

Ingredientes:

2 pães do tipo sírio de tamanho médio
1 lata de atum em óleo sabor defumado
2 colheres de sopa bem generosas de queijo cottage
4 fatias médias de queijo branco fresco
1 xícara de alface americana cortada em tirinhas finas
1 cenoura descascada ralada
folhas de manjericão
6 tomates cereja cortados ao meio
gergelim preto para finalizar
 
             Se parasse nesta etapa eu teria deliciosas mini pizzas de pão sírio e dois queijos, feita com queijos magros :) 

Modo de Preparo: Abra a lata de atum e escorra quase todo o óleo (se quiser reserve para outra receita) e passe para um bowl, desmanchando os pedaços maiores, mas não é para esfarelar o atum, apenas para deixar os pedaços um pouco menores do que vem na lata. Abra o pão ao meio, separando as duas partes (abra com cuidado para não rasgar). Passe o queijo cottage sobre uma das partes do pão e cubra com queijo branco, dividindo igualmente as porções em 2 sanduíches. Coloque umas folhinhas de manjericão. Leve a parte do pão com o queijo para o grill  (se não tiver grill use uma frigideira sem nada de óleo) e deixe até o queijo começar a derreter – aqui não queremos o queijo completamente derretido. Retire do grill e faça uma camada generosa de atum. Depois cubra com alface, cenoura, tomate cereja e polvilhe o gergelim preto. Regue tudo com 1 fiozinho – “inho” mesmo – de azeite, uma pitada de sal, gotas de molho de pimenta e sirva.

Dica: Se preferir substitua o atum por feito de frango cozido com temperinhos e depois desfiado, também fica ótimo!

Bom Apetite!

4 Comentários para “Beirute de atum

  1. Olá Fabi!!!

    Que delícia de beirute! Achei super criativo colocar atum. Às vezes quando passo por aqui e vejo uma receita assim, penso: como não tive esse ideia antes? Tão simples e tão criativo… Arrasou, querida!
    Queria contar uma coisinha… como a vida virtual se mescla com a real, não? Há algum tempinho, vi por aqui uma receita “mara” com o Rap 10, algo que eu nunca havia provado. E hoje, quando saí do trabalho, fiquei pensando nessa receita do Figos… e fui correndo comprar o tal pão. Fiz a minha versão e, assim como vc tbém aprovei. Adoro as suas dicas!!! Parabéns pela criatividade e praticidade! O Figos esteve presente na minha janta hoje… =)

    Beijão!

    PS: isso é um comment ou uma carta? sorry… =S

    • Oi Cintya! Obrigada querida, amei seu comentário! Que bom que você acha as receitas práticas e fáceis, a intenção é esta, afinal não queremos muito trabalho quando chegamos do trabalho cansadas, não é verdade? E olha, só pra você saber eu adoro cartas :P
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *