Salada de batatas perfeita!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Eu sou da opinião de que todos devem ter uma receita infalível de salada de batatas, ainda que não frequente muito a cozinha. Salada de batatas é uma unanimidade, não há quem não goste. Eu adoro uma salada de batatas e acho que ela cai bem em diversas ocasiões, como por exemplo: churrascos, almoços de verão, jantares vegetarianos e até mesmo em jantares mais formais. No dia que eu fiz esta salada ela foi o nosso jantar, prato único mesmo, mas é uma salada tão completa que realmente não dá pra sentir falta de nada. Pra mim o segredo da salada de batatas é prepará-la enquanto as batatas ainda estão quentes, além do tempero que tem que ser bem caprichado para não deixar a salada sem graça. Desta vez eu servi a salada de batatas com brócolis e grão-de-bico cozidos. Na minha salada de batatas, que eu fui adaptando ao longo dos anos conforme o meu paladar vai só um pouquinho de maionese, um pouco de queijo cottage que dá leveza e cremosidade, limão, azeite, mostarda dijon, raiz forte, sal e gergelim preto. Eu cozinho as batatas descascadas em água abundante até ficarem macias, depois corto em cubos e com as batatas ainda quentes misturo todos os outros ingredientes e mexo bastante, algumas batatas se desmancham e ajudam na textura da salada, ela fica mais cremosa e mais saborosa também. Olha só como é fácil ter uma salada de batatas deliciosa que vai lhe render muitos elogios ;)

Salada de Batatas da Bibi – para 4 pessoas

Ingredientes:

3 batatas inglesas de tamanho médio
1/2 cebola descascada picada em pedaços bem miúdos
1 colher de sopa de maionese light
1 colher de sopa bem cheia de queijo cottage
1 colher de sobremesa de mostarda dijon 
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de pasta de raiz forte
1 colher de chá de gergelim preto
sal a gosto

Modo de Preparo: Cozinhe as batatas em bastante água até que estejam macias. Escorra e pique em cubos médios. Transfira as batatas para um bowl e tempere com azeite, suco de limão e sal. Misture delicadamente. Acrescente a maionese, o queijo cottage, a cebola picada, a mostarda dijon e a pasta de raiz forte. Misture bem até que a salada esteja envolvida por um creme. Por fim junte o gergelim preto, misture rapidamente e sirva regada com azeite. Se quiser sirva brócolis cozidos ao vapor e grão-de-bico cozido como acompanhamentos.

Bom Apetite!

7 Comentários para “Salada de batatas perfeita!

  1. Eu achei essa sua interessante devido ao uso do queijo cottage. Deve ficar muito leve mesmo. Aqui na Holanda gostam muito quando sirvo salada de batata com mayo, dill, mostarda e ovos cozidos. Fica muito bom também. Aliás, há mil variedades de salada de batatas por aqui, eles chamam de “huzaren salade” e pode levar nozes ou bacon ou ervilhas.

  2. Olá Fabi,
    Testei hoje a salada de batatas, muito boa, só diminui um pouco o limão, mais uma vez receita aprovada indo para o caderno de receitas da minha cozinha!!!
    ps: ainda não consegui parar de fazer os palitos de pesto, o quórum tá grande rsrsrrs!

    beijocas

    Katia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *