Bolo de laranja de liquidificador

terça-feira, 06 de dezembro de 2011

Eu amo bolo de laranja! Pra mim ele tem sabor de infância porque eu nunca fui muito apegada aos doces e adorava quando minha mãe fazia bolo de laranja justamente por não ser assim tão doce. Na semana passada recebi uma encomenda especial vinda da casa dos meus pais: um saco cheio de laranjas lindas e suculentas que meu pai ganhou de um cliente e obviamente corri pra cozinha para fazer o bolo que eu tanto adoro. Meu pai é dentista no interior e quem mora no interior sabe que há este hábito gentil das pessoas compartilharem aquilo que produzem, e este foi o caso das laranjas que fizeram este delicioso bolinho ;) Minha mãe terá que me desculpar, mas como ela ama fazer doces todos os bolos dela são bem incrementados, farinhas separadas, claras em neve são obrigatórias, enfim, embora eu saiba que “O” bolo perfeito precisa mesmo desses cuidados “fingi” que esqueci a receita da mamy e parti em busca de uma receita bem fácil e bem rápida. Encontrei a receita no site Panelinha, por onde eu estou sempre passeando e a receita não poderia ser mais fácil: bolo de laranja feito no liquidificador! Gente, isso não tem preço! hahahah. Bom, em menos de 15 minutos o bolo estava indo para o forno. Assou, cresceu, perfumou a casa toda, ficou muito fofinho e depois durou menos de 24 horas :) A única modificação que eu fiz foi diminuir 1 ovo da receita porque só tinha 1 mesmo na geladeira, e reduzi um pouco do açúcar porque prefiro os bolos menos doces. Também não fiz a calda pelo mesmo motivo. É um bolo perfeito para comer tomando um chazinho ou aquele café da tarde. Olha só que fácil:

Bolo de Laranja de Liquidificador – Panelinha

Ingredientes:

2 laranjas
1 xícara de chá de óleo de canola
2 ovos (usei apenas 1)
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar (usei 1 e 1/2)
2 colheres de chá de fermento em pó

Modo de Preparo: Aqueça o forno em 180º. Unte uma assadeira ou forma de buraco com manteiga e depois polvilhe com farinha. Descasque as laranjas (se gostar do sabor bem azedinho mantenha a casca de uma delas), descarte as pontas, corte a fruta em 4 partes no sentido do comprimento para obter gomos. Retire a parte branca do miolo, as sementes e pique os “gomos” em pedaços. No liquidificador bata os ovos, as laranjas e o óleo até obter um creme amarelinho e homogêneo. Numa tigela ou bowl misture a farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Adicione o creme de laranja e ovos aos poucos e misture delicadamente com uma colher de pau até a massa ficar homogênea. Transfira a massa para a forma já untada e leve para assar em 180º por 45 minutos, ou até passar no famoso teste do palitinho. Se quiser uma calda basta levar ao fogo o suco de 1 laranja com 1/2 xícara de açúcar e mexer em fogo médio até ferver. Depois conte 2 minutos, desligue o forno e regue o bolo com esta calda.

Bom Apetite!

33 Comentários para “Bolo de laranja de liquidificador

  1. Oi Florzinha…
    Adorei essa receita pois ela é feita pra 2 hehe, a que eu tinha aqui rende pra um batalhão e por isso quase não fazia. Tbm não gosto de bolos muito doces. Pra ficar mais molhadinh e nham nham vc pode retirar o suco de 1 ou 2 laranjas e regue o bolo assim que desligar o forno, sem açucar nem nada..Nossa é de virar os olhinhos..Vale a pena tentar viu..
    Bjokas…

    • Oi Greice, isso mesmo, esta receita rende um bolo de tamanho médio, não é daqueles bolões imensos que duram 1 semana inteira sobre a mesa , acaba rapidinho :) Bjos

  2. Que bolo lindo Fabiana!!
    Eu também adoro bolos assim simples, sem calda, sem cobertura. São perfeitos para um café da tarde.
    Só fiquei em dúvida sobre um detalhe, desculpe se a minha pergunta for boba, mas eu não entendi muito bem, essa questão de retirar a parte branca do miolo, vc se refere a pelinha? Porque eu posso deixar uma com casca e outra sem, ai quando diz para tirar a parte branca, eu fiquei em dúvida.
    Já vi varias receitas em que vai a laranja inteira, mas sempre fiquei na dúvida sobre essa parte…
    Obrigada querida!
    Beijosss!!!

    • Oi Elaine! Então, a parte branca é aquela “pelinha” ou membrana que envolve os gominhos da laranja. A parte branca é amarga e fibrosa, por isso para o bolo ficar mais leve o ideal é retirá-la, mas de fato existem muitas receitas que indicam colocar a laranja toda, com casca, parte branca, etc. Eu gosto de descascar tudo, e a parte branca do miolo você consegue retirar quando corta a laranja em 4 partes no sentido do comprimento, formando os grandes “gomos”, assim fica fácil fácil de retirar cortando com uma faca afiadinha. Agora, a laranja que você não vai descascar vai ficar com a parte branca da casca sim, mas a do miolo vc consegue retirar abrindo-a conforme expliquei acima. Faz este bolo sim porque ele é bem leve, fica bom demais!
      Beijos

  3. Obrigada por responder Fabiana!!!
    Você clareou a minha mente, agora posso fazer essa receita!!! Meu namorado sempre me pede bolo de laranja, mas eu só sabia fazer o com suco, que não fica muuito do sabor da laranja.
    Vou testar, depois te conto!
    Obrigada pelo carinho e parabéns pelo blog, eu entro todos os dias para ver se tem receitinha nova, adoro!!! hehehe…
    Beijos querida!

    • Oi Elaine, que bom que te ajudei! Agora você vai ganhar mais pontos ainda com o gato hein? hahahah. Obrigada pelo carinho querida, venha sempre mesmo! E vou esperar você voltar aqui pra dizer se você e seu namorado aprovaram o bolo, ok? Bjokas!

    • Oi Li! É bom demais né?! E pra mim bolo bom é aquele que não dá muito trabalho, não tem muitas etapas e não suja muita coisa! hahahah
      Beijos! Adorei te ver por aqui ;)

  4. Bibi, eu comi este seu bolinho maravilhoso, pra variar rsrsrs. Ele realmente ficou uma delícia e olha que não gostava muito de bolo de laranja, mas o seu ficou delicioso justamente porque não tem o azedinho da laranja (acho que é justamente o que me incomodava), e agora sabendo da facilidade, com certeza foi fazer!!!

    Bibi, tbém fiquei em dúvida da parte branca da laranja (sou burrinha no quesito bolos e não tenho experiência nessas coisas rsrsrs). Pelo que entendi tira tudo, aquela parte branca logo depois da casca e tbém a parte branca que fica bem no miolo da laranja??? (igual a que tiramos do limão pra fazer caipirinha…). É isso??
    Bjos e parabéns pelo bolinho (só pra cosntar, as laranjas do papi realmente estavam deliciosas)

    • Vânia, a laranja inteira intensifica mesmo o aroma e o sabor, mas em excesso pode “pesar”, por isso quando eu uso cascas uso apenas de 1 laranja, a outra descasco todinha. Bjos!

      Jú, é isso mesmo, pra quem prefere o bolo menos azedinho tem que tirar toda a parte branca, aquela logo depois da casca e aquela do miolo da fruta. E suas laranjas, o que você fez com elas? Bjos!

  5. Bibi, vou tentar fazer este bolinho agora mesmo aproveitando que estou de molho com um baita cisco no olho!!! rs. Bibi devorei todas ao estilo Régis, logo depois das refeições, hummm estavam muuuuito doces…mas já vi que tem duas sobreviventes aqui na geladeira e vou usar agora mesmo!!! Obrigada pela resposta…bjocas

  6. Fabiana,

    Este bolo é fantástico, molhadinho, super fofo. É um tipo de receita que realmente dá certo e vale a pena.
    Parabéns pelo blog!
    Abraços

  7. Eu consegui fazer e deu super certo, o maridão adorou e devorou rsrsrs. O unico problema é que meu forno é uma bela porcaria (talvez pela falta de uso rsrsrs) e a casquinha não ficou crocante, mas mesmo assim ficou com um sabor maravilhoso!! Adorei!!!

  8. Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida! Ao inves de colocar a laranja picada, podria substituir pelo caldo espremido da laranja?
    Obrigada pela atenção.

  9. Pingback: Bolo de Laranja de Liquidificador « As Extraordinárias Aventuras Culinárias de Elaine Fujiwara

  10. Fabi!!!!
    Testei o bolo em AMEI!!! Super rapido, facil, nao faz muita sujeira e o bolo cresceu, ficou lindo e perfumou a casa toda!!! Amei o sabor da laranja… A unica diferenca foi no tempo de forno… Como ainda nao estou acostumada com o meu forno, levou uma hora e quinze minutos pra assar… Mas oh, valeu a pena!!!
    Obrigada por dividir a receita!! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>