Pão de Mel – receita do leitor

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Outro dia recebi no meu e-mail uma receita deliciosa de pão de mel enviada pela leitora Viviane Cremonese. Segundo a Vivi esta receita de pão de mel fica bem saborosa e com a massa molhadinha, nada daquele pão de mel seco que se vê por aí. E pelas fotos que a Vivi mandou eu acredito super, fiquei morrendo de vontade de fazer para provar. A Vivi contou que durante um tempão ela fazia estes pães de mel para vender, e ela sugere como opções de recheio o tradicional doce de leite e o beijinho de coco. Loucura né? Quem sabe não é uma ideia pra você começar um negócio próprio com o pé direito em 2.012?

PÃO DE MEL DA VIVI

Ingredientes:
2 xicaras de chá feito com cravo, canela e erva doce
1 xícara de mel (se não tiver mel pode sr glucose)
1 xícara de açucar mascavo (se não tiver pode por tudo açúcar mesmo)
1/2 xícara de açucar
4 xícaras de farinha de trigo
6 colheres de cacau em pó ou nescau
1 colher de café de canela em pó
1/2 colher de café de cravo moído
pitada de noz moscada 
1/2 colher de café de cardamomo moído (bem rasinha pois ele é forte)
1 colher de sopa beeeem cheia de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de água (para dissolver o bicarbonato)

Modo de Preparo: Misture o mel e o açucar no chá ainda quente para dissolver bem. Coloque toda a farinha (de uma vez só) no chá (quando estiver morno) e misture com colher de pau ou fouet até ficar bem homogêneo (a consistencia tem que ser igual massa de bolo). Coloque o chocolate em pó e os “temperos”, misture bem e acrescente o bicarbonato dissolvido na água. Leve para assar em forno médio – aproximadamente 200º. O recheio fica ao critério do cozinheiro – pode ser de coco, doce de leite, nutella, trufa, geleia de damasco… fica perfeito! É possível também fazer ele simples, apenas umedecido com licor. Passe o pão de mel em chocolate derretido (para esta etapa a Vivi sugere o chocolate hidrogenado ou o blend).

Vivi, parabéns pela sua receita, eu amei e tenho certeza que os leitores do Figos & Funghis também vão amar! Obrigada por compartilhar conosco ;)

E se você também tiver uma receita que considera digna de arrancar suspiros manda ela pra cá, quem sabe você também não passa a fazer parte do time dos leitores cozinheiros do Figos & Funghis? >>>>>>> contato@figosefunghis.com.br com o título Receita do Leitor.

Bom Apetite!

35 Comentários para “Pão de Mel – receita do leitor

  1. Vou testar essa receita e, espero tb fazer parte do gtrupo de admiradoras. è para mim uma outra fonte de renda.. DEUS ABENÇÕE À TODAS.

    • Adriana, a leitora que enviou esta receita ganhou dinheiro vendendo os pães de mel também, pode acreditar que vai dar certo! Sucesso pra você!
      Beijos

  2. VIVI,parabéns pela receita,ficou sensacional!!!Busquei hoje na net e optei pela sua,pedi pra minha mãe fazer e não sobrou um pra contar história…Ficou maravilhosoooo!!!Obrigado por compartilhar essa gostosura com a gente!!AMEEIIII….Parabéns…

  3. Eu gostaria de saber se depois de colocar essas duas xicaras de chá feitos com cravo, canela,e erva doce ,eu ainda tenho que colocar mais cravo e canela na receita,beijos.

  4. Boa noite
    desde já agradeço pela receita eu nunca fiz, irei fazer só gostaria de saber qual é o melhor
    chocolate fracionado que eu devo usar,?
    e as medidas da forminha ?
    eu ainda não conheço o que é cardadamo
    essa receita da + ou – quantos pão de mel ?
    e pra mim vender qual o preço que eu devo vender ?
    porque aonde eu mora eu não vi aqui ainda nenhum pão de mel?
    por favor me de umas dicas.
    desde já agradeço pela a atenção
    e pela a receita.
    fico no aguardo.

  5. Fiz a recita direito, mas os meus ficaram grudentos e muito doces. Não consegui cortá-lo ao meio e alguns grudaram na fôrma…Untei e enfarinhei a forma, é preciso fazer isso?

    • Laura, não sei por que motivo podem ter ficado tão doces…vários leitores fizeram e aprovaram, mas paladar é paladar né? Eu também me incomodo um pouco com doces muito doces. Mas vamos ver, você colocou açúcar no chá de depois na massa também? Talvez seja isso. Quanto a ficarem muito grudentos e terem grudado, você mediu direitinho a farinha na xícara, bem apertadinha? Isto é essencial em receitas de pães, bolos e bolinhos. Eu entendo que precisa sim untar e enfarinhar a forma pra evitar que grudem. Tenta uma segunda vez seguindo estas dicas, acho que vai dar certo.
      Bjos

  6. oiii , querendo muito fzr Pao de mel para vendas
    uma duvida … é necessario está especiaria cardamono ,
    é muito dificil encontra-lo lém de ser muito caro
    qual seria a função dele ????

  7. Olá Vivi, amei seu blog e a receita também, eu tenho uma receita que é muitíssimo parecida com essa, fiz pela primeira vez nesta semana, mas estão me dizendo que ele está um pouquinho seco o que você acha que pode ser? Outra coisa, você pode me dizer a quantidade de erva doce?

  8. olaaaa , ja uso essa receita a um bom tempo , com doce de leite , prestigio ,e chocolate, e estou vendo mais de 100 paes por dia ,,,, e vi aqui que da pra fazer umidecido com licor , como faço a receita com licor , vcs poderiam me ajudar ???? desde ja obrigado

  9. Hummm… Parece delicioso! Eu só fiquei em dúvida da quantidade de ingredientes para o chá (quanto de erva doce, quanto de cravo e quanto de canela). Você poderia me esclarecer, por favor? Obrigada!
    Abração!

  10. Adorei a receita. Sou apaixonada por Pão de Mel!
    Estou passando por problemas financeiros e quero fazer para vender, pode me in formar por quando é válido o preço para venda?
    Obrigada

    • Simone, eu não tenho ideia do lucro que você teria porque tem que calcular os gastos com os ingredientes, mas eu costumo pagar em média R$ 3 OU 4 reais por um pão de mel caseiro de tamanho grande.
      Beijo e boa sorte!

  11. Boa noite sempre fiz essa receita e ficou muito Bom mas agora não consigo acertar a massa ta ficando dura …antes fazia com mel puro mmad como tá difícil de achar faço com outros ea massa fica dura…fica a massa empelotada mesmo passando a farinha na peneira

    • Oi Silvana. Se você sempre fez e deu certo acho que você precisa observar o que você mudou na receita, como por exemplo a marca do mel, ou da farinha, ou até mesmo as quantidades e o tempo de forno. Esta receita é bem fácil de fazer, e na verdade não tem nenhum truque mesmo, então só fazendo alguns testes para descobrir porque você não consegue mais acertar depois de fazer várias vezes. Boa sorte. Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *