Tartare de salmão

segunda-feira, 05 de dezembro de 2011

 Sou suspeita pra falar sobre esta delícia porque em casa nós adoramos! O tartare de salmão é uma receita a base de carne crua de salmão, mas também existe tartare com carne bovina, com atum e peixe branco. Para um bom tartare você precisa de uma carne extremamente fresca e super limpa de gorduras bem picadinha e um tempero caprichado. Há por aí infinitas versões de tempero para o tartare, mas eu gosto da mais simples possível, sem muita firula e principalmente sem maionese. O tartare pode ser servido em porções individuais com saladinha verde ou pode ser servido em um grande prato com torradinhas, pão sueco ou até mesmo nachos, depende da ocasião. O resultado é MARA, pode apostar, e olha só como é fácil de preparar:

Tartare de Salmão – rende 2 porções 
 
Ingredientes:
150 gramas de filet de salmão bem limpo e fresco
1 colher de sopa cheia de alcaparras picadas
2 colheres de sopa de cebola finamente picada
1 colher de chá de mostarda dijon
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de ciboulette ou cebolinha bem picada
4 colheres de sopa de azeite
gotas de molho tabasco
sal a gosto

Modo de Preparo: Com uma faca bem afiada corte o salmão em cubinhos bem pequenos. Junte as alcaparras, a cebola, a mostarda, a ciboulette e tempere com azeite, tabasco e sal. Misture delicadamente. Se tiver um aro para montagem de pratos (se não tive use cortadores de biscoito como eu fiz, o meu foi em formato de flor) coloque-o no centro de um prato e preencha com o tartare pronto. Leve para gelar coberto com filme plástico por 20 minutos. No momento de servir regue cada porção com 1 colher de sopa de suco de limão – não coloque o limão antes pois ele tem o o poder de cozinhar o peixe como se fosse “ceviche”, e aqui não é este efeito que queremos. Retire as formas em torno do tartare e sirva com torradinhas ou em pratos individuais como entrada juntamente com salada de folhas.

Bom Apetite! ;)

2 Comentários para “Tartare de salmão

  1. Hummmmm… Com o pão suéco ou lasquinhas de pão sírio deve ficar tudo de ótimo!!! Ótima dica prá entradinha nas festas de final de ano, afinal, peixe só nada prá frente (até onde meu pouco conhecimento sobre o assunto crê)!!! Bju

    • Oi Carol, é isso mesmo! Peixe só nada pra frente! hahahha. Com certeza você vai arrasar se fizer o tartare como aperitivo ou entrada individual. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *