Legumes assados

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Outro dia assistindo ao delicioso programa de receitas natalinas do Jamie Oliver me vi instantaneamente hipnotizada com uma receita de legumes assados que ele preparava para a ceia de Natal. Eu costumo brincar dizendo que às vezes sou praticamente uma vegetariana, eu gosto de carne, mas sou bem seletiva com elas, não sou daquelas pessoas que come carnes exóticas – nem que seja apenas para dizer que provei – ou daquelas pessoas que precisa comer carne todos os dias, muito pelo contrário, em algumas épocas eu passo a semana toda sem ter vontade de comer carne. Por este motivo eu sou muito fã do reino vegetal e alguns pratos me parecem tão lindos e tão coloridos que me deixam em êxtase. É o caso desta receita, inspirada naquele do programa de Natal do “queridinho” chef inglês. Digo inspirada porque ele usou alguns vegetais que não aprecio muito, como nabo e aipo, e também porque na versão dele cada tipo de legume era temperado separadamente num bowl e depois acomodado em “seções” na assadeira, enquanto que na minha versão todos foram primeiro acomodados na assadeira e depois temperados todos juntos pra facilitar mais a vida. O que é mais encantador nesta receita é que cada legume combina melhor com um tipo de tempero ou erva, então você organiza cada tipo por “seção” na assadeira e depois tempera cada um com o que melhor combinar. Por exemplo, o curry eu usei apenas sobre as cenouras e beterrabas, o tomilho somente nas cebolas, hortelã nas cenouras e na vagem, já o alecrim foi para as cenouras e mandioquinha. E o melhor de tudo é que eu pude usar todas as ervas que tenho em casa na minha hortinha orgânica :) . Lindo demais isso né? E ó, presta bem a atenção nos benefícios desta receita que além de linda e saudável é um super coringa em qualquer cardápio, combina com o peru, com o tender, com o pernil de cordeiro, com o frango de padaria, com carne bovina e até com peixes. No meu caso este foi o acompanhamento do Pernil de Cordeiro Aromático. Daquelas receitinhas “porreta” para se ter na manga em qualquer ocasião!

LEGUMES ASSADOS – serve 8 pessoas

Ingredientes:

4 beterrabas pequenas bem lavadas
4 mini cenouras bem lavadas
6 mandioquinhas bem lavadas
4 cebolas brancas descascadas
1 bom punhado de vagem
Alecrim, hortelã, manjericão, tomilho e salsa  – todas frescas e a gosto
azeite o quanto baste
pimenta moída na hora a gosto
1 colher de café de curry em pó
sal a gosto

Modo de Preparo: Unte uma assadeira com azeite e pré-aqueça o forno em 180º. Corte as mandioquinhas ao meio e acomode na assadeira. Corte as pontas das vagens e acomode ao lado da mandioquinha. Corte as beterrabas ao meio com a casca e acomode na assadeira. Depois acomode as cenouras com casca e talo. Por fim corte as cebolas em 4 partes e preencha o espaço restante na assadeira. Polvilhe com pimenta e sal. Agora as ervas e especiarias: polvilhe curry sobre as cenouras e beterrabas. Coloque ramos inteiros de tomilho sobre as cebolas, folhas de manjericão sobre as mandioquinhas e beterrabas. Alecrim sobre as cenouras e mandioquinha. Hortelã sobre as cenouras e cebola. Por fim salpique salsa fresca sobre todos os legumes e regue com mais azeite. Leve para assar sem cobrir em 180º por 40 minutos, ou até perceber que os legumes estão macios.

Bom Apetite!

 

11 Comentários para “Legumes assados

  1. Fabiana e família,
    Desejamos-lhe e a todos que celebram esta data, acima de tudo, o amor, a paz, a união. Independente de credos, valores como esses, são universais. E são exatamente eles que tornam o mundo melhor e mais acolhedor.
    Beijo,
    Vânia

  2. Adoro esse tipo de prato! Fiz uma assadeira grande cheia de legumes há pouco tempo…o prato fez tanto sucesso que eu vou repetir na minha ceia de Ano Novo.
    Vou até juntar alguns legumes que vc usou…
    =D

    Um feliz Ano Novo!

  3. Pingback: legumes assados | COMIDA EMOCIONAL

  4. Amei a receita. Linda,gostosa e saudável.
    Ainda dá chance para criar. É só colocar mais legumes diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *