Kibe de forno à Primavera

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Não é novidade que aqui em casa uma comidinha árabe faz sucesso, e para variar um pouquinho e não ficar sempre na mesmice quando eu faço kibe, por exemplo, gosto de incrementar para deixá-lo mais convidativo ainda. Dessa vez eu fiz a massa do kibe normalmente – e esta massa principal eu confesso que não gosto de mudar – e depois cobri com diversos vegetais cortadinhos em cubos pequenos e assei junto com o kibe. O resultado foi um kibe bem colorido, todo perfumado e muito molhadinho por conta do líquido que se desprendeu dos vegetais. Para quem nunca fez kibe em casa não tem segredo gente, é muito fácil mesmo e suja pouca louça, eu juro! Nós aqui amamos e tenho certeza que você também vai amar! Se um dia você for receber visitas na sua casa que gostem de uma comidinha árabe não pense duas vezes em fazer esta receita pra eles, e para você ter mais ideias dos acompanhamentos basta entrar na seção de “Cozinha Árabe” daqui no blog e terá várias opções de acompanhamentos frios e quentes ;)

Kibe de forno à Primavera – para 6 pessoas

Ingredientes:
500g de patinho moído e passado 2 vezes pelo moedor de carne
1 xícara de trigo para kibe
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho triturado
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de pimenta síria (na falta utilize pimenta do reino + cominho)
2 colheres de café rasas de sal
1 pitada de canela em pó
1 punhado generoso de hortelã fresca picada
5 folhas de manjericão picadinhas
suco de 1/2 limão
 
Para a cobertura Primavera:
2 tomates italianos sem sementes cortado em cubos pequenos
1 abobrinha cortada em cubos pequenos
1 cebola fatiada em meias luas bem fininhas
folhas de hortelã a gosto
azeite, pimenta e sal a gosto
 

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. Esquente bem 2 xícaras de chá de água até quase ferver. Disponha o trigo para kibe num recipiente e cubra com a água bem quente. Tampe com um guardanapo de pano e deixe descansando por 15 minutos. Enquanto isso prepare a carne. Numa tigela ou bowl grande disponha a carne moída e tempere com a cebola, o alho, as ervas frescas picadas, a canela, a pimenta síria, o azeite e o sal. Com as mãos (se preferir use luvas de cozinha) amasse bem esta carne temperada para que ela absorva todos os temperos. Depois abra um buraco no centro e coloque ali o trigo para kibe já hidratado na água quente. Torne a misturar a carne e o trigo com as mãos, como se estivesse fazendo pão, amassando bem para misturar o trigo à carne. Quando perceber que a massa do kibe está bem homogênea passe-a para um refratário ligeiramente untado com azeite e leve para assar por 20 minutos em forno pré-aquecido em 200º. Retire o kibe do forno e cubra com a abobrinha, depois com o tomate e por fim com a cebola. Regue tudo com azeite, polvilhe sal e pimenta moída na hora a gosto. Retorne o kibe coberto ao forno por mais 20 minutos em 180º. Sirva com arroz, salada de seja feliz :)

Bom Apetite!

11 Comentários para “Kibe de forno à Primavera

  1. Querida Fabiana, vendo essa receita de kibe hoje, aproveito p tirar umas duvidas. Fui ver no meu caderno de receitas p e falar, e tenho exatamente 22 receitas de kibe. Ah! E todas vegetarianas (pq sou uma!) E NUNCA consegui, mesmo com as 22… fazer um kibe igual aos que como na rua. Não consgigo aquela consistencia mais firme e o sabor unico de qq kibe. Já fiz de tudo: molho por 15 minutos, molho por 2 hs, todos os temperos e combinações possiveis e imaginarios e não consigo. Ele sempre fica meio esfarelento… Será que consegue me ajudar? Desde já agradeço e parabenizo vc por toda a dedicação, receitas, etc. O blog é 10!!!!! Favoritissimo! Bjs, Erica
    Assunto:: Kibe

  2. Erica, como você é vegetariana eu indicaria o uso da proteína de soja texturizada fina, para fazer as vezes da carne moída. Quanto à consistência eu acho que está faltando você acrescentar um pouco de farinha de trigo (1 colher de sopa) e um pouco de batata amassada (1 grande para cada xícara de trigo) na sua “massa” de kibe. Quando faço kibe vegetariano aqui em casa eu sempre acrescento estes dois ingredientes. Boa sorte!

  3. Boa tarde, Fabiana!
    Como o seu quibe ficou bonito. Eu já tentei fazer o quibe assado duas vezes, mas não obtive muito sucesso. A carne soltou água e eles encolheram.
    O que posso fazer para não acontecer isso?

    • Fernanda, o importante para um bom kibe (ou quibe) é usar uma carne bem fresca (não use congelada), de preferência que tenha sido passada duas vezes pelo moedor de carne e use sempre a proporção correta de trigo. Outra coisa muito importante é depois de hidratar o trigo espremê-lo muito bem em um pano limpo ou em uma peneira para retirar todo o excesso de água (ele precisa ficar beeeeem soltinho). Para dar maciez no kibe eu também nunca deixo de colocar uns pedacinhos de manteiga misturados à massa. Seguindo estas dicas dificilmente seu kibe irá ressecar (por isso diminui de tamanho) e soltar muita água (ocorre quando se utiliza carne congelada ou não se escorre muito bem o trigo).
      Depois me conta se deu certo tá?
      Beijos

  4. Pingback: receitas práticas com carne moída para acrescentar ao seu menu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *